segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Momentos do tetracampeão Vettel - 1

O pequenino Sebastian Vettel (mas já vencedor, repare nos belos troféus) e seu ídolo maior, Michael Schumacher

Para onde vai Maldonado?

Como o Américo Teixeira Jr. já disse em seu site, Felipe Massa deverá entrar no lugar de Pastor Maldonado na Williams ano que vem e aí fica a pergunta: Para onde irá o venezuelano?

As alternativas que se deslindam seriam Lotus, Force Índia e até Sauber. A Lotus espera a definição de seus esperados e misteriosos sócios, que patinam para entrar mesmo no barco. Se entrarem o dinheiro também deve voltar a fluir e a escolha da equipe deverá recair sobre Nico Hulkenberg, só que o tempo está passando e as coisas não estão ocorrendo, assim a montanha de dinheiro de Pastor, seu grande diferencial no mercado, se tornaria um fundamental reforço para as finanças da equipe e poderá garantir-lhe a cobiçada vaga.

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Atrás nessa mesma fila, Force Índia também não definiu suas vagas para o ano que vem, pois espera a definição da Lotus para saber quem estará no mercado para continuar a negociar e o dinheiro do venezuelanno também seria muito bem vindo por lá na ex-Jordan, bem como a Sauber, que estaria disposta a considerar a hipótese de contratá-lo ao lado do russo Sirotkin caso o "saco de dinheiro" dele se mostrar maior que o de Esteban Gutierrez. Não é por acaso que essas equipes ainda não bateram seus martelos para os pilotos do ano que vem, com nomes como Maldonado, Hulkenberg, Di Resta, Sutil, Gutierrez entre outros aguardando o primeiro movimento da equipe dos carros pretos e dourados.

Ainda segundo se comenta, os arranjos finais para a cisão amigável entre Williams e PDVSA, que em tese iria até o fim de 2015, estariam em seus momentos finais (certamente a equipe não abrirá mão de um bom dinheiro para essa liberação antes da hora). A ver...

GP da Índia - a corrida

Sebastian Vettel é o novo campeão mundial de Fórmula 1! Tetracampeão, para ser preciso, igualando-se a Alain Prost como únicos detentores de 4 títulos mundiais, só atrás das marcas de Fangio e Schumacher, que poderão ser alcançados a julgar pela precocidade do alemão. Não vou falar do famigerado "tetracampeonato em série" porque essa história já me encheu a paciência. Vamos agora à nossa tradicional análise "equipe-por-equipe" do GP da Índia de Fórmula 1 :

RED BULL: Mais uma vez deu Vettel. Apesar do problema de pneu na primeira volta, que o obrigou a parar bem antes do planejado, mas conseguiu se recuperar e reassumiu a liderança  até a hora da bandeirada, valendo-se também de um problema técnico que obrigou Webber a abandonar antes de ter que disputar a vitória. O alemão não costuma cometer erros, extraindo tudo do ótimo carro que tem, sendo campeão com todo o merecimento, como foi Schumacher na década passada quando a Ferrari é que dominava. Ridículo foi a FIA ter multado o piloto por dar zerinhos na reta por celebrar o título.  A FIA parece se tornar uma organização composta por velhos rabugentos.

MERCEDES: Depois da Red Bull, coube a Mercedes - de Rosberg, para ser exato, chegar mais à frente. O alemão que vinha enfrentando alguns azares ultimamente, conseguiu fazer uma prova sem sustos e com ritmo forte, chegando a um pódio muito importante para sua equipe, que somado à 6ª posição de Hamilton - esse mais discreto do que se esperava, garantiu a momentânea vice-liderança do campeonato de construtores.

LOTUS: Com estratégias e posições de largada bem diferentes, Grosjean e Raikkonen encontraram-se numa batalha fratricida a poucas voltas do final, com o finlandês calçado em pneus velho não facilitando em nada a passagem do francês que vinha muito mais rápido apesar da nada sutil mensagem de rádio que falava: "Kimi, saia da *%$#&* do caminho!" No fim Grosjean passou no muque e com ele Massa, Perez e Hamilton, obrigando o campeão de 2007 a um pit-stop de última hora que o manteve em 7º e lhe deu a melhor volta da corrida. Impressiona a recuperação do francês, de 17º para 3º.

FERRARI: Hoje os papeis se inverteram: Alonso teve a corrida comprometida por uma asa dianteira danificada num toque na primeira volta que lhe obrigou a trocar o bico, indo parar lá atrás e chegando fora da zona de pontos apesar de tentar passar seus rivais sempre que podia e com seu carro apresentando problemas na direção. Massa fez ótima largada e chegou até a liderar, mas o ritmo do carro e as paradas colocaram atrás de Vettel, Rosberg e Grosjean, chegando no bom 4ª lugar que Alonso tem batido cartão ultimamente.

McLAREN: Perez foi melhor que Button todo o final de semana e a boa corrida onde chegou numa forte 5ª colocação com um carro limitado coroou esse bom momento do mexicano que com isso ganha mais fôlego para sua renovação contratual para 2014. Button teve problemas na largada e despencou no pelotão, lá não operou milagres e chegou longe da zona de pontos.

FORCE ÍNDIA: Depois de ficar fora da zona de pontos por alguns GP´s finalmente a equipe marcou pontos e logo com seus dois carros, reabrindo uma pequena margem sobre a Sauber na disputada tabela do campeonato. Se foi notável que Sutil ficou 41 voltas com o mesmo jogo de pneus, também ficou evidente que o "pulo do gato" que queriam dar com tal estratégia não se pagou, pois ele perdeu muito ritmo e posições nas últimas voltas dessa janela.

TORO ROSSO: Ricciardo pontuou, Vergne não. A Toro Rosso está parada em termos de resultados de seu carro, sem grandes corridas e várias vezes sequer pontuando, já em ritmo de 2014.

WILLIAMS: Maldonado fez mais uma super largada e passou meio mundo, mas a realidade do carro o trouxe de volta para o limbo fora da zona de pontuação. Bottas chegou mais atrás. A Williams é outra equipe já focada no carro de 2014, quando tudo mudará.


SAUBER:
A equipe tropeçou feio nessa corrida em se que Hulkenberg não tinha o mesmo ritmo das anteriores mas que em circunstâncias normais deveria conseguir alcançar o 8º lugar e diminuir em mais 1 pontinho a diferença para a Force Índia na disputa pelo 6ª lugar na tabela de pontos, que no fim das contas acabou aumentando em 6. Gutierrez também poderia ter brigado para entrar na zona de pontos mas não se ajudou quando queimou a largada e foi justamente punido com um drive-trough.

MARUSSIA e CATERHAM: Os carros verdes abandonaram e assim a equipe dos carros vermelhos e pretos ficou sozinha no seu universo paralelo de lentidão e esquecimento, mas dessa vez (e não foi a primeira) foi Max Chilton que chegou à frente de Jules Bianchi.

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Abaixo seguem os resultados completos dessa que pode ter sido a última corrida da categoria em território indiano:




Pos. Piloto         Equipe                     Diferença     Pontos
 1.  Vettel         Red Bull-Renault           1h31:12.187     25
 2.  Rosberg        Mercedes                   +    29.823     18
 3.  Grosjean       Lotus-Renault              +    39.892     15
 4.  Massa          Ferrari                    +    41.692     12
 5.  Perez          McLaren-Mercedes           +    43.829     10
 6.  Hamilton       Mercedes                   +    52.400      8
 7.  Raikkonen      Lotus-Renault              +  1:07.900      6
 8.  Di Resta       Force India-Mercedes       +  1:12.800      4
 9.  Sutil          Force India-Mercedes       +  1:14.700      2
10.  Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari         +  1:16.200      1
11.  Alonso         Ferrari                    +  1:18.200
12.  Maldonado      Williams-Renault           +  1:18.900
13.  Vergne         Toro Rosso-Ferrari       +     1 volta
14.  Button         McLaren-Mercedes         +     1 volta
15.  Gutierrez      Sauber-Ferrari           +     1 volta
16.  Bottas         Williams-Renault         +     1 volta
17.  Chilton        Marussia-Cosworth        +    2 voltas
18.  Bianchi        Marussia-Cosworth        +    2 voltas

Volta mais rápida: Kimi Raikkonen, 1:27.679

Abandonos:

Piloto         Equipe                    Na volta
Hulkenberg     Sauber-Ferrari               54
Webber         Red Bull-Renault             40
Pic            Caterham-Renault             36
van der Garde  Caterham-Renault              2


Pontuação após a 16ª etapa:                

Pilotos:                      Construtores:                    
 1.  Vettel        322        1.  Red Bull-Renault          470
 2.  Alonso        207        2.  Mercedes                  313
 3.  Raikkonen     183        3.  Ferrari                   309
 4.  Hamilton      169        4.  Lotus-Renault             285
 5.  Webber        148        5.  McLaren-Mercedes           93
 6.  Rosberg       144        6.  Force India-Mercedes       68
 7.  Grosjean      102        7.  Sauber-Ferrari             45
 8.  Massa         102        8.  Toro Rosso-Ferrari         32
 9.  Button         60        9.  Williams-Renault            1
10.  Di Resta       40       
11.  Huleknberg     39       
12.  Perez          33       
13.  Sutil          28       
14.  Ricciardo      19       
15.  Vergne         13       
16.  Gutierrez       6       
17.  Maldonado       1