domingo, 8 de maio de 2011

GP da Turquia - Resultados e análise

E deu o óbvio: Red Bull sobrou nas mãos de Vettel que caminha a passos largos rumo ao bicampeonato aos 23 anos de idade. Vejamos a corrida de cada uma das equipes:

Red-Bull: Sobrou de novo, tem o melhor carro tanto na classificação como na corrida.Vettel domina tudo e Webber, eficiente, só consegue acompanhá-lo, de longe. Se o KERS ainda não está 100%, nesse fim de semana pelo menos não criou problemas. Nesse ritmo, periga a equipe ser campeã logo depois do meio do ano.

Ferrari: fazendo o melhor que pode, não se destacou na classificação e na corrida Alonso soube fazer uma boa corrida sendo agressivo o tempo todo para garantir um muito bem vindo 3º lugar, que chegou a ser 2º antes de Webber acabar com a festa. Massa não teve uma classificação muito feliz e na corrida foi agressivo, mas uma escapada e os erros da equipe em todos os seus pit-stops conseguiram colocá-lo abaixo da zona de pontos. Erraram de propósito? Não, mas arrisco dizer que tomam mais cuidado com que é prioritário e é prioritário quem é mais rápido, independente de nacionalidade.

McLaren: Como não trouxe novidades para seu carro nessa etapa, perdeu terreno pra concorrência em relação à performance apresentada na Malásia, onde era "vice-absoluta" e agora dividiu com Ferrari a posição de melhor atrás da Red Bull. Seus pilotos fizeram corridas decentes mas uma estratégia ousada demais (um pit a menos) para Button não lhe permitiu capitalizar mais que uma 6ª posição. Hamilton, devorador de pneus, fez uma corrida correta apesar do erro na primeira volta quando tentou uma ultrapassagem difícil e perdeu posições. Depois teve um probleminha nos pits mas terminou no 4º lugar sem ameaçar Alonso. Precisam melhorar.

Mercedes: Mostrou-se melhor em classificação do que em corrida. Rosberg, fã da asa móvel, talvez relativize um pouco sua ardorosa paixão pelo invento depois de ser ultrapassado por muitos, ainda que tenha ultrapassado outros tantos. Quanto a Schumacher, só não digo que esteve irreconhecível porque ele sendo passado por todo mundo e "ousando" demais nas defesas de posição já começa a ser uma imagem comum na F1 desde 2010. No fim a Mercedes viu Rosberg chegar num bom 5º lugar, Schumacher num fraco 12º e a Renault passar a sua frente no campeonato de construtores.

Renault: Mais fraca que nas corridas iniciais, começa a se distanciar do pódio e viu seus dois pilotos se triscando na pista.  No fim Heidfeld ficou a frente de Petrov, mas nenhum dos dois fez uma grande corrida nem ficaram à frente de carros melhores por méritos seus e sim por circunstâncias. o bom é que ambos pontuaram e alavancaram a posição da equipe ao 4º lugar.

Toro-Rosso: Com uma parada a menos e uma condução racional, Buemi levou sua Toro Rosso à uma boa 9º colocação e 2 pontos. Meritos do piloto, que soube ser agressivo mas não acabar com os pneus e do carro, que permitiu isso a seu piloto. Alguersuari não aguentou e teve que parar no finzinho, chegando em 15º. Aos poucos Buemi se destaca na vital disputa interna, lembrando quem um dos dois pode ser promovido à Red Bull no fim do ano ou demitido pra entrada do reserva Daniel Ricciardo, antes do fim do ano.

Sauber: Uma corrida razoável para uma equipe razoável. O carro, se não é nenhuma maravilha, permite seus pilotos lutar por um ou outro pontinho quando as outras equipes mais fortes tropeçam. Kobayashi, largando em último fez ótimas e arriscadas ultrapassagens e mereceru seu ponto, e olha que teve um pneu furado num toque com Buemi. Sérgio Perez errou, principiante que é, e teve que parar logo no começo pra trocar o bico depois de se engalfinhar com alguém. Depois fe sua corridinha discreta, sem grandes lances.

Force-Índia: Com um carro inferior ao que teve no ano passado, pontuar se torna um objetivo mais difícil. Sutil fe uma corrida raoável, passando Barrichello na segunda metade da coriida quando o brasileiro ja sofria com o desgaste acentuado de sesu pneus e a ausência do KERS, mas levou passão de Koba. Já di resta, em corrida igualmente discreta, mas eficiente, abandonou

Williams: Que tristeza... Só chegaram à frente das novatas Lotus, Virgin e Hispânia. Alguersuari ficou atrás de Barrichello porque teve que fazer uma parada não programada na penúltima volta e se a pista tivesse mais 500 metros passava o brasileiro fácil (chegou a). Se na classificação a coisa foi sofrível, com Barrichello tirando leite de pedra ao largar na 11ª posição, em ritmo de corrida não havia o que fazer, todo mundo passava as Williams, que não contaram o o KERS depois que ele esquentou demais. Agora é esperar que as novidades como o novo escapamento e assoalho que estreiam na Espanha façam alguma coisa pela equipe que não marcou nem um único e mísero pontinho nesse pior início de campeonato de sua história (está em 10º lugar).

Lotus, Virgin e Hispânia:
Lotus fez uma corrida razoável, chegando a ver Kovalainen à frente de Maldonado em certa hora, mas no fim ficou atrás. Pra quem queria marcar pontos, ta longe ainda, mas se distância de Virgin e Hispânia, que por sua vez estão cada vez mais próximas em desempenho de pista, com a Hispânia tendo a seu favor mais durabilidade que a equipe virginal.

Veja abaixo o resultado final da corrida e como ficaram os campeonatos de pilotos e construtores:

1
Sebastian VettelRed Bull
2
Mark WebberRed Bull
3
Fernando AlonsoFerrari
4
Lewis HamiltonMcLaren
5
Nico RosbergMercedes
6
Jenson ButtonMcLaren
7
Nick HeidfeldRenault
8
Vitaly PetrovRenault
9
Sebastien BuemiToro Rosso
10
Kamui KobayashiSauber
11
Felipe MassaFerrari
12
Michael SchumacherMercedes
13
Adrian SutilForce India
14
Sergio PerezSauber
15
Rubens BarrichelloWilliams
16
Jaime AlguersuariToro Rosso
17
Pastor MaldonadoWilliams
18
Jarno TrulliLotus
19
Heikki KovalainenLotus
20
Jerome d’AmbrosioVirgin
21
Narain KarthikeyanHRT
22
Vitantonio LiuzziHRT

PosPilotoPontos
1Sebastian Vettel93
2Lewis Hamilton59
3Mark Webber55
4Jenson Button46
5Fernando Alonso41
6Felipe Massa24
7Nick Heidfeld21
8Vitaly Petrov21
9Nico Rosberg20
10Kamui Kobayashi8
11Michael Schumacher6
12Sébastien Buemi6
13Adrian Sutil2
14Paul Di Resta2
15Jaime Alguersuari0
16Rubens Barrichello0
17Jarno Trulli0
18Sergio Pérez0
19Jérôme D'Ambrosio0
20Heikki Kovalainen0
21Timo Glock0
22Pastor Maldonado0
23Narain Karthikeyan0
23Vitantonio Liuzzi0
PosEquipePontos
1Red Bull/Renault148
2McLaren/Mercedes105
3Ferrari65
4Renault42
5Mercedes26
6Sauber/Ferrari8
7Toro Rosso/Ferrari6
8Force India/Mercedes4
9Lotus/Renault0
10Williams/Cosworth0
11Virgin/Cosworth0
12HRT/Cosworth