segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A vaga de Hulkenberg

A equipe Williams está passando nas ultimas semanas, e certamente continuará pelas próximas também, por um momento de grande indecisão a respeito de que piloto vai ser o companheiro de Rubens Barrichello em 2011.  Nico Hulkenberg (à esquerda na foto) é um talento nato, indiscutivel, mas que teve um início de temporada mais fraco do que esperavam dele. Culpa parcial do carro que não era grande coisa e do diminuto período de testes que a Formula 1  tem hoje.
Passada a fase inicial o alemão começou a apresentar melhores resultados e chegou a andar até na frente do ultra-experiente e altamente motivado Barrichello.

Só que no fim desse ano a Williams perderá vários patrocínios importantes, como do banco Royal Bank of Scotland - RBS, o principal patrocinador da equipe, diga-se, o da companhia aérea Air Asia, que por ser de propriedade do sócio e chefe da equipe Lotus vai pra lá e da seguradora alemã Allianz, que já anunciou que vai bandear-se para a Mercedes, isso sem falar na possível saída ainda não confirmada da Phillips.

Some a esse cenário a dificuldade em conseguir grande empresas para torrar milhões de dólares em automobilismo, adicione o histórico de uma equipe que não vence há 6 anos e você entenderá o dilema que Frank Williams está enfrentando.

Eis que nesse momento financeiramente delicado o empresário de Hulk e ex de Schumacher Willy Weber resolve pedir um substancial aumento de salário para seu pupilo. Ouviu um sonoro não e ainda saiu com a recomendação de voltar com algum patrocínio.

Ao mesmo tempo surge no mercado o piloto venezuelano Pastor Maldonado, recém consagrado campeão da GP2 e com muito dinheiro da estatal petrolífera Venezuelana PDVSA por trás. Fala-se em 5, 9, e até 11 milhões de euros, mas nada confirmado. Além dele, o empresário do veloz alemão Adrian Sutil, com valiosos 3 anos de experiência na F-Índia e cerca de 2 milhões de euros em patrocínios nas costas também teria sondado a Williams, que está numa fase mais promissora que a desfalcada equipe indiana, que vem perdendo nomes importantes de seu staff técnico e terreno na pistas

E aí?

Em relação a Adrian Sutil (á direita na foto), tem que se ver se essa possibilidade é real mesmo e em que condições financeiras. Quanto desse tal patrocínio seria efetivamente para a equipe e quanto iria direto pro salário do piloto?

Alemão por alemão, não seria melhor manter-se com Hulkenberg, cria da casa há anos? O tempo e as finanças dirão.

Quanto ao outro concorrente, Hulkenberg é claramente mais piloto que Pastor Maldonado (foto abaixo), que se não tivesse dinheiro estatal da Venezuela talvez nem tivesse a oportunidade de ficar 4 anos na GP2 até finalmente ser campeão num ano sem grandes talentos no grid - o último foi justamente Hulkenberg, campeão no ano passado.

Mas como o dinheiro está especialmente curto na Williams, esses numero, se forem realmente altos e reais como dizem os rumores, pode ser o fiel da balança a favor do latino.

Sendo esse o caso, pior pra Barrichello que não terá um parceiro de gabarito com quem trocar informações apuradas e apenas mais um novato pra ensinar, cabendo quase totalmente a ele o desenvolvimento do carro de 2011.

E ainda haveria outro risco para a equipe inglesa: SE o Venezuelano entrar mesmo, periga o tio Frank perder grande parte do lucro obtido com seu patrocínio graças aos pontos não conquistados pelo inexperiente, afobado e não-tão-talentoso novato, repetindo em menor escala o que aconteceu em 2009 onde só Nico Rosberg pontuou pela equipe e Nakajima só fez figuração, colaborando para uma pior colocação final no Campeonato de Construtores no, colocação essa que define os valores que cada equipe recebe de Bernie Ecclestone pelas vendas dos direitos comercias e de imagem e nas transmissões de TV.

Isso sem falar nos possíveis prejuízos com carros batidos por Maldonado...

De quebra a Williams ainda tem que pensar que ter um piloto alemão pode ser importante para tentar seduzir a Porsche numa eventual parceria caso a montadora resolva realmente fornecer motores para alguma equipe de F1 em 2013.

Em primeiro lugar torço pra que Hulkenberg fique desde que isso não seja para a Williams um fardo financeiro, mas pelo que Adam Parr declarou há uns 2 meses, a situação deles pro ano que vem está bem encaminhada, então creio que Hulk fique sim. Em segundo lugar prefiro Sutil, por sua sabida velocidade e competitividade aliada a um bem vindo e razoável aporte financeiro, ainda que não seja uma fortuna, mas esse é o menos provável dos três a ocupar um cockpit na Williams de 2011. Por último vem Maldonado, que só interessaria pelo seu dinheiro mesmo e só se for tudo isso que se fala.

4 comentários:

Dr. Fábio Leite disse...

Olá Inácio...
Parece que é oficial...
Acabei de ler no "A Mil por Hora" que o Maldonado já assinou com a Willams fazem alguns dias...
E que o patrocínio com a PDVSA deve girar em torno de 15 Milhões...
Falta só o Anúncio oficial...
O que esperar agora?
Será que Rubens sai mesmo perdendo?
Ou a grana é bem vinda para o desenvolvimento de um bom carro!?
Esperar para ver...
Abraços...

José Inácio Pilar disse...

Barrichello e a prórpia Williams saem perdendo porque Nico, além de melhor piloto, ja teria 1 ano de experiência e somaria mais no desenvolvimento do carro, ao passo que Pastor, além de um piloto pior, terá que aprender tudo do carro desde o zero, sem falar nas pistas...

Mas vamos esperar que Hulk fique e a Williams se arrume financeiramente.

Não acho Pasto péssimo, mas Hulk é definitivamente melhor

Anônimo disse...

José Inácio:
Estamos divulgando um livro de fotografias sobre as estradas do Estado de São Paulo, chamado NA ESTRADA.
Gostaríamos de enviar release e um exemplar do livro, mas não temos seu e-mail.
Se puder nos enviar:
mmellone@uol.com.br

abr
Maurício Mellone
Brasil Expressa

Roberto Milfont disse...

Concordo com o que vc falou.Tb acho que O Santander deveria patrocinar a Williams, já que tem o Rubinho por lá e o mercado brasileiro pra els é fantástico. O Santander comprou o RBS.
Grande abraço,