terça-feira, 16 de abril de 2013

F1 e a ameaça à São Paulo



Como vocês devem ter acompanhado ontem, Lívio Oricchio, do jornal Estadão, deu na capa do caderno de esportes que Bernie Ecclestone estava ameaçando cancelar o GP Brasil de F1 de 2014 caso as reformas nos boxes de Interlagos não ocorressem esse ano.

Primeiro cabe ressaltar que o contrato de SP com a F1 é válido para 2014, o que deve garanti-la a curto prazo. Segundo que realmente as reformas não teriam mesmo como sair do papel esse ano, já que o ex-prefeito Kassab não mandou a previsão orçamentária para a obra no projeto de orçamento aprovado para a legislatura de 2013, sobre a qual Haddad, seu sucessor, terá que viver esse ano, então o petista não teria mesmo como bancar a obra agora.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Não vou me aprofundar muito no cabimento ou não do poder público bancar uma obra cara que só seria usada para a F1, sendo que no resto do ano a nova área ficaria fechada, com os boxes antigos sendo usados pelas demais categorias nacionais. Só vou dizer que por mais retorno que a F1 traga (e traz!), me parece injusto que esse novo patrimônio não seja aproveitado pelo resto da coletividade ao longo do ano, caso essa restrição de uso realmente exista e permaneça.

Ademais, vamos lembrar que Bernie sempre ameaça SP com a perda do GP quando quer que uma obra seja feita na pista, então essa seria apenas mais uma de suas muitas ameaças que não se concretizariam ao longo dos anos, pois sempre é atendido. Entretanto as obras em questão são muito maiores que as anteriores e Bernie já a vem pedindo faz algum tempo, então não convém peitar por muito tempo uma pessoa que já cancelou GP´s tradicionais mundo afora.

No fim das contas parece que obra sai em 2014 e até lá as chances de uma nova pista surgir e ocupar a vaga de São Paulo são pequenas, porque todo mundo só pensa e gasta na Copa do Mundo e o custo de uma nova pista ao estilo Hermann Tilke é caríssimo, especialmente no Brasil onde tudo sempre acaba misteriosamente inflacionado.

E quais a alternativas que se falam? Rio de Janeiro com Deodoro, que não saiu do papel e sequer tem dinheiro previsto no orçamento municipal para seu início e Santa Catarina, no Beto Carrero World, que além da caríssima pista precisaria também gastar fortunas com hotéis, restaurantes, rodovias etc para receber confortavelmente centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro num único fim de semana e possivelmente ficar com o resto do ano com capacidade ociosa (afinal, hoje ele já tem os hotéis que precisa para seu atual volume de visitantes).

Não se enganem: acredito e torço MUITO para que essas pistas saiam do papel e uma troca de sede é até possível caso Bernie se encha, só não acredito que isso ocorra nos próximos anos pela conjuntura dos fatores acima expostos e até porque Haddad não vai querer ser conhecido como o prefeito que perdeu a Fórmula 1, lembrando que foi o próprio partido dele através da então prefeita Luiza Erundina que trouxe de volta a categoria a São Paulo em 1991.



16 comentários:

Joe Satriani disse...

Se for pra mudar o GP do Brasil de volta pro Rio, é preferivel perder a corrida e nao ter mais aqui.

Já é olimpiada, Copa, etc. É muita coisa pra esse buraco que é mais perigoso que Bagda. Chega.

Unknown disse...

No entorno da cidade de Penha-SC, tem Itajaí, Balneário Caboriu com distancia de 30 km, que pode suportar parte desse publico tranquilo. Sem falar em Joinville que esta a 60 km e Florianópolis 115 km do evento. Ou seja, tranquilo em suportar esses evento em termos de hospedagem, sem falar que a BR-101 é toda duplicada até Penha-SC. Então, na parte de infra-estrutura não é um problema grave para que isso não ocorra em Santa Catarina.

Cesar G. Novak disse...

Concordo com Carlos, só falta mesmo o autódromo para Santa Catarina sediar a Fórmula, pois a infra estrutura hoteleira de Balneário Camboriu absorve mais de 100.000 pessoas/mês durante o verão.

Unknown disse...

Como disse Berne Eccleston, “Estive antes do Natal em Santa Catarina e confesso ter ficado impressionado com a disposição daquela gente em levar adiante o projeto de nos receber lá”, comentou. “ Acredito que se der o sinal verde eles iniciam imediatamente as obras.

Só basta um OK, do Berne para que se mobilize os recursos em Beto Carreiro, e pelo que leio a maior parte deles vem de recursos privados não de governo, como o caso de São Paulo e Rio de Janeiro.

José Inácio Pilar disse...

É, pelos comentários acima o povo catarinense está realmente disposto a receber a F1. O lugar é realmente lindo!

Anônimo disse...

O GP de Sp está terrível mesmo, dá até vergonha de comparar com outros GPs...é uma pena, pois é um ótimo circuito e bem tradicional na F1...Mas infelizmente essa é a realidade no Brasil, enquanto os outros países investem na infraestrutura, o dinheiro no Brasil só serve pra encher os bolsos dos políticos..

Antônio Faraldo disse...

Sou morador de Penha e posso assegurar que nós estamos torcendo para que a F1 venha pra cá. Inclusive se fala extra oficialmente que existem investidores catarinenses (do ramo alimentício) que estão muito empolgados com o projeto.

Torço muito para que venha mesmo. São Paulo já deu o que tinha que dar. O Autódromo não comporta mais a estrutura atual da F1. De todos os autódramos do mundo o nosso está anos luz atrás.

Ri7 disse...

E caso esse projeto de SC não se confirme, é um pulo pro Bernie simplesmente eliminar o brasil do calendário como já fez com vários países...Se até SPA ficou por um fio, pq o brasil não ficaria?

Gilberto Neto disse...

Se o Brasil não fosse pateticamente “o pais do futebosta” e destinasse 0,2% dos recursos torrados na copa teríamos sem duvida um circuito de Interlagos atendendo com conforto devido não só o publico, mas principalmente pilotos e equipes! Em todos os campeonatos que ali correm. Eu tenho de dividir boxe com mais duas três equipes !Minha namorada sempre reclama dos banheiros que são realmente deploráveis! Realmente é vergonhoso.

Anônimo disse...

Privatiza e pronto.

O que vai mudar pra quem vai ao autódromo? O preço do ingresso é astronômico mesmo. A verdade é que se não fosse o traçado Interlagos seria uma vergonha... é, de longe, o circuito mais mal cuidado do calendário...aliás, como TODOS os autódromos brasileiros.

Adriano souza.

Unknown disse...

Espero uma solução de toda forma, já que, seria uma pena uma país tão apaixonado como nosso por formula 1, e com tantos campeões da categoria, ficar sem uma prova do do campeonato mundial por negligencia, afinal precisamos receber melhor que vem aqui prestigiar o o evento.

Anônimo disse...

Santa Catarina sem chance,a Br 101 não suporta nem fim de semana de verão!!! digo isso pq cansei de ficar mais de 10 horas em fila de Sao Francisco para Curitiba.

GdSM disse...

Vou usar a foto do Bernie como espanta moscas, o bixo feio!!!

Anônimo disse...

Você tem que ter mais personalidade, replicar notícias nao é legal. Seu site fica defasado antes de você publicar seus posts, essa noticia de interlagos já nasceu morta.

COMPETIDORES DE KART disse...

Insatisfeito com Interlagos, Bernie sonha com volta da Fórmula 1 ao RJ.

Poucos meses depois de o Rio de Janeiro perder, definitivamente, o Autódromo de Jacarepaguá, os fãs cariocas de automobilismo recebem, enfim, uma notícia animadora. Se depender do chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, a cidade poderia voltar a receber a categoria em um futuro breve. Insatisfeito com a estrutura de Interlagos, o dirigente revelou ter sondado o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para uma possível realização da prova em 2016, no mesmo ano que a cidade sedia os Jogos Olímpicos.

- Eu estou insatisfeito com São Paulo há um longo tempo. É um super circuito, mas as instalações precisam de uma grande transformação. Podemos estar no Rio no ano olímpico. O prefeito me disse que pode fazer isso. Mas sei o quanto já foi difícil para Londres executar somente a Olimpíada – disse Ecclestone

José Inácio Pilar disse...

Caro Anônimo,

Se você não percebeu, eu não "repliquei" notícia alguma, eu COMENTEI um assunto latente sobre o qual muitos me perguntavam, trazendo
meu ponto de vista ante aos fatos apresentados até então.

Sugiro que LEIA antes de comentar.

abs