quinta-feira, 13 de maio de 2010

Crash test

Nesses três vídeos, vemos a diferença entre projetos novos e antigos de carros e como a segurança avançou na defesa da integridade dos passageiros dos carros.

Nesse primeiro vídeo vemos um carro alegadamente chinês do fim da década de 70 sendo destruido num teste de colisão simples ao qual deveria resistir e proteger seus ocupantes, virtualmente trucidados nessa simulação:



A seguir vemos a diferença entre carros novos bem projetados (Lexus e Fiat) e carros igualmente novos e mal projetados (chineses) cujos resultados evidenciam a os riscos aos quais seus proprietarios estão sujeitos. Essa é a demonstração cabal de que "O (carro) barato pode acabar te custando caro (sua vida)":
 

Por fim vemos como a segurança dos carros evoluiu nos últimos 50 anos ao colidirmos um carro de 2009 (o Chevrolet Malibu que será vendido no Brasil ainda esse ano) e um Carro de 1959, o Chevrolet Belair. Esse teste também desmonta a teoria que os carros antigos eram mais sólidos e resistentes contra colisões e por isso protegeriam mais seus ocupantes dos que os carros novos:

Force India e sua pequena novidade

Depois de olhar com muito cuidado as fotos iniciais de Mônaco, tornou-se visivel a primeira e muito sutil modificação da Force-Índia em relação às corridas anteriores. Um pequena alteração na aleta de suporte da sua asa dianteira, que era mais quadrada e agora ganha a opção mais arredondada, veja na imagem abaixo: