quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Massa vs Alonso, comparativo volta-a-volta

Conforme escrevi aqui há algum tempo e conversei com vocês no meu programa de TV, Felipe Massa é um piloto rápido e competitivo. Isto posto, Desde que passou a correr contra Fernando Alonso, salvo raras excessões, tem apanhado bastante do espanhol em voltas de classificação e ritmo de corrida e não parece reagir.

Tomemos como exemplo o último GP da Itália e, Monza, onde ambos correram com estratégias parecidas, trocando os pneus o mesmo número de vezes e pelos mesmos tipos de compostos. Abaixo a comparação volta a volta de Alonso e Massa:
Conforme os quadradinhos verdes e vermelhos demonstram, Fernando Alonso foi mais rápido que Massa na maioria da voltas e mesmo se compararmos as 4 voltas em de entrada e saída de boxes dos dois, o Espanhol foi mais rápido em todas, e dessa vez não houve nenhum problema nos pit-stops de ninguém.

Só no fim da corrida quando Alonso já estava com os pneus mais desgastados (ele trocou 6 voltas antes de Massa) que o brasileiro conseguiu encaixar umas voltas boas em cima dele, e ainda assim alternaram no final, com Felipe ficando com a volta mais rápida entre os dois, sem que isso refletisse, absolutamente, em uma corrida melhor.

O fato é que se Massa se queixa de ter problema com o aquecimento de pneus, algo válido no início da corrida e após os pit-stops, mas como vemos na comparação volta-a-volta, mesmo com eles aquecidos o ritmo de corrida dele tem deixado a desejar em relação ao de Alonso.

Interessante lembrar que Felipe disse após a corrida: "Só posso estar desapontado com o sexto lugar, porque hoje eu definitivamente poderia lutar por um lugar no pódio", só que mesmo quando não tinha nenhum adversário à sua frente, Massa não apresentou um ritmo melhor que o do espanhol (nem que o de Hamilton, quando este finalmente se livrou de Schumacher) e no breve período que disputou com Webber, o australiano foi mais rápido, ficando a impressão de que se não tivesse sido tocado talvez pudesse ambicionar apenas a 5ª posição de Schumacher (que possivelmente teria sido ultrapassado por Webber e seria 6º, se Webber continuasse na corrida com a veloz Red Bull).

Como curiosidade apenas o fato de que Alonso e Massa fizeram coincidentemente a volta de número 44 exatamente com o mesmo tempo até nos milésimos.