terça-feira, 18 de março de 2014

Guerra dos sons: Novo motor V6 1.6 Turbo vs V10, V12 e F-Indy

Juan Pablo Montoya e sua nova Penske testando essa semana





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E o promotor do GP da Austrália de Fórmula 1 veio a público choramingar pelo som mais discreto dos novos motores 1.6 Turbo V6 da Fórmula 1. No caso dele é uma clara estratégia para pressionar Bernie Ecclestone a dar um desconto no preço pago para receber a corrida ou mesmo um movimento acordado com o dirigente para que este possa resmungar contra os novos motores  pressionar a FIA, que forçou a adoção dos novos propulsores contra a vontade de Bernie e da Ferrari.

F1 1.6L V6 Turbo:


O fato é que esses novos motores vieram para ficar e não haverá o retorno dos antigos, mais beberrões, poluentes e "politicamente incorretos" num mundo cada vez mais atento ao meio ambiente. A própria categoria já estava sendo cobrada (através das fabricantes de motor) por uma postura mais engajada e responsável, sob o risco de se isolar.

F1 3.0L V10 e V12:


Independente dessa questão política, fica a pergunta: Será que o som dos novos motores é tão sem sal assim? Claro que é mais ameno pois agora só vai até 15 mil rpm (embora na prática tenham ficado na casa das 12 mil), mas tem o assovio do turbo para compensar. De qualquer modo trouxe aqui vídeos com o som dos motores atuais e vídeos com o som dos antigos motores 3.0L V10 que chegavam a 20 mil rpm e até mesmo o 3.0L V12 (meu favorito) só usado em 1995 (até 1994 era 3.5L) para que você compare.

F-Indy 2.2L V6 Biturbo:


Por fim também coloquei o áudio dos motores 2.2L V6 Biturbo da Fórmula Indy dessa pré temporada de 2014 para que você tenha como referência e responda essas duas perguntas: desses 4 tipos de motor, (Turbo, V10, V12 e Indy), qual o som lhe agrada mais? Restringindo aos que são usados hoje, o som do motor da categoria norte-americana é mais agradável que os novos propulsores da F1?