quinta-feira, 15 de março de 2012

Entenda a asa traseira com duto da Mercedes

A FIA aprovou agora há pouco a asa traseira da Mercedes, que usaria um sistema parecido com o duto frontal, só que da maneira passiva, isso é, independe de ações do piloto ou do acionamento de qualquer mecanismo específico a mais.

Ninguém tem certeza exatamente de como funciona o sistema, já que ele é um segredo, de como ele é alimentado de ar, mas especula-se 2 alternativas:

1- O ar viria da segunda entrada de ar superior do carro (essa atrás da câmera de TV em cima do carro) e correria pelas laterais verticais da asa traseira até ser "descarregado" no elemento principal horizontal da asa através de duas aberturas laterais (imagem acima), que só ficariam visíveis e em funcionamento quando o DRS estivesse aberto ou dos sairia pelos orifícios na sessão horizontal da asa (imagem abaixo).

2- A outra alternativa seria mais simples: O ar entraria pelos pequenos orifícios existentes na base da asa  principal traseira e seria direcionado internamente até essas aberturas laterais que já mencionei acima.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 Como abertura desse duto seria acionada peldeslocamento da asa-móvel/DRA para cima, o efeito seria a diminuição do arrasto aerodinâmico naquele momento auxiliando na melhora de velocidade final do W03. Com a asa fechada a passagem também ficaria impedida e portanto o carro não sofreria nenhum tipo de efeito positivo ou negativo nesse momento.

Será que é "só isso" mesmo? Será que o duto no bico tem relação com esse na asa traseira? Vamos aguardar, em breve as outras equipes deverão vir com suas versões do invento.

Programa José Inácio Falou de 14/03/2012 com Fred Sabino

José Inácio entrevista do jornalista Fred Sabino do Jornal "Lance" e falam sobre a abertura da temporada 2012 da F1, F-Indy, sobre a situação dos brasileiros nessa temporada e sobre sua cobertura in loco às 500 milhas de Daytona (Nascar). Assista, COMENTE, DIVULGUE!




Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

GP da Austrália 2012 - Programação e LINKS

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 Esses são os horários para o GP da Austrália desse ano:
Quinta-feira
22h30-0h, 1º treino livre (SporTV 1)

Sexta-feira
2h30-4h, 2º treino livre (SporTV)
Sábado
0h-1h, 3º treino livre (SporTV)
3h-4h, treino oficial (Rede Globo)
10h - treino oficial - REPRISE - (SporTV)
*


Domingo
3h, largada, 58 voltas (Rede Globo)
10h largada, 58 voltas - REPRISE - (SporTV)
*




COMENTAREI OS TREINOS E CORRIDA NO MEU TWITTER, @inacioF1

Para acompanhar a cronometragem oficial da F1, clique AQUI

LINKS PARA ASSISTIR NO COMPUTADOR
- É só clicar e fechar as propagandas que aparecem bem no meio da bendita tela da "TV":

     LINK 1

     LINK 2 

     LINK 3

(*) Horário a confirmar.