domingo, 22 de maio de 2011

Desvendado o fundo da Ferrari

Senhoras e senhores, babem! Apreciem essa imagem. Trata-se de uma imagem muito rara e muito cobiçada no mundo da F1: O assoalho inteiro de um Formula 1 de ponta, em todos os seus detalhes que normalmente ficam escondidos do público e dos olhares curiosíssimos das equipes rivais. Pois bem, Massa abandonou a corrida na brita e na hora da equipe de resgate levantar o carro para colocá-lo guincho essa preciosidade foi obtida.

Note a madeira no centro da peça, cujo desgaste permitido é mínimo para evitar que os carros andem muito baixos (implantada após o acidente de Senna), as aletas que direcionam o fluxo de ar vindo do fundo do carro no difusor traseiro. Perceba também como as beiradas do assoalho junto às rodas são de metal e estão afetadas pelo calor dos escapamentos, cujo fluxo de ar sai ali e é direcionado por cima do assoalho para ganho de pressão aerodinâmica. Aquele buraquinho bem no meio é para acionar a partida do motor
Clique na imagem para ampliá-la (bastante!)
 

GP da Espanha - Resultados e análise

Não adianta, mesmo com a asa móvel (DRS) a pista de Barcelona não é muito amiga das ultrapassagens. Ok, nessa corrida houve muito mais ultrapassagens do que na do ano passado, mas isso se deu pelos diferentes estágios de desgaste dos diferentes tipos de pneus usados, não por causa da pista em si, muito menos por causa da asa móvel que que pouco ou nada ajudou dessa vez.

Sobre a corrida em si fica claro que a Red Bull continua reinando absoluta, mas que a McLaren está chegando e quando os austríacos vacilam os ingleses estão no encalço. Nesse corrida por exemplo, sem o KERS funcionando no final, Vettel ficou todo o fim da corrida na alça de mira de Hamilton. Já Button fez uma boa acorrida se recuperando de uma largada ruim, usando a cabeça e sendo arrojado apenas quando necessario, para poupar pneus e Webber, o pole, sucumbiu, dando mostras que não deverá incomodar Vettel na disputa pelo título. Se continuar assim, "discreto", periga não ter seu contrato renovado.
A Ferrari, que liderou até o 1º pit-stop com Alonso, terminou uma volta atrás e Massa abandonando quando ja era em 11º. Terão que remar muito se quiserem não passar mais perrengue. Tudo culpa dos penus duros. Mas são duros para todos, que se virem, pois. Alonso fez o que podia e Massa entra pro time dos "discretos", o que ruim. A verdade é que ele não parece se sentir estimulado na equipe. Saia daí, eu lhe digo, será melhor. Stefano Domenicali está com seu saquinho de desculpas no fim e logo Montezemolo poderá chamá-lo na xinxa. Deve estar com uma coceirinha na região do pescoço...

Mercedes evoluiu, tendo feito uma boa corrida com Schumacher largando de 10º para 6º na primeira volta e la chegando. Rosberg,
que perdeu posições na largada, acompanhou e embora em alguns momentos parecesse mais rápido, não conseguiu passar. Sauber, conseguindo competentemente poupar pneus, mostrou que continua com carro para beliscar os pontos e Renault não mostra mais a força das 2 primeiras corridas, embora sejam ainda uma equipe a ser respeitada. Na corrida Petrov caiu fora dos Top 10 e Heidfeld, saindo de último chegou num meritório 9º.
Depois vieram as Force-Índia e as Toro Rosso, mostrando que não tem nenhum grande carro para tentar "pulos do gato". A Williams continua mais perdida que cego em tiroteio. Maldonado, que largou entre os 10 primeiros chegou em 15º sem cometer erros, portanto pesa no carro a culpa dessa queda. Barrichello que com problemas de cambio largou em 19º, chegou em um discretíssimo 17º, pois além de tudo teve um péssimo pit-stop de 12 segundos (a média é entre 3 e 4). Ao fim da corrida explicou que esses pneus novos privilegiam os melhores carros, pois eles poupam melhor a borracha, e como os melhores carros estão nas equipes mais ricas, já viu né, "o cima sobe e o de baixo desce".

Quem teve uma corrida melhor e chegou a figurar bem no pelotão intermediário foi a Lotus, e com seus dois carros, mas no fim Kovalainen bateu e Trulli chegou em 18º, mas fica a impressão que estão se descolando da Virgin, que já começa a ser superada pelas Hispânia.
 
Pos. PilotoEquipeTempo
1. Sebastian VettelRed Bull1:39:03.301
2. Lewis HamiltonMcLaren+0.630
3. Jenson ButtonMcLaren+35.697
4. Mark WebberRed Bull+47.966
5. Fernando AlonsoFerrari+1 Volta
6. Michael SchumacherMercedes Grand Prix+1 Volta
7. Nico RosbergMercedes Grand Prix+1 Volta
8. Nick HeidfeldRenault+1 Volta
9. Sergio PerezSauber+1 Volta
10. Kamui KobayashiSauber+1 Volta
11. Vitaly PetrovRenault+1 Volta
12. Paul di RestaForce India F1+1 Volta
13. Adrian SutilForce India F1+1 Volta
14. Sebastien BuemiScuderia Toro Rosso+1 Volta
15. Pastor MaldonadoWilliams+1 Volta
16. Jaime AlguersuariScuderia Toro Rosso+2 Voltas
17. Rubens BarrichelloWilliams+2 Voltas
18. Jarno TrulliLotus F1+2 Voltas
19. Timo GlockVirgin Racing+3 Voltas
20. Jerome d` AmbrosioVirgin Racing+4 Voltas
21. Narain KarthikeyanHRT F1 Team+5 Voltas
Não terminaram
22. Felipe MassaFerrari+8 Voltas
23. Heikki KovalainenLotus F1+18 Voltas
24. Vitantonio LiuzziHRT F1 Team+38 Voltas