quinta-feira, 7 de abril de 2011

Barrichello mostra o cockpit da sua Williams

Se você é curioso em saber como é a visão de dentro de um carro de Formula 1, hoje Rubens Barrichello satisfaz sua curiosidade e mostra.

Na primeira fotografia tirada pelo próprio piloto vemos o cockpit do FW33 ainda sem o volante colocado, mas conseguimos ver onde as pernas de Rubens vão "encaixadas" sob a proteção acolchoada que as separa do contato direto com as paredes laterais do carro e a coluna de direção ao centro, impedindo-as de serem jogadas para os lados quando o carro muda subitamente de direção ao percorrer as curvas de uma pista.

Pouco acima das pernas vemos o "para brisas", que na verdade é um defletor de ar cuidadosamente projetado no túnel de vento para desviar o fluxo de ar do cockpit e direcioná-lo à entrada de ar superior e traseira do carro da maneira mais eficiente possível. Ao fundo vemos as luvas e os engenheiros segurando o capacete de Barrichello.

Na segunda imagem (ao lado), vemos o complexo volante da Williams 2011 com seus inúmeros botões de apertar e girar e o display de informações digitais acima do centro.

Perceba também que à esquerda do lugar onde o piloto se senta há uma alavanca metálica, provavelmente com função de distribuir a carga do sistema de freios entre as rodas da frente e de trás conforme o tipo de curva que se vai frear.

Clique nas imagens para ampliá-las

Um comentário:

André Senna disse...

Isso é que é um bloq, super atualizado, obrigado pelas informações e parabéns pelo trabalho!!!

Eu ainda pego num bixinho desse!!!!!!!