terça-feira, 6 de maio de 2014

A briga - e a paz - de Senna e Irvine

O novato e retardatário Irvine dando canseira ao líder Senna

Em sua corrida de estreia, o GP do Japão em Suzuka, 1993, o jovem Eddie Irvine se meteu numa confusão com Ayrton Senna. Liderando a corrida, o tricampeão se aproximou do 6º colocado para dar-lhe uma volta quando, após certa dificuldade em ultrapassá-lo, viu-se encaixotado atrás de Damon Hill, o 5º. Foi então que o retardatário Irvine, que disputava com Damon Hill da Williams o 5º posto mas uma volta atrás, devolveu a ultrapassagem no brasileiro e ainda quase bateu rodas, até finalmente ser superado e ficar para trás.

Após a cerimônia do pódio da prova vencida por ele, ainda vestido com o macacão de corrida e a cabeça quente, Senna foi aos boxes da equipe Jordan tirar satisfações com o impetuoso novato e a coisa entre eles esquentou...

O momento chave da discussão, descontados alguns palavrões, teria sido mais ou menos esse (confira o áudio original em inglês abaixo):



Senna: "(...) Porque você me passou naquela chicane?"
Irvine: "Porque você estava muito lento."
Senna: "Então como é que você me explica eu ter lhe dado uma volta?"
Irvine: "Se ia tão rápido, então porque não me ultrapassou?"

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Essa última resposta atrevida teria irritado Senna que o empurrou com as duas mãos, derrubando-o sobre uma mesa. Ao ficar de pé novamente o irlandês ainda levou soco do brasileiro no lado direito do rosto, quando finalmente a turma do "deixa disso" interviu separando os exaltados pilotos...

O que pouca gente lembra - ou sabe, é que nos testes de inverno de 1994 em Portugal, já na Williams, Senna procurou Irvine nos boxes da Jordan para selar a paz e encerrar a cisma, conforme essa rara foto obtida pelo Rian Assis e publicada em seu ótimo blog F1 Nostalgia comprova:
A paz veio no início do ano seguinte