sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pirelli vs Bridgestone

Hoje todos os carros da Formula 1 foram à pista com os novos pneus Pirelli. Mas porque esse teste seria tão importante, já que a composição final dos pneus ainda deve mudar até os testes de inverno em Fevereiro? Porque as equipes precisam saber a natureza do comportamento desse pneus. Sim, a maciês deles ainda pode variar um pouco conforme a fabricante aferir o desgaste prematuro ou muito tardio deles, mas o comportamento dinâmico deles deve ser o mesmo até o ano que vem, a natureza dos compostos idem, e é com base nessas informações fundamentais que as equipes projetarão os carros de 2011, a começas pelas suspensões e sistemas de tração, câmbio, etc.

E nada melhor que colocarem na pista seus pilotos titulares, pois eles mais do que ninguém poderão avaliar o comportamento do carro que tão bem conheceram ao longo das dezenove etapas desse ano e comparar diretamente com o comportamento dele com os antigos pneus em todas as suas etapas de desgaste. Por isso as equipes estão dando também atenção em medir as diferenças aerodinâmicas do carro com os dois tipos de pneus, por mais parecidos que eles sejam ao olhar destreinado. 

Outro fator ainda considerado pela fabricante de pneus nesses testes de Abu Dhabi, além de aferir o desgaste em si dos pneus, é se certificar da resistência estrutural deles quando submetidos à utilização de vinte e quatro diferentes pilotos, com seus diferentes estilos de pilotagem e onze equipes, cada um com seus carros e projetos com diferentes comportamentos, reações e tendências, para evitar um fracasso vergonhoso como o da Michelin ocorrido em pleno GP de Indianápolis em 2005.

E quais foram os primeiros resultados? Segundo Nico Rosberg, os Pirelli "são iguais os piores que os Bridgestone" pois seriam, ainda segundo o piloto, significativamente mais lentos e com degradação maior. Mas isso não é necessariamente ruim, caro leitor. Primeiro porque quanto à velocidade, tanto o fabricante como as equipes podem evoluir muito no entendimento dos compostos até o inicio do ano que vem, especialmente se considerarmos que os carros novo levarão em conta os dados da Pirelli e não mais da Bridgestone, como hoje.

Em segundo lugar porque essa característica (degradação) será comum a todas as equipes e com isso haverá mais emoção na corrida, com os pilotos tendo que segurar os carros "no braço" no fim da vida útil dos pneus e também influenciará a escolha de estratégias de pit-stops nas corrida, o que é certamente bom para o público.

Primeiro dia de testes de pneus

Veja o resultado final do primeiro dia de testes de todas as equipes com os pneus
Pirelli em Abu Dhabi. Ao lado dos melhores tempos de cada piloto está o número
total de voltas completadas por eles:


 1.  Felipe Massa              Ferrari            1m40.170s       94
 2.  Sebastian Vettel          Red Bull         1m40.500s       77
 3.  Gary Paffett                McLaren         1m40.874s       94
 4.  Kamui Kobayashi        Sauber           1m40.950s       83
 5.  Robert Kubica             Renault          1m41.032s       39
 6.  Rubens Barrichello      Williams         1m41.425s       91
 7.  Paul di Resta              Force India     1m41.615s       20
 8.  Nico Rosberg              Mercedes       1m41.778s       81
 9.  Jaime Alguersuari        Toro Rosso    1m42.019s       71
10.  Adrian Sutil                Force India     1m42.859s       20
11.  Timo Glock                Virgin             1m44.124s       78
12.  Heikki Kovalainen       Lotus             1m44.686s       88
13.  Pastor Maldonado      Hispania         1m45.728s       83