sexta-feira, 24 de maio de 2013

Troca-troca de motores para 2014 está ebulindo

Os rumores no Paddock da Fórmula 1 sobre quem vai correr com que motor em 2014 estão fervilhando em Mônaco. Os mais recentes dão conta de que a Williams, que já correu de BMW, Cosworth, Toyota e Renault nos últimos 8 anos, deverá trocar mais uma vez de fornecedor de motor.

Nesse cenário sairiam os franceses do losango e entrariam os alemães da estrela a partir do ano que vem. Os propulsores da Mercedes, segundo se fala, seriam mais baratos que os da fabricante do Clio e o novo acordo aconteceria com a benção do onipresente Toto Wolff, ainda acionista da Williams e também acionista e diretor da Mercedes, claro.

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Além disso é esperado para os próximos dias o comunicado da Toro Rosso anunciando que trocará os motores Ferrari pelos Renault também para o ano que vem, ficando assim com o mesmo fornecedor de sua irmã maior, a Red Bull.

Ainda com base no que trazem os ventos europeus, os motores italianos,tido como menos caros dos três fabricantes, estariam sendo cortejados pela Marussia, única que ainda usa os da Cosworth, que sairá da categoria no fim desse ano. Lembre que pela equipe russa corre o piloto da academia de talentos da Ferrari, Jules Bianchi, que vem fazendo uma boa temporada e cuja entrada pode ter sido facilitada exatamente para "azeitar" um acordo desse tipo. Outra equipe que pode estar procurando alternativas e assim pressionando a Renault seria a Caterham. A ver...

ATUALIZADO: Tony Fernandes hoje veio a público reafirmar a aliança da sua equipe (Caterham) com a fornecedora Renault, comprometendo-se a manter a parceria pelo ano de 2014 e aprofundá-la com trabalhos conjuntos também com os seus carros esporte de rua.

Acidente com 14 carros marca corrida da GP2 em Mônaco

Um acidente na traiçoeira curva Sainte Devote da pista de Mônaco na corrida dessa sexta-feira da GP2 marcou a primeira de duas baterias disputadas pela categoria. Numa tentativa ousada de tentar recuperar a perdida primeira colação na largada ruim, o venezuelano Johnny Ceccoto Jr. errou o ponto de freada e passou reto na primeira curva, causando um mega engavetamento de carros que levou mais 13 carros consigo. Ninguém bateu forte nem ficou ferido.

O resultado foi uma bandeira vermelha de 40 minutos para limpar a pista, a não participação de 9 pilotos da relargada por suas equipes não conseguirem arrumar os carros a tempo da segunda largada e a punição do venezuelano, que está, ao meu ver injustamente suspenso da segunda corrida desse sábado.

O brasileiro Felipe Nasr foi um dos que relargou e chegou em 4º lugar. Sobre a punição ao estabanado Ceccoto, acho um pouco injusta (pelo menos com essa severidade) porque foi um erro, nem acertou outro piloto com perigo - na verdade ele que foi acertado - só deu azar de ser na terrível curva Sainte Devote, onde as coisas tendem a ser complicadas por não ter área de escape e na largada quanto todos estão juntos. Veja as imagens antes que Bernie tire-as do ar!

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Ferrari corre sem "para-brisas" em Mônaco

A equipe Ferrari treinou em Mônaco sem o "para-brisas" instalado no seu carro, o F138. Tanto o carro de Felipe Massa como o Fernando Alonso foram fotografados na pista sem a discreta peça de acrílico que deflete o ar logo à frente do cockpit dos pilotos, direcionando o o fluxo de ar para cima.

Não se sabe se a pequena peça (presenta na foto da direita, na Espanha e ausente na imagem da direita, ontem) foi descartada apenas para essa corrida pela baixa velocidade do circuito, onde tal adereço teria pouco efeito no comportamento aerodinâmico do carro ou se é uma modificação que permanecerá em outras etapas do mundial. Algo me diz que é algo que veremos apenas nessa pista. Vamos aguardar e conferir. Clique na imagem para ampliá-la.

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Senna e a "volta mágica" de classificação

Nesse vídeo o ex coordenador da McLaren e amigo de Ayrton Senna, Jô Ramirez e o veterano jornalista inglês Gerald Donaldson discutem sobre o piloto brasileiro e sobre suas famosas "voltas mágicas" nas classificações, especialmente em Mônaco onde ele chegou a colocar 1,5 segundos de vantagem em cima do segundo colocado do grid, Alain Prost. Falam também daquela famosa batida no principado em 1988, onde o piloto teria perdido a concentração por causa de uma mensagem de rádio de Ron Dennis que pedia para ele andar mais devagar pois já não havia chances do francês, em segundo, chegar à frente dele. Tudo em inglês, não achei versão legendada:

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Onboard na pole de 1990:


Ayrton Senna Monaco Lap por titof_prod