sábado, 18 de dezembro de 2010

Raio X Benetton-Ford 1988

Eis o "raio x" do Benetton-Ford B188, usada por Thierry Boutsen e Alessandro Nanini na temporada de 1988. Nessa temporada ainda conviviam no grid carros com motores 1.5L V6 turbo com motores aspirados de 3.5L V12, V10 e V8 (como o Ford do Benetton acima)

Os melhores resultados dele foram expressivos sete terceiros lugares nos GP´s do Canadá, Detroit, Alemanha, Hungria, Portugal, Espanha e Japão, garantindo à equipe uma confortável 3ª colocação no Campeonato Mundial de Construtores daquele ano.

Clique na imagem para ampliá-la e analisar os detalhes desse carro!

Um comentário:

Gerson disse...

O pessoal da Mclaren temia muito os Benetton de 1988, caso usasse um motor turbo da Ford, é verdade que a Ford não foi bem em 1987, porque eles estavam estreando e com 4 bar houve muitas quebras, mas como o regulamento de 1988 era de apenas 2,5 bar e mais experientes o pessoal da Mclaren acreditava que o motor se adaptaria bem as novas regras, o motivo do temor era o baixo peso do motor Ford turbo de apenas 125 kgs além de ser menos compacto, o próprio Piquet declarou para 4 rodas que o regulamento de 1988 favorecia os motores Ford turbo, Gordon Muray disse que a Benetton ia dar muito trabalho se optasse pelo turbo, mas quando disseram que a Ford ia usar o velho aspirado, grandalhão, pesado DFR com 590 cavalos o pessoal da Mclaren comemorou muito, as Benetton iam para a pista com 20 kgs acima do regulamento e com um de giro baixo só dava 11000 rpm...A Ford é uma empresa muito teimosa...foi rejeitada por todas as equipes porque insistia nos V8, isto com cilindrada 3,5l, só depois que abaixaram a cilindrada para 3,0l a Ford também resolveu aderir aos V10...Ford e Ferrari as 2 teimosas (Ferrari queria só V12 e teve que engolir os V10).