quinta-feira, 22 de maio de 2014

As modificações que a Red Bull foi obrigada a fazer

À esquerda como era e à direita como ficou

Essas são imagens que mostram os carros da Red Bull antes e depois das modificações que a FIA os obrigou a fazer. Eles iniciaram o campeonato com uma única câmera de TV na dianteira do carro, bem discreta e embutida no degrau do bico, diferente da solução obrigatória adotada por todas as demais equipes do grid e por eles mesmos nos anos anteriores.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Isso lhes dava uma pequena vantagem aerodinâmica, já que havia menos superfície de arrasto, só que prejudicava a qualidade das imagens captadas e impedia, por exemplo, a instalação de câmeras que giram mostrando as laterais, frente, trás e até partes inferiores do carro. A partir do GP de Mônaco, entretanto, foram obrigados a adotar o velho esquema de sempre, sem "pulos do gato" na interpretação do regulamento técnico. Clique na imagem para ampliá-la!

GP de Mônaco - 1º e 2º treinos

Abaixo seguem os melhores tempos da primeira e segunda sessão de treinos. Na primeira sessão, com pista seca, as Mercedes ficaram à frente, mas sem abrir uma vantagem astronômica para Red Bull de Daniel Ricciardo. Alonso e Vettel não vieram tão próximos, ainda que em seguida.

Na segunda sessão, que começou com pista molhada por uma chuva entre as duas sessões, os carros só entraram na pista depois de transcorridos 40 minutos da sessão e aos poucos os tempos foram baixando até usarem pneus slick nos últimos minutos, condições que Fernando 
Alonso conseguiu mostrar sua qualidade superior de pilotagem e marcar o melhor tempo. Ah se ele tivesse um carro realmente bom...

Nessa segunda sessão Kimi teve problemas de câmbio e só deu 4 voltas e ainda quase foi atropelado quando perambulava desatento na frente dos boxes da Red Bull. "E o Felipe Massa tomou tempo do Bottas de novo" alguém certamente dirá. Sim, mas tenhamos calma, treino livre não importa tanto (para o psicológico, talvez), pois sábado na classificação e domingo na corrida é que ele precisa - e precisa mesmo - de um resultado superior ao do companheiro finlandês, então vamos aguardar.

Lembrando que tradicionalmente amanhã, na sextas-feira, não há atividades de pista para a Fórmula 1, pois é o dia das festas em Mônaco.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

1º TREINO:


2ºTREINO:

Kimi é salvo de atropelamento por mecânico da Red Bull

Num dia que não foi muito bom para Kimi Raikkonen (seu carro teve um problema de câmbio que o impediu de andar minimamente no segundo treino), o finlandês ainda foi quase atropelado quando cruzava os boxes da Red Bull bem na hora que Sebastian Vettel partia de uma simulação de pist-stop dos apertados boxes monegascos.

Felizmente Nigel Hope, técnico sênior de garagem da Red Bull percebeu a distração do Ferrarista e o arrastou para fora do caminho do carro. No final das contas, segundo os jornalistas contam na recuperação da imagem, ambos teriam rido da situação - embora não tenha visto o rosto de Kimi para comprovar se de fato ostentou algum sorriso, confira!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1