segunda-feira, 14 de março de 2011

As novidades no carro da Williams

Continuando meu ciclo de mostrar as novidades (perceptíveis) que todas as equipes estrearam nos testes finais da semana passada, hoje abordo a Williams, que foi uma das que mais deu trabalho para descobrir as novidades graças também às fotos tiradas pelas agencias internacionais que nem sempre ajudavam na comparação. Mas descobri algumas. Vemos por exemplo uma nova asa dianteira(foto abaixo) e nela:
                         
  • Novas pequenas aletas nas extremidades superiores de trás das laterais. 
  • Além disso, notamos uma pequena modificação no desenho dessa área (repare na região da letra "O" da marca de relógios Oris);
  • Na pequena asa superior, preta, o acabamento que era arredondado passou a ser quadrado e um pouco mais curto
  • As hastes que dão rigidez aos elementos da asa principal passaram a ser mais alongadas (embaixo da tal asinha preta) e ganharam mais um reforço (outro quadrado amarelo no destaque).
Já na traseira do carro ocorreram algumas outras modificações, como por exemplo um novo assoalho, que apesar da pobreza da foto fica evidente que perdeu algumas aletas na sua parte central do difusor (foto abaixo).
Olhando por cima do carro da Williams, mais uma vez se torna evidente os méritos da equipe que conseguiu, graças a uma montagem diferente do KERS, motor, suspensão e seu ousado câmbio miniaturizado, criar uma grande área livre entre o "fim do carro" e a asa traseira. Mas novidade, pequena e singela trazida nos treinos de Barcelona foi uma pequena modificação na aleta que conduz o fluxo do escapamento para trás, que teve seu desenho e tamanho modificado (foto abaixo).
                  
Ainda sobre essa área, é esperado para o GP da Malásia um novo escapamento nos moldes do criado pela Red Bull e já copiado pela Ferrari, pois Sam Michael, diretor técnico da equipe teria concluído após simulações computadorizadas que é a solução mais eficiente sob o ponto de vista aerodinâmico na busca por um pouco mais de pressão aerodinâmica.

Esperemos também que os problemas com o KERS tenham sido definitavamente sanados. A ver. 
Clique nas imagens para ampliá-las


Vettel explica KERS e a asa móvel

Nessa didática animação computadorizada produzida pela Red Bull, o atual campeão Sebastian Vettel explica e demonstra como são usados o KERS e a asa móvel traseira. Para quem não entende bem o inglês, as imagens são bem esclarecedoras!



Novo papel de parede

Conforme prometido, a cada 2 semanas vou trocar a imagem de fundo do Blog. Infelizmente o Blogspot só permite imagens até 300KB, então várias lindas fotografias históricas ou modernas acabam ficando de fora...

Mas felizmente algumas passam, como essa bela fotografia de Ayrton Senna correndo em Mônaco com a Lotus-Honda 1987, ano em que conquistou a primeira de suas 6 vitórias no principado.

Para salvar a imagem basta abrir a foto ao lado e então com o botão direito do mouse e salvar.