quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Raio X Benetton-Ford 1994

A grande vantagem do B194 foi ter ficado pronto muito antes de seus rivais. Além disso a Cosworth conseguiu um considerável salto no nível de desempenho do novo motor Ford Zetec-R V8, 25mm mais comprido que seu antecessor e um pouco mais pesado,e todo o conjunto mostrou grande estabilidade e agilidade desde o início do ano.

Pilotado por Michael Schumacher, Jos Vertappen, J. J. Lehto e Johnny Herbert, o B194 é muito semelhante ao B193. Do ano anterior para esse uma grande diferença foi a redução do tanque de combustível, graças a chegada do reabastecimento. Essa mudança permitiu uma redução de sua área frontal, com o rebaixamento do cockpit e da tomada de ar superior, mas para compensar isso foram montados radiadores maiores nas laterais do carro de modo a permitir o correto arrefecimento dos novos motores que chagavam a inéditos 15 mil giros.

A superioridade do conjunto foi abalada pelas duvidas da lisura do mesmo. Em San Marino a FIA descobriu que o carro tinha um sistema eletrônico proibido de largada, mas como não havia provas de que ele havia sido usado, não foram punidos, mas a sombra permaneceu até o fim do ano.

Pouco depois descobriu-se que a equipe não usava um filtro obrigatório na bomba de combustível e com isso ganhavam preciosos segundos no reabastecimento. Além disso ainda o fato de Schumacher ignorar uma bandeira preta no GP de Silverstone, sendo desclassificado dela e proibido de correr as 2 seguintes e depois ser desclassificado novamente em Spa por ter a prancha de madeira no assoalho do carro apresentado desgaste 10mm maior que o permitido não ajudaram em nada a reforçar a boa imagem.

Para coroar, a última corrida na Austrália Schumacher ainda jogou o seu carro quebrado sobre Damon Hill, enterrando de vez as chances dos méritos do carro se destacarem ante as ilegalidades ora de seu piloto, ora de sua equipe.

Clique na imagem para ampliá-la e analisá-la.

Um comentário:

Leandro disse...

O Zetec ganhou 1500 rotações com os novos pistões de 100 mm, um pistão gigantesco pro automobilismo num motor de 3,5 litros, ainda mais para um V8, onde as vibrações são elevadas, o mais correto seria a Ford optar por um V10, um motor mais equilibrado, engraçado que a bibliografia por aí diz que os pistões do Zetec V8 passaram de 90 para 96...mas está errado o correto eles passaram de 93 para 100, investiguei junto a um ex funcionário da Cosworth.