segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vettel vs Alonso - 2011 x 2012

Como todos lembram, no GP da Itália de ontem a disputa Vettel e alonso terminou com o segundo passando pela brita. Em 2011 o mesmo embate ocorreu, mas em posições invertidas e foi alemão quem se teve que andar pela brita. Abaixo a comparação de imagens dos dois casos. Creio que foi lance de corrida e Vettel não deveria ter sido punido (assim como Alonso não foi no ano passado). Tirem suas próprias conclusões:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

A hora de Razia

Nessa 3ª feira Luiz Razia testará o carro da Force Índia em Magny-Cours, na França. Será o teste de jovens pilotos da equipe indiana, que contará também com a companhia das equipes Mercedes e Ferrari. Se os resultados forem bons pode ser seu passaporte para correr na F1 ano que vem. Isso e o título da GP2, cuja liderança sustentava até sexta-feira passada e lhe ajudou a cavar esse teste.

Nesse momento Luiz Razia está exatos 25 pontos atrás de Davide Valsechi no campeonato da GP2, faltando uma rodada dupla para o fim do campeonato. A última corrida será disputada em Cingapura, com 48 pontos em jogo - 25 da vitória na primeira corrida, 15 da vitória na segunda, 4 pela pole position da primeira (o grid da segunda corrida é definido pela ordem de chegada da primeira, com o grid invertido nas 8 primeiras posições) e mais 2 pontos pela volta mais rápida em cada uma das duas corridas. Em outras palavras: A parada é dura, mas ainda dá pra Razia almejar realisticamente o título.

O título é importante para Razia porque se analisarmos historicamente, o campeão sempre é contratado como titular por alguma equipe da F1, como vimos com Rosberg, Hamilton, Glock, Hulkenberg, Maldonado, Grosjean, mantendo a posição da GP2 como "principal fornecedora de pilotos da F1". Mas se isso não ocorrer, nada está perdido para o veloz baiano: ainda pelo critério histórico, vários vices chegaram à F1, como Bruno Senna, Nelsinho Piquet, Heikki Kovalainen, Sérgio Perez, Petrov e Di Grassi comprovam, uma turma enfim que também é bastante vistosa e deixa Razia com boas chances de ficar otimista, lembrando que o piloto já conta com um razoável número de investidores - leia-se patrocínios - algo vital para assegurar boas chances na disputa por vagas no grid de 2013.

Cruzem os dedos!