sábado, 3 de novembro de 2012

GP de Abu Dhabi - Classificação - VETTEL LARGA DO BOX

Abaixo o grid de Abu Dhabi, mas antes minha análise de quem ganhou quem perdeu nessa classificação, lembrando que ainda podemos ter alguma mudança por conta de Vettel - ATUALIZADO: Sebastian Vettel foi punido pela FIA e largaria da 24ª e última posição, mas sua equipe preferiu largar dos boxes, leia mais sobre o assunto abaixo:


QUEM GANHOU:
• Alonso, precisava tirar algum coelho da cartola, mas pelo visto as novidades no seu carro não funcionaram tão bem em voltas lançadas, mas a punição de Vettel pode ter lhe salvado a lavoura. Resta ver na corrida se ele pode abrir alguma gordura na pontuação.
• Hamilton, sobrou na classificação e a julgar pelo bom ritmo com pneus duros nos treinos, pode ficar tranquilo também na corrida.
• Webber, ao superar Vettel, terá o grande teste para saber se há ou não ordens de equipe.
• Maldonado voou e sobrou. Se não fizer besteira e tiver ritmo, pode pontuar robustamente amanhã.
• Kimi bateu o veloz Grosjean de novo.
• Rosberg foi para o Q3 com razoável folga, seu companheiro nem ameaçou.
• Charles Pic superou seu companheiro Glock e uma Caterham, ficando a menos de 0,2s de Kova. Lembro que as Marussia não tem KERS.


QUEM PERDEU:
• Vettel, ainda que não tenha brilhado, sairia na frente de Alonso, mas agora com a penalização por, após  ter parado na pista e ter menos de 1 litro de gasolina (tinha 850 ml) para a verificação técnica da FIA, terá que remar muuuuuuito para diminuir o prejuízo de largar dos boxes, isto é, só poderá sair depois que o ultimo colocado cruzar a linha de largada. Pode dar show!
• Button, levou uma lavada de Hamilton. Não foi seu dia, quem sabe na corrida as coisas melhoram...
• Senna teve problemas no KERS (parou depois voltou a funcionar) e não se achou o fim de semana todo. Largando do fundo é mais dificil pontuar e mais fácil se meter em confusão.
• As Sauber não se acham desde o GP do Japão, Kobayashi, que deve ficar a pé no fim do ano, especialmente•
• Vergne, o eliminado no Q1 da vez.


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos. Piloto                Equipe                Tempo       Dif.    
   1.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes     1m40.630s          
2.  Mark Webber           Red Bull-Renault     1m40.978s  + 0.348    
3.  Pastor Maldonado      Williams-Renault     1m41.226s  + 0.596    
4.  Kimi Raikkonen        Lotus-Renault        1m41.260s  + 0.630    
5.  Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m41.290s  + 0.660    
6.  Fernando Alonso       Ferrari              1m41.582s  + 0.952    
7.  Nico Rosberg          Mercedes             1m41.603s  + 0.973    
8.  Felipe Massa          Ferrari              1m41.723s  + 1.093    
9.  Romain Grosjean       Lotus-Renault        1m41.778s  + 1.148 Q3 
10.  Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes 1m42.019s  + 1.118   
11.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari       1m42.084s  + 1.183   
12.  Paul di Resta         Force India-Mercedes 1m42.218s  + 1.317   
13.  Michael Schumacher    Mercedes             1m42.289s  + 1.388   
14.  Bruno Senna           Williams-Renault     1m42.330s  + 1.429   
15.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari       1m42.606s  + 1.705   
16.  Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari   1m42.765s  + 1.864 Q2
17.  Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari   1m44.058s  + 2.561   
18.  Heikki Kovalainen     Caterham-Renault     1m44.956s  + 3.459   
19.  Charles Pic           Marussia-Cosworth    1m45.089s  + 3.592   
20.  Vitaly Petrov         Caterham-Renault     1m45.151s  + 3.654   
21.  Timo Glock            Marussia-Cosworth    1m45.426s  + 3.929   
22.  Pedro de la Rosa      HRT-Cosworth         1m45.766s  + 4.269   
23.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth         1m46.382s  + 4.885 Q1
24.  Sebastian Vettel(*)   Red Bull-Renault     1m41.073s  + 0.443   
                                                                     
Tempo de eliminação dos 107%: 1m48.601s                              

As novidades da Ferrari para tentar reagir


A equipe Ferrari trouxe várias pequenas novidades para a etapa de Abu Dhabi para tentar diminuir a distância que a separa de Sebastian Vettel no cronômetro.

Entre essas novidades, sendo que a maioria será usada prioritariamente no carro de Fernando Alonso porque ele disputa o título, está um novo difusor traseiro, aparantemente com uma saída de ar na sua parte central. Além disso ele tem mais uma "camada" na mini asa que acompanha toda a sua borda, totalizando 3 onde antes eram 2.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Não é só: A Ferrai também trouxe diferentes asas dianteiras, com laterais redesenhadas com mais aberturas para canalização do fluxo de ar para a parte inferior da asa, novo desenho nas aletas superiores.

Ainda no campo das asas, há também uma asa traseira redesenhada em sua parte superior (parte do DRS/asa móvel), sendo que Felipe Massa e Fernando Alonso se alternaram nos testes das novas/diferentes peças (algumas delas já haviam sido testadas nos treinos do GP do Japão).

Confira nessas fotos comparadas cada uma das novidades que foram feitas para tentar manter Alonso na disputa do título mundial de pilotos, já que o de construtores é praticamente certo que ficará com a Red Bull.

Clique nas imagens para ampliá-las: