sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Entenda a suspensão regulavel da Lotus

Fonte de grande burburinho nos últimos dias, a suspensão de altura regulável que a equipe Lotus (e a essas alturas, várias outras equipes) estaria desenvolvendo seria uma versão bem mais simples da famosa suspensão ativa que fez a Williams imbatível em 1992 e 1993.

Por ser acionado manualmente pelo próprio piloto ou indiretamente por ele, sem auxílio eletrônico, sua eficiência e resultados não deverão ser tão extraordinários como os vistos 20 anos atrás, mas o princípio ainda é o mesmo: evitar que a altura da frente e da traseira do carro não oscile muito durante os momentos de aceleração e frenagem do carro, fazendo com que o fluxo de ar sob o carro seja o mais uniforme possível para manter a eficiência aerodinâmica do carro (sobretudo assoalho e difusor traseiro).

Abaixo vemos uma animação do site especializado espanhol Box GP que ajuda a explicar de maneira simplificada os princípios do funcionamento do aparato, que foi aprovado essa semana pela FIA: