sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Os nomes para a vaga de Massa

Numa pensada rápida, penso que dos pilotos citados pela imprensa como de possíveis substitutos de Felipe Massa na Ferrari para 2013, a maioria não ia realmente sair ganhando com a troca ou seria de real interesse da equipe - isso se é que Massa realmente será substituído:

  • Jenson Button: tem contrato com a McLaren, uma equipe inglesa como ele onde tem ótimo relacionamento e chances reais de liderar (ano passado foi prova). Será que valeria a pena para um campeão mundial romper seu contrato atual, onde tem espaço para trabalhar e ir para a Ferrari para ser declaradamente o Nº2 de Alonso?



  • Lewis Hamilton: Seu contrato atual vence no fim do ano. Pela mesma razão de Button, não vale a pena para ele coorer na Ferrari, com o agravante que sua própria experiência já provou que a relação pode não dar certo. Mais: Alonso aceitaria um piloto tão forte e com esse histórico de conflituoso? Muitos vêem nessa posibilidade de troca de time um mero instrumento de pressão para barganhar melhores condições na sua renovação com a McLaren.


  • Kimi Raikkonen: além da questão acima (ser o 2º piloto da equipe), o finlandês não tem uma relação muito boa com Montezemolo. Some a isso o fato de ser claramente o 1º piloto da Lotus, uma equipe que se não é tão estruturada como a Ferrari, também não está capenga e lhe deu um bom carro. Esse flerte com os italianos, assim como Hamilton, tem cara de valorização de seu passe para melhorar seu salário.

  • Sérgio Perez: de todos os pilotos cotados para a vaga de Massa é o que mais teria vontade, vantagem e disponibilidade de assumí-la, mas também é o que menos dá segurança aos italianos quanto a sua regularidade, uma vez que ainda não tem nem 2 temporadas completas. Será que Perez já conta com a experiência e preparo para correr numa equipe grande?



  • Heikki Kovalainen: Para quem já fez o papel de escudeiro em equipe grande (McLaren 2008/2009) e saiu de lá reclamando de não ter tratamento igual, se houver realmente interesse da Ferrari, será que aceitaria retomar o papel que que detestou? Para quem pretende reconstruir a carreira, pode ser ao mesmo tempo uma promoção - voltar para uma equipe grande - e uma sentença: eterno segundo.


Isso para falar nos nomes principais, lembrando que Alguersuari, Sutil, Di Resta, Hulkenberg e outros também orbitam, com menos visibilidade, as rodas de rumores, e rumor a gente já sabe: a cada semana tem um novo e sempre há algum interesse por trás dele (valorizar passe de um piloto no mercado, por ex.).

Por fim, uma pergunta deve ser feita: Que carreira sobreviveria a uma comparação direta de resultados na pista com Fernando Alonso, o piloto atualmente mais completo do grid? Pode ser que um desses candidatos queira pagar para ver, como fez com sucesso Button ao ir para a McLaren em 2010, mas Alonso mete mais medo, está no seu ápice. Esse fantasma de ser segundão de Alonso joga a favor da renovação de Felipe que tem, entretanto, que reagir solidamente (ver matéria sobre isso AQUI) a partir do próximo GP.