quarta-feira, 30 de março de 2011

James Key, diretor técnico da Sauber demitido? Duvido


Informações não confirmadas do site especializado inglês F1 Times reportam que depois da Sauber ter falhado na vistoria técnica após o GP da Austrália e perder os 10 pontos por isso, seu diretor técnico James Key teria sido demitido da equipe.

Ainda segundo esse site, o time suíço teria se recusado a comentar o assunto, não confirmando nem negando a informação.

Essa é a "informação", agora vai a minha opinião: Apesar de não ser impossível, acho muito pouco provável que essa demissão realmente tenha ocorrido/ocorra, pois James Key foi tirado da Force-Índia em meados do ano passado por Peter Sauber exatamente por sua competência no que faz e prova disso é a sensível melhora no desempenho dos carros suíços desde sua chegada e a proporcional perda de rendimento da sua antiga casa, a Force Índia. Um profissional como Key vale muito para uma equipe sob pressão como a Sauber e seria rapidamente aproveitado por alguma de suas equipes rivais. Além disso, não parece haver disponível no mercado (pelo menos não abertamente) ninguém tão qualificado para assumir de imediato a vaga dele na escuderia de Hinwill.

Por mais que sua falha (ou de sua responsabilidade, enfim) tenha sido primária e acarretado numa pesada dupla desclassificação da equipe na prova de Melbourne (a asa traseira do carro não apresentou a curvatura exigida pela FIA), o papel crucial que desempenha na reestruturação e ascensão da equipe e a notória importância no plano de longo prazo da mesma me parecem suficientemente relevantes para lastrear sua permanência.

Mas como tudo é possível, vamos ver o que vai dar. Ou melhor, o que não não deverá mudar.

Force Índia estréia nova asa dianteira

Uma das equipes que mais perdeu desempenho se compararmos os inícios de ano de 2010 e 2011,a Force índia mostra que não vai aceitar facilmente essa queda. Na Austrália estreou um nova asa dianteira, como o desenho principal muito similar ao anterior, mas com novas aletas aerodinâmicas em sua superfície, como vemos nos quadrados destacados em amarelo.

Vamos lembrar que o próprio piloto da equipe, Adrian Sutil, disse que o inicio do ano talvez fosse mais difícil para eles, mas que tinham ambiciosos planos de constantes evoluções a serem apresentadas ao longo do ano inteiro, com as quais pretendem voltar a disputar os pontos com maior facilidade.

Clique na imagem para ampliá-la