sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A perigosa saída de Red Bull e Ferrari da FOTA

Primeiro foi a Hispânia, que em janeiro desse ano abandonou a FOTA (Associação das Equipes de Formula 1) por acreditar que ela só representava o interesse das mais ricas. Mas até aí tudo bem, afinal é a equipe menos importante de todo o grid e sua saída não mudaria a cotação do dolar...

Só que agora duas de suas maiores protagonistas anunciaram que também estão saindo. Red Bull e Ferrari alegam que a associação exite exatamente para resolver entre as próprias equipe os dois maiores problemas em discussão na F1 atual: O novo Pacto da Concórdia, que definirá quanto as equipes deverão receber de Bernie Ecclestone no próximo contrato entre as partes, e o RRA, o "Acordo de Redução de Recursos", para que os custos das equipes sejam diminuídos reduzindo o abismo entre as poucas equipes ricas e as demais, numa tentativa de trazer maior competitividade ao grid.

Só que pelo andar da carruagem as equipes (não só Red Bull e Ferrari) não chegaram a um acordo interno exatamente sobre esses dois pontos vitais, esvaziando, na visão dessas duas equipes, a exata razão da existência da associação.

Quais as consequências diretas desse esvaziamento da FOTA? O enfraquecimento das equipes ante a Bernie Ecclestone, que administra o dinheiro arrecadado com TV e demais produtos da marca "Formula 1" e a criação de um cenário de maior desunião interna entre as equipes, que não terão mais que pensar como um grupo e passarão a pensar nos interesses de cada uma individualmente, mesmo que não seja o melhor para a categoria e suas rivais.

Se a coisa desandar como parece que vai, a distância entre as equipes ricas e pobres deverá aumentar ainda mais e em breve corremos o risco de ver mais equipes (inclusive tradicionais) abandonando a Formula 1, pois quanto maior a diferença de resultados entre equipes grandes e pequenas, mais dificuldade terão as menores de conseguir patrocínios e assim o abismo entre elas vai se aprofundando num ciclo vicioso até o momento em que elas joguem a toalha, seja por não terem condições financeiras de fazer um trabalho digno na pista, seja por não conseguirem mais pagar nem sues mecânicos...