segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Balanço da temporada: McLaren

Depois de um inicio de 2009 fraquíssimo, à exemplo de sua rival Ferrari, a Mclaren não teve chances de disputar o título daquele ano. Diferente de seu par italiano, entretanto, eles não jogaram a toalha e investiram na recuperação deu sua competitividade ainda naquele ano e o resultado, além das 2 vitórias, foi uma base mais sólida para o carro 2010.

Iniciada a pré-temporada desse ano, ficou patente que aquela estranha carenagem alongada sobre o carro teria alguma função diferenciada do que os olhos leigos classificavam como mero "desenho radical". Passado os testes logo seus dois pilotos, os mais recentes campeões da F1 Lewis Hamilton e Jenson Button mostram que a grande vantagem daquele carro era sua velocidade em reta, muito superior à de seus rivais.

O resultado foi que desde o começo do ano o MP4/25 mostrou-se em condições de disputar o título, ainda que não no mesmo nível de competitividade de Red Bull.

O primeira metade do ano foi passando, as vitórias se acumulando, com Button saindo-se melhor no começo e Hamilton no final e a Mclaren chegou a ter uma vantagem nos dois campeonatos (construtores e pilotos) que dava a entender que realmente poderiam ser campeões. Só que a vida... A vida é uma caixinha de surpresas, diria Joseph Klimber. Na etapa de Silverstone estrearam sua versão do escapamento baixo (blow-diffuser) e eis que foi um fracasso retumbante. Desse GP em diante a equipe penou para alcançar suas rivais em competitividade e os com a maioria circuitos sem grandes retas também não os ajudou a capitalizar seu duto frontal, a essas alturas ja copiados com quase tanta eficiência por suas rivais, e sua última vitória foi em Spa.

Com isso foram paulatinamente se distanciando dos esperados títulos e tiveram apenas um último semi-brilho em Abu Dhabi, etapa de encerramento, ao completar o pódio do campeão Vettel.

Seus pilotos Button e Hamilton mostraram serem merecedores dos créditos que tinham. Ok, Hamilton errou um pouco mais do que deveria, desgastando demais os pneus no inicio da campeonato e se arriscando em ultrapassagens mal-sucedidas. Só que depois disso ele parece ter compreendido melhor a importância da regularidade e passou a usar melhor a cabeça. Já Button, sabidamente mais cerebral e menos espetaculoso não se apequenou e aproveitou-se de sua maior calma para capitalizar duas vitórias no início do ano e depois, ainda que tenha caído um pouco de desempenho e sido eclipsado por Hamilton não passou nem perto de ser humilhado numa comparação. Outra coisa a se destacar foi a igualdade de tratamento conferida aos dois até o final do ano e clima leve entre ambos fora das pistas, ainda que dentro dela fossem aguerridos em suas disputas, como vimos na Turquia.

2011 promete ser mais uma ano competitivo para a equipe e seus pilotos, lutando por vitórias e provavelmente o título junto às já pré-candidatas Red Bull e Ferrari.

Imagens do McLaren 2011 vazam

Uma inocente visita ao museu da McLaren em sua sede acabou rendendo mais do que o inicialmente imaginado. Como a fábrica dos carros de F1 opera no mesmo lugar, todo envidraçado, um visitante conseguiu fotografar fortuitamente a construção do modelo 2011.

A imagem, de 29 de Novembro, não entrega muito do desenho do novo carro, mas pode-se perceber claramente que aquelas laterais elevadas perto do bico, como a Red Bull usou nos últimos anos e várias equipes a copiaram, não foi seguida pelo pessoal de Woking.

Veja a imagem do MP4-26 de Lewis Hamilton e Jenson Button sendo construído no canto direito da foto acima e sua ampliação no detalhe abaixo: (Clique nas imagens para ampliá-las)