domingo, 27 de março de 2011

F-Indy - GP de São Petersburgo - Resultado final

Essa foi a classificação final do GP de São Petersburgo (Flórida, EUA) de Formula Indy esse domingo:

1°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), 100 voltas
2°. Will Power (AUS/Penske), a 7s1
3°. Tony Kanaan (BRA/KV), a 16s1
4°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 16s5
5°. Takuma Sato (JAP/KV), a 29s9
6°. Alex Tagliani (CAN/Sam Schmidt), a 30s4
7°. Raphael Matos (BRA/AFS), a 31s5
8°. Vítor Meira (BRA/AJ Foyt), a 35s7
9°. Oriol Servia (ESP/Newman-Haas), a 49s1
10°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 56s8
11°. Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport), a 57s3
12°. J. R. Hildebrand (EUA/Panther), a 1min02s4
13°. Sebastian Saavedra (COL/Conquest), a 2 voltas
14°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 2 voltas
15°. James Jakes (ING/Dale Coyne), a 3 voltas
16°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 4 voltas
17°. Graham Rahal (EUA/Ganassi), a 4 voltas
18°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 5 voltas
19°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 8 voltas
20°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 15 voltas
21°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti Autosport), abandonou
22°. Charlie Kimball (EUA/Ganassi), abandonou
23°. Mike Conway (ING/Andretti Autosport), abandonou
24°. Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport), abandonou
25°. Sébastien Bourdais (FRA/Dale Coyne), Não largou

Méritos, claro, do ganhador Dario Franchitti, atual campeão da categoria, seguido de Will Power, da sempre forte em circuitos mistos equipe Penske,  e de Tony Kanaan, que não testou nos testes coletivos semana retrasada, conheceu seu carro e equipe (uma equipe média, sem grandes recursos) há apenas 4 dias e conseguiu um ótimo 3º lugar no pódio. Hélio Castro Neves não terminou a prova porque foi envolvido da batida causada por Marco Andretti na largada, que capotou (pela terceira vez na curta carreira) levando mais 5 carros consigo.

GP da Austrália - Balanço Final


Asa traseira móvel, KERS, pneus com desgaste elevado, nenhuma dessas novidades serviram para realmente incendiar a Formula 1. Isso é bom e ruim. Ruim porque todos querem ver ultrapassagens, disputas acirradas e divididas heróicas nas pistas, bom porque o melhor carro ainda consegue andar na frente sem ser subjugado por artificialismos, com raras exceções (Button, "o encaixotado irresoluto", que o diga).

A prova foi interessante, revelou que a Red Bull, especialmente nas mãos de um mais confiante campeão Sebastian Vettel realmente tem tudo para despontar na ponta do campeonato, já que seu companheiro Webber teve um fim de semana figurativo, discreto e quase triste. Vettel fez uma corrida irrepreensível, sem erros, ainda que não tenha tido desafios. Em segundo lugar serviu para mostrar uma fotografia mais realista do jogo de forças das equipes do pelotão do meio: Renault, Ferrari, Mercedes, Williams e talvez Sauber parecem ter carro para disputar entre si as posições da corrida, ainda que na classificação a distribuição de forças penda mais a favor das duas primeiras.
O tropeço de Barrichello na classificação e depois a confusão com os diferentes pontos de frenagem com Rosberg na prova, que resultaram nele abalroando o alemão, camuflaram o real potencial do FW33, mas sair de 22º e chegar a disputar a 8ª posição é um claro indicativo de que pode ter um começo de campeonato bom, se conseguir terminar as provas sem problemas de KERS e câmbio nem não cometer mais erros, algo raro em sua longeva carreira, diga-se. "Terão um ano inteiro bom?" perguntarão alguns. Depende: com menos dinheiro em caixa que suas rivais grandes as chances dela evoluir na mesma intensidade são menores e podem ficar pra trás, então a ordem é aproveitar enquanto o vento sopra a favor, pois amanhã ninguém garante com certeza.

A Sauber também se mostrou forte, e nela Sérgio Perez exibiu grande segurança ao fazer apenas um pit-stop, mesmo sendo seu primeiro GP. As Force Índia deram sorte com a desclassificação das Sauber (o nível de curvatura da parte superior da asas traseiras dos carros suíços é menor do que o limite permitido pelas regras) e pontuaram. A Lotus que terminou (Trulli) se distanciou bastante qualitativamente das Virgin, mas ainda tem que remar bastante para alcançar as equipes do pelotão intermediário. Virgin lá atrás, 2 e 3 voltas atrás das Lotus, mas certamente bem a frente das risíveis Hispânias, tivessem elas participado da contenda.

Heidfeld. um pilotos eclipsado por seu companheiro, terminou num apagadíssimo 15º lugar (12º, depois das desclassificações) não teve muita culpa. Seu carro recebeu uma bordoada na largada e passou o resto da prova se arrastando com os cacos que tinha. Se a panca que recebeu foi por barbeiragem sua ou não, não sabemos.

As Mercedes tiveram uma corrida bem ruininha enquanto estiveram na pista, com Schumacher abandonado e Rosberg idem. Mas enquanto correram não se mostraram os foguetes que alguns anteviam. As Toro Rosso foram bem para o que podiam, mas menos exuberantes do que prometiam: Buemi pontuou e Alguersuari, mais discreto, ficou atrás dos carros indianos.

A Ferrari não se mostrou tão forte como se fazia crer e a McLaren se mostrou mais fortes do que se fazia prever. Hamilton foi bem, mesmo com assoalho pendurado no final manteve o honroso segundo lugar e Button depois de ficar preso atrás de Massa e ser punido por passá-lo cortando uma curva, conseguiu chegar num mediano sexto lugar.

Alonso foi bem na equipe italiana, no final chegou a tirar diferença para Petrov, o 3º (imagina se fosse Kubica...) e marcou pontos, mas seu desempenho acendeu uma luz amarela em Maranello: Se a equipe era tida como a que mais se aproximava das Red Bull, ficou devendo. Felipe Massa... Esse então ficou devendo mais ainda. Depois de uma largada forte, onde segurou Button por várias votas, perdeu o pique e se apequenou, ficando até atrás das duas Sauber. Terá sido uma estratégia inferior à de Alonso ou perdido o tesão ao longo da prova? Estranho mesmo. De qualquer maneira precisa melhorar logo para não ser limado da Ferrari no fim do ano (se o campeão Kimi foi, porque ele não seria?), mas ainda é muito cedo para vaticinar seu futuro, temos que esperar mais corridas e acreditar que o Massa de 2008 acorde e volte a lutar.

Agora resta aguardar a Malásia com suas temperaturas muito mais elevadas, onde os pneus devem ter um comportamento bem distinto (e as chances de quebras por superaquecimento de KERS idem) e podem reembaralhar as coisas, especialmente com brasileiros, que merecem e precisam de um recomeço de campeonato mais glorioso.

A ver.

Clique nas imagens para ampliá-las

Esses são os resultados corrigidos após as desclassificações de Perez e Kobayashi:

1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1h29min30s259
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 22s2
3°.
Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 30s5
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 31s7
5°.
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 38s1
6°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 54s3
7°.
Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min25s1
8°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
9°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
10°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
11°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
12°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 1 volta
13°. Jarno TrulliITA/Lotus-Renault), a 2 voltas
14°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), a 4 voltas
15°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 5 voltas
16°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), Desclassificado
17°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), Desclassificado
18°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), Abandonou
19°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), Abandonou
20°.
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), Abandonou
21°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), Abandonou
22°.
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), Abandonou

GP da Australia - Resultados Finais

Esse foi o resultado do GP da Australia da F1, o que achou?

Pos. PILOTO EQUIPE TEMPO
1. Sebastian Vettel Red Bull 1:29:30.259
2. Lewis Hamilton McLaren +22.297
3. Vitaly Petrov Renault +30.560
4. Fernando Alonso Ferrari +31.772
5. Mark Webber Red Bull +38.171
6. Jenson Button McLaren +54.304
7. Sergio Perez Sauber +1:05.845
8. Kamui Kobayashi Sauber +1:16.872
9. Felipe Massa Ferrari +1:25.186
10. Sebastien Buemi Toro Rosso +1 Volta
11. Adrian Sutil Force India F1 +1 Volta
12. Paul di Resta Force India F1 +1 Volta
13. Jaime Alguersuari Toro Rosso +1 Volta
14. Nick Heidfeld Renault +1 volta
15. Jarno Trulli Lotus F1 +2 Voltas
16. Jerome d` Ambrosio Virgin Racing +4 Voltas
17. Timo Glock Virgin Racing +9 Voltas
Nao terminaram:
18. Rubens Barrichello Williams +10 Voltas
19. Nico Rosberg Mercedes GP +36 Voltas
20. Heikki Kovalainen Lotus F1 +39 Voltas
21. Michael Schumacher Mercedes GP +39 Voltas
22. Pastor Maldonado Williams +49 Voltas

Logo mais na tarde desse domingo farei minha analise no BLOG, confira.