segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Lotus vai perder primeiros testes

A equipe Lotus não irá participar da primeira sessão de testes da Fórmula 1 que começa agora no dia 28 na Espanha. O adiamento do lançamento se justifica porque "comparecer aos testes de Jerez não é o ideal para o nosso programa de desenvolvimento em construção", segundo disse seu atual diretor técnico Nick Chester.

Isso não é nada bom... Na verdade, segundo se comenta, a equipe chegou a pedir o adiamento dessa primeira sessão de testes por estar com o desenvolvimento de seu carro atrasado, mas as equipes rivais, que estão em dia com o seu cronograma, negaram o requerimento.

Muitos (eu inclusive) ligam esse atraso diretamente à delicada situação financeira que a equipe atravessa e que já a fez perder Kimi Raikkonen, diversos técnicos importantes para equipes concorrentes e até mesmo atrasar pagamentos para fornecedores de peças - quem sabe do novo carro.

Essa situação os obrigou a assinar com o piloto Pastor Maldonado para ladear Roamain Grosjean muito mais pelo seu dinheiro do que pelo talento, que é mais farto no celebrado Nico Hulkenberg, que por não contar com o mesmo gigantesco apoio financeiro perdeu a vaga (e quem sabe se dê até melhor na menos combalida Force Índia).

Ainda segundo o que a equipe informa, eles devem apresentar seu novo carro antes da segunda sessão de testes, no Bahrein, do qual pretendem participar.

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Só que pular a primeira sessão em tempos de Fórmula 1 sem muitos testes, especialmente num ano de tantas mudanças técnicas, certamente será ruim para a equipe, que assim iniciará seu desenvolvimento bastante atrás da rivais, que já saberão como funcionam os novos motores, os novos ERS e já terá até corrigido os primeiros problemas de projeto que os novos carros certamente vão apresentar e que só se revelam na prática.

Além disso seus pilotos terão menos tempo para se familiarizar com o comportamento do novo carro com seus novos motores turbo, diferentes padrões de consumo de combustível, desgaste dos novos compostos de pneus, ERS mais potentes e com maior tempo de acionamento, nova distribuição de peso, menor carga aerodinâmica etc

Dessa forma a Lotus começa esse ano no mesmo estágio em que terminou o de 2013: preocupante.

Lançamento da Tyrrell 1995


Foto do duplo lançamento da Tyrrell-Yamaha 023 de 1995. O carro, projetado pelo falecido Harvey Postlethwaite e pelo ainda ativo na Caterham Mike Gascoyne, foi inicialmente apresentado à imprensa ainda na pista, como vemos na primeira foto, depois, em fotos de estúdio já com a pintura definitiva, como vemos na imagem abaixo. Infelizmente este carro foi uma decepção após o bom carro da temporada anterior, com o finlandês Mika Salo marcando os poucos pontos possíveis e o japonês Ukyo Katayama nenhum.

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Morre Brian Hart, ex-fabricante de motores de F1

Brian Hart, à esquerda, aparece numa corrida de carros antigos na Inglaterra em 2013
Senna debutou na com seus motores
Morreu nesse domingo ao 77 anos de idade na sua casa na europa o ex-fabricante de motores de competição, sobretudo Fórmula 1, Brian Hart. Pelo que levantei ano passado junto aos meus contatos na ele estava doente ha alguns anos e viveria na Espanha, não tendo se envolvido com corridas de carros há mais de uma década.

Barrichello também estreou na F1 empurrado pelos Hart
Última equipe a receber os blocos com o nome "Hart"
Além de uma passagem inicial pela Fórmula 2, ele ficou mais conhecido por fabricar os motores usados pela equipe Toleman na Fórmula 1, usado inclusive por Ayrton Senna em sua estreia em 1984.

Sem poder competir com os orçamentos das grande fabricantes, Hart abandonaria a categoria na segunda metade dos anos 80, regressando pela Jordan na temporada de 1993 e 1994, onde obteve alguns de seus melhores resultados, como um pódio e uma pole-position com Rubens Barrichello

Apesar dos bons resultados, em 1995 a Jordan estabeleceu parceria com a Peugeot, onde não precisaria pagar pelos motores e Brian levou seus motores para Arrows, (onde os brasileiros Ricardo Rosset e Pedro Paulo Diniz correram respectivamente em 1996 e entre 1997 à 1998), mas lá o dinheiro para desenvolver seu novo V10 estava curto e acabaram usando os V8, de concepção mais antiga. Em 1997 forneceu oficialmente seus motores pela última vez para a equipe Minardi.

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Um motor Hart dos tempos de Jordan

Em 1998 desenhou um novo V10 para a mesma Minardi, mas a falta de dinheiro da equipe para bancar o desenvolvimento do novo motor acabou facilitando a venda da fábrica para Tom Walkinshaw que investiu no projeto e o novo propulsor passou a empurrar a Arrows, também recentemente comprada por Tom.

Entretanto, antes do fim desse mesmo ano Hart e Walkinshaw e brigaram por discordarem dos termos e valores da venda e o engenheiro deixou a empresa que fundou, com seus blocos rebatizados sendo usados até 1999.

Poucos anos depois, em 2002, tanto a fabricante como a equipe TWR terminaram falidas, mas não o velho Brian, que agora descansou.