domingo, 6 de fevereiro de 2011

Entrevista com o médico que operou Kubica

Depois de passar por uma cirurgia de 7 horas de duração nessa tarde o Dr. Igor Rossello, médico que operou  Robert Kubica diz acreditar que vai demorar 1 ano para saber se a mão dele voltará ou não a ser totalmente funcional, mas o próprio médico destacou que já teve pacientes pilotos de moto que se recuperaram mais rápido.

A operação foi complexa, com a reconstrução de vários tecido danificados como ossos, tendões, nervos, veias, artérias, músculos, etc. Obviamente os ferimentos do piloto foram severos e as próximas semanas vão ser decisivas para saber se a mão está fora de risco ou se precisará sofrer nova intervenção cirúrgica, independente da mobilidade que ela poderá voltar a ter.

Abaixo a integra da entrevista com o Dr. Rossello, em inglês:

A vaga de Kubica

Enquanto saem as primeiras informações dando conta que o piloto Polonês vai se recuperar do acidente em alguns (possivelmente muitos) meses, naturalmente começam as especulações acerca de quem o substituiria no cockpit da Renault na temporada 2011.

Por mais que torçamos e acreditemos na recuperação do polones, é impossível não encarar o fato que alguém ficará no lugar dele até seu retorno.

As primeiras apostas recaem naturalmente sobre os pilotos reservas, Bruno Senna e Romain Grosjean. Nesse sentido Senna é declaradamente o favorito por sua maior e mais recente experiência na Formula 1, onde correu 18 das 19 etapas em 2010. Se esse for o caso, como muitos apontam, seria uma grande chance para o brasileiro, ainda que substituir um piloto ferido não seja agradável para ninguém.

Só que a coisa pode não ser bem assim. Kubica era o líder da equipe e era o piloto responsável pela maior parte do desenvolvimento do carro 2011, assim como foi pelo de 2010. Seu companheiro, o russo Vitaly Petrov, ainda não mostrou capacidade de liderança e tampouco tem a experiência necessária para assumir esse papel, e nessa situação Bruno Senna ou Grosjean teriam pouco a oferecer também.

E é exatamente pela necessidade de contar com um piloto experiente que lidere a equipe nos rumos a tomar na evolução do R31 que a Renault poderá cogitar a contratação de um piloto mais experiente para esse papel fundamental, e aí nomes como o do alemão Nick Heidfeld, dispensado da Sauber e do italiano Vitantonio Liuzzi, aposentado da Force Índia podem ganhar força nesse páreo. O nome do campeão de 2007 Kimi Raikkonen também pode ser considerado e, ainda que numa escala ainda menor de probalidade, até Nico Hulkenberg com uma ano de Williams teria condições de, correndo por fora, se apresentar para essa vaga, se já não tivesse contrato de longo prazo com a Force-Índia.

Por enquanto essas são apenas ilações, Bruno Senna continua sendo - segundo as palavras do Diretor Geral da equipe Eric Boullier na semana passada nos testes em Valência - o primeiro na linha de sucessão no caso de uma eventualidade. A eventualidade aconteceu, mas essas alternativas não deixam de ser reais e certamente vão ser lembradas internamente pela equipe antes de baterem o martelo.

Vamos aguardar e torcer pelo pronto reestabelecimento de Kubica.

Acidente de Kubica: imagens do resgate e informações

(ATUALIZADO) Como vocês sabem, Robert Kubica sofreu um acidente num Rally na Itália.

Na imagem ao lado, vemos seus pés no resgate de helicóptero.

A equipe Renault confirmou que Kubica sofreu fraturas na perna, braço e mão direitos e passa por uma cirurgia no Hospital de Santa Corona que estaria sendo chefiada por um especialista em cirurgia em mãos . Daniele Morelli, empresário do polonês, deu uma entrevista coletiva contando que o pilto está em cirurgia e que mais informações serão repasssadas assim que houver novidades.

Não adianta especular quanto tempo ele ficará de molho nem quão danoso foi o acidente, temos que aguardar um boletim mais preciso.

Veja as imagens do carro dele após o acidente. Desconsiderem a narração alarmista em italiano, uma vez que àquela hora não se sabiam maiores informações:

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/2Zmc44d4ezM" frameborder="0" allowfullscreen>iframe>

A foto acima (clique para ampliá-la) e as imagens abaixo são do momento do resgate e mostram o rosto com algumas manchas roxas próximas ao olho, o respirador artificial acoplado à sua boca e os pés do piloto, aparentemente inteiros. O risco de amputação das mãos foi afastado e agora segue a luta para reestabelecer os movimentos de suas mãos, algo vital pra se guiar a 300 km/h e operar o câmbio e os diversos botões de regulagem do carro.

Vamos torcer pelo melhor.

Horário das corridas de F1

Essa é a tabela com os horários no Brasil de todas as vinte corridas do Campeonato Mundial de Formula 1 de 2011 que serão transmitidas pela Rede Globo, Rádio Jovem  Pan AM, CBN e Rádio Bandeirantes.

Os únicos horários ainda indefinidos são o do estreante Grande Prêmio da Índia, mas que deve ocorrer na nossa madrugada, pela localização e diferente fuso horário e o do Bahrein, que pode ser remarcado no fim do ano:



27 de Março - GP da Austrália - 3h
10 de Abril - GP da Malásia - 5h
17 de Abril - GP da China - 4h
08 de Maio -
GP da Turquia - 9h
22 de Maio - GP da Espanha - 9h
29 de Maio -
GP de Mônaco - 9h
12 de Junho - GP do Canadá - 14h
26 de Junho -
GP da Europa - 8h
10 de Julho - GP da Inglaterra - 9h
24 de Julho -
GP da Alemanha - 9h
31 de Julho - GP da Hungria - 9h
28 de Agosto -
GP da Bélgica - 9h
11 de Setembro - GP da Itália - 9h
25 de Setembro -
GP de Singapura - 9h
09 de Outubro - GP do Japão - 3h
16 de Outubro -
GP da Coreia - 3h
30 de Outubro - GP da Índia - a definir
13 de Novembro -
GP de Abu Dhabi - 11h
27 de Novembro - GP do Brasil - 14h