quinta-feira, 17 de abril de 2014

Ecclestone planeja nova F1 com pilotos aposentados


Bernie Ecclestone revelou estar pensando em lançar uma categoria no melhor estilo Fórmula 1 masters parecida com as que já existem no golf e no tênis, e que reuniria ex-pilotos de Fórmula 1 que ainda se sentem dispostos a competir nas pistas.

Ainda segundo informa a revista Forbes, Ecclestone já teria registrado o nome "Historic Formula One" com esse intuito. Gerhard Berger disse ter certeza que seria um sucesso e que muitos ex-pilotos gostariam de participar. A nova categoria poderia utilizar os antigos motores V10  dos anos 90 e seria uma preliminar das corridas da temporada regular da categoria atual. O ex-piloto e atual comentarista Martin Brundle disse: "seja lá qual o formato das corridas, eu quero participar, especialmente se ela for preliminar das etapas de F1" Eddie Irvine, o quase campeão de 1999 também opinou sobre a possibilidade de sucesso dessa categoria: "Pessoalmente, não é pra mim, mas penso que os fãs iriam adorar e alguns pilotos também." 

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Bernie Ecclestone também falou um pouco sobre seu conceito: "uma categoria com antigos pilotos seria uma boa ideia. Falamos sobre isso e devemos fazer algo, muitos desses antigos pilotos ainda são muito bons e você os colocaria em seus antigos carros." acrecentando que hoje em dia até existe uma categoria (licenciada por ele) que usa esses carros antigos, "mas eles tem pilotos diferentes, eles correm com as pessoas que compraram esses carros, não pessoas como Mansell e Piquet, minha idéia seria usar estes."

Alguns anos atrás houve uma iniciativa semelhante, a GP Masters, que reunia vários ex-pilotos de F1 acima dos 40 anos como Nigel Mansell, Emerson Fittipaldi, Ricardo Patrese, Rene Arnoux, Alan Jones, Jacques Laffite, Eddie Cheever etc em carros parecidos com Fórmula Indy em pistas menos conhecidas, mas a categoria acabou não dando certo, algo improvável de acontecer sob a tutela de Ecclestone.

A idéia parece ótima e já posso imaginar que por aqui Rubens Barrichello seria um dos possíveis interessados em competir nela, mas será que Bernie realmente quer tirá-la do papel ou apenas achou um jeito de falar que a F1 antiga (sem os motores turbo) era melhor para pressionar a FIA por mudanças na atual categoria?