terça-feira, 6 de novembro de 2012

O "bico mole" da Red Bull

Recebi essa reveladora imagem por e-mail da leitora Mariana Tomellino de Apucarana, Paraná. Repare como o carro, ao passar pela zebra, permanece estável e seu chassis absolutamente duro, estável, mas sua asa dianteira e bico balançam bastante. As extremidades da asa balançarem é até normal, se pensarmos que que suas extremidades estão muito distantes do ponto de fixação central, ainda mais a Red Bull que inventou o conceito das asas dianteira flexíveis como vimos em 2010/11.
Image
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Mas a grande novidade nessa imagem em slow motion é o bico do carro do RB8 oscilar para cima e para baixo tão fortemente - repare na parte amarela e nos suportes laterais das câmeras e como dali para trás não há movimento algum.

ImageIsso não se dá por folga ou má fixação da peça, mas sim porque porque o bico do carro foi projetado para atuar dessa maneira verticalmente "mole", exatamente para que nas retas, quando o ar em alta velocidade faz pressão para baixo na asa dianteira, o conjunto inteiro, asa e bico, se desloque para baixo aproximando-se do asfalto para tornar o carro mais eficiente aerodinâmicamente. No lento sacudir da zebra isso ficou evidente.

Nessa outra imagem que achei na internet, vemos a equipe trocando o bico de Vettel após ele tocar Bruno Senna. Independente desse ser o bico novo ou o avariado, notem quando o mecânico, com sua mão direita, segura o bico que parece ser feito de borracha de tão "macio". Ele ele é mole mesmo!

27 comentários:

Ri7 disse...

Vc precisava escrever em um grande portal! Pq essas notícias que vc mostra, ninguém tem!
Mas agora não restam dúvidas de qual foi o novo segredinho do Newey rs

João do Cassino disse...

newey, seu safadinho!!!!!

sempre com uma carta na manga.

Anônimo disse...

newey é um cara na frente da sua época quem q iria descobrir isso c não fosse as cameras c preparem ano q vem todas as equipes vão copiar esse bico mole e parabéns pro Inácio que trás essa noticias q nunca saberiamos em lugar nenhum

Fabio Guedes disse...

Shooow de bola.
Bela sacada! Newey se tornando a grande figura da F1 nos últimos tempos..


Parabéns pela noticia!

djow disse...

Show essa matéria Zé. E Newey, esse cara é simplesmente fantástico.

E, por favor, não vá para um grande portal. Grandes portais só escrevem merda e lixo e eles o orbigarão a ser tão lixo quanto eles.

Anônimo disse...

Excelente percepção!!!! O bico oscila longitudinalmente e não transversalmente (que é proibido). Gostaria que F1 tivesse asas padrão, já que são gasto fortunas em algo que nunca será aproveitado nas ruas...
Abraço, Rossano

Joe Satriani disse...

Newey é tao genio que ele vai dar o tri campeonato de pilotos e construtores pra RBR sem ter pilotado uma unica volta.

Rafael Vieira disse...

Dois Gênios, um no Design de carros (A.Newey) e outro em buscar a informação (J.Inacio). Sensacional as analises em busca de respostas, vc é cara Zé, parabéns !!!

Anônimo disse...

Bico mole ou duro, se não tivesse um piloto genial como Vettel, andava como o Weber a discutir lugares no meio do pelotão.

Alessandro Tavares disse...

Excelente matéria.

Anônimo disse...

A dupla Vettel/Newey é a melhor do grid...dois gênios do automobilismo trabalhando juntos..um fora da pista tendo ídeias ótimas e o outro extraindo o máximo do potencial do carro na pilotagem...O q não se pode dizer o mesmo q Webber/Newey e alonso/ferrari

Anônimo disse...

Parabéns Zé Inácio, por sempre postar coisas que não é possível ver em nenhum outro site!

Liz P disse...

parabens, arrasou
tem que escrever para um grande portal como dize Ri7, vs merece

Jahleen Habey disse...

Nossa senhora!

Não sei o que é mais bobagem, falar que o bico é de borracha ou que o cara tem que escrever para um grande portal.

O bico é testado pela FIA em crash tests e tem que ser de materiais rígidos e que absorvam o impacto de uma possível batida. Uma breve vasculhada no regulamento não faria mal.

Joe Satriani disse...

Não sei o que é mais bobagem do que dizer que o Alonso é menos piloto que o Vettel pilotando um carro que é inferior até que a McLaren e mesmo assim estar disputando o titulo até agora. Vettel com carrinho sem magica do Newey não faz nada. O meio dessa temporada mostra.


Quanto ai JI, ele faz um trabalho excelente nesse blog e na Alltv. Se ele for trabalhar num orgão de impresa maior, ai vai ter rabo preso e vai ter que guardar certas opiniões sensiveis pra ele, vai deixar de ter liberdade.

Aldo Gomes disse...

Acho mais que isso é uma ilusão de óptica. A FIA não é boba, nem as concorrentes.

Douglas Fubu disse...

Imagine a dupla Senna/Newey...

Joe Satriani disse...

Douglas Fubu disse...

Imagine a dupla Senna/Newey...


Essa dupla nao deu muito certo em 94. :(

Anônimo disse...

o conceito desse bico é semelhante ao "amortecedor de massa " da renault em 2005 e 2006 , ou seja reduzir vibrações da parte dianteira ajudando nas curvas e economizando pneu. fantástica a ideia mas pena que não demora a F.I.A. banir isso logo logo com reclamações futuras da ferrari se ela não conseguir copiar,fato.

LenneF1 disse...

olha, precisa saber a que velocidade o carro passou naquela zebra ali, pois isso por si só poderia chacoalhar tudo mesmo, e a FIA não ia dar um "mole" desses deixando de vistoriar uma peça tão importante assim que ao meu ver foge das regras, pois se torna uma peça flexível alterando assim o comportamento da mesma (como a parte inferior que ja muitas vezes foi reprovada por ser mto flexível)

Anônimo disse...

Segundo o site F1 tecnical, no fórum, alguem la comenta que a flexão do Webber é normal e o lance do Vettel foi que ele atingiu a placa do DRS forte demais e quebrou parte da casca que cobre a estrutura de absorção do bico... Mas de qualquer forma é algo pra FIA se ligar!

Bill Mask disse...

Isso não tinha sido proibido?

Anônimo disse...

Não tem NADA a ver com o amortecedor de massa !!! Meu Deus, que viagem!

Edmilson disse...

O Newey é um gênio! Os caras ficam lé com o ZOOM 1000 em cima do carro da RedBull e naadaaa! O que mais me deixa surprêso é o seguinte: O Webber é o Massa da RB, coitado!

Pedro Senarim disse...

DENUNCIA!!!!!!

SÓ DEPOIS QUE VOCÊ PUBLICOU AS IMAGENS E O ASSUNTO NO SEU SITE QUE TODOS OS OUTROS SITES PUBLICARAM IGUAL, MAS NINGUÉM TE DEU CRÉDITO. REALMENTE RIDÍCULO...

VOCÊ É O MELHOR E AGORA PELO VISTO OS OUTROS TEM INVEJA DE VOCÊ!!

PARABÉNS PELO TRABALHO BRILHANTE!

Neto disse...

Inácio, o blog Voando Baixo da Globo reproduziu sua matéria sem qualquer pudor. Deixei uma crítica para o Rafael Oliveira, destacando que não foi ética a postura dele. Vamos ver se ele publicará a minha mensagem.
Você deveria entrar em contato com a direção da Globo e cobrar seu crédito. Sou Procuradr e achei deselegante e ILEGAL o que o Rafael fez.

Thiago Lima disse...

" lembrando de uma velha engenhoca que fez sucesso na categoria nos tempos da guerra de pneus Michelin e Bridgestone. Os amortecedores de massa. Para quem não lembra, foi uma criação da Renault que utilizava um amortecedor interno no chassis que contrabalanceava as forças exercidas pelo asfalto contra os pneus, fazendo eles trepidarem. Com o amortecedor de massa, o conjunto ficava estabilizado, preservando a borracha e mantendo ela na temperatura ideal por mais tempo. Ninguém conseguiu reproduzir tão bem aquele sistema e, após protestos de McLaren e Ferrari, foi considerado uma peça de aerodinâmica móvel, sendo banida.

Adrian Newey utiliza a mesma teoria na Red Bull, ainda que de uma forma, no momento, completamente legalizada , sem utilizar um amortecedor propriamente dito. Com o nariz flexível, quando a suspensão do carro sobe numa zebra, a massa toda do aerofólio mergulha para baixo, contrabalançando esse esforço. Assim como, quando a suspensão mergulha, é a vez do aerofólio subir atuando através da física como um perfeito amortecedor de massas. O posicionamente das câmeras onboard também é utilizado para potencializar o efeito e equilibrar lateralmente o bico, sem perda aerodinâmica nos movimentos. Uma pequena jóia de engenharia cortesia do inovador engenheiro.

Tudo isso permite que a Red Bull configure o carro para aquecer os pneus mais rápido na classificação e nas primeiras voltas e ainda assim mantenha um ritmo de corrida competitivo. Sem precisar lidar com os movimentos de massa que desestabilizam todo o conjunto, a borracha permanece mais tempo em contato com o chão e o desgaste de pneus e superaquecimento também são reduzidos, mantendo um bom ritmo de prova a qualquer momento."