quarta-feira, 14 de julho de 2010

Análise do meio de ano: RED BULL

Depois de uma temporada forte em 2009, a Red Bull começou a temporada 2010 como uma das grandes favoritas aos título de construtores e pilotos. A receita básica para isso foi a mesma do ano anterior: Andrian Newey, Sebastian Vettel e Mark Webber. Um item que eles tentarm adicionar foi o motor Mercedes, mas isso foi vetado pela sua rival Mclaren, obrigando-os a ficar com os apenas razoáveis Renault. Mesmo assim a confiança era tanta que o lançamento do carro da equipe foi o último entre as grandes, perdendo uma valiosa sessão de testes para evitar que copiassem alguma ideia de seu carro.

No início do ano, a Red Bull parecia continuar o problema que lhe afetou também no ano anterior: Confiabilidade. Vettel perdeu duas corridas, onde tinha tudo para vencer, por problemas do carro. Com o passar do tempo esses problemas parecem ter sido solucionados, mas ainda assim aprecem de vez em quando, e se não tiram seus pilotos da corrida, os obrigam a não tirar tudo que o carro tem a oferecer.

Recentemente entretanto a equipe tem um grande problema nas mãos, seus pilotos. Sebastian Vettel, ainda que menos, continua cometendo alguns erros típicos de pilotos afoitos e ainda inexperientes e Mark Webber sabendo-se menos talentoso, tem usado seu poder de fazer pressão política e psicológica para tentar desestabilizar seu companheiro e ganhar a disputa interna da equipe, mesmo que fique contra esta. O grande risco dessa estratégia de Webber e que a disputa interna acabe por favorecer suas rivais mais harmônicas, sobretudo a Mclaren, de quem está atrás na tabela.

Mais do que uma vitória de Mclaren ou Ferrari, a eventual perda desses títulos seria uma enorme derrota interna da Red Bull, que assinaria com letras garrafais o livro dourado da incompetência, graças sobretudo a falta de pulso do seu diretor Christian Horner que não tem conseguido domar seus próprios empregados. Eles ainda tem o melhor carro e uma excelente combinação de talento e experiência pilotando-os, resta ver se nesse segundo semestre conseguirão colocar ordem na equipe e capitalizar esse potencial ou se repetirão, guardadas as devidas proporções, o fiasco da Mclaren de 2007.

A asa da discordia da Red-Bull

Mais do que a asa em si, a maior diferença mais notável é o bico.Na foto abaixo, vemos os dois modelos, o de cima é o bico velho, que Webber teve que usar na classificação e na corrida, o de baixo é o novo, de Sebastian Vettel, que segundo a revista italiana especializada Autosprint, teria sido inspirado no bico da Force-Índia, comparem: (Clique na imagem para ampliá-la)