sábado, 23 de julho de 2011

GP da Alemanha - Classificação e análise

Esse é o resultado do treino de classificação do Grande Prêmio da Alemanha de Formula que largará amanhã ás 9:00hs da matina, com transmissão da TV Globo e comentários meus no Twitter. Abaixo da tabela segue minha sucinta análise do treino de hoje:


Pos. PILOTOEquipeTempoVoltas
1. Mark WebberRed Bull01:30.07918
2. Lewis HamiltonMcLaren01:30.13415
3. Sebastian VettelRed Bull01:30.21616
4. Fernando AlonsoFerrari01:30.44216
5. Felipe MassaFerrari01:30.91019
6. Nico RosbergMercedes01:31.26322
7. Jenson ButtonMcLaren01:31.28814
8. Adrian SutilForce Índia01:32.01018
9. Vitaly PetrovRenault01:32.18716
10. Michael SchumacherMercedes01:32.48218
11. Nick HeidfeldRenault01:32.21516
12. Paul di RestaForce Índia01:32.56015
13. Pastor MaldonadoWilliams01:32.63513
14. Rubens BarrichelloWilliams01:33.04318
15. Sergio PerezSauber01:33.17614
16. Sebastien BuemiToro Rosso01:33.54611
17. Jaime AlguersuariToro Rosso01:33.69811
18. Kamui KobayashiSauber01:33.7865
19. Heikki KovalainenTeam Lotus01:35.5999
20. Timo GlockVirgin01:36.40012
21. Karun ChandhokTeam Lotus01:36.42211
22. Jerome d` AmbrosioVirgin01:36.64112
23. Vitantonio LiuzziHRT01:37.01111
24. Daniel RicciardoHRT01:37.03611

Quanto à classificação em sí, fica a impressão que ao menos em volta lançada A McLaren (ou seria Hamilton?) se juntou à Red Bull e Ferrari na disputa das melhores colocações... Mas temos que ver em ritmo de corrida, onde não foram grande coisa em Silverstone. Tirando isso nenhuma grande surpresa: Nas 10 primeiras posições temos as 4 melhores equipes com uma Renault e uma Force Índia se metendo entre eles, bom pra Sutil.

Daí pra trás confirma-se o que havia palpitado no programa dessa semana: Williams e Sauber saíram perdendo com a volta dos escapamentos sopradores/mapeamento dos motores. Toro Rosso também não ganhou nada. Aliás, nesse sentido a Sauber deu-se especialmente mal e a Williams chegou ao absurdo de "descobrir" que o carro de Barrichello está 10 quilos mais pesado do que eles queriam, obrigando-o a arriscar-se na classificação e corrida de amanhã sem o KERS para ver se melhora o precário equilíbrio do carro, ainda que isso lhe custe nas disputas de posições e nos tempos de volta (afinal, são 80 cavalos a menos).

No fundão de Lotus, Virgin e Hispânia (agora rebatizada de HRT), mais do mesmo, sem surpresas.

Para a corrida é esperada a chuva. A previsão de tempo da Ferrari fala em 99% de chances disso ocorrer. Vamos ver. Se chover e a FIA não ficar com aquelas palhaçadas de colocar o safety-car na largada ou por qualquer coisa, a corrida deve ficar bem divertida e até quem não é favorito pode beliscar um bom resultado.