sábado, 13 de outubro de 2012

GP da Coreia: Classificação e análise

Provável ponto de vista dos rivais para os carros da Red Bull durante o GP
Mais uma vez a Red Bull sobrou na pista, mostrando que Newey, mesmo quando demora um pouco, acaba reagindo e quando o faz , faz com maestria. Seus carros estavam muito superiores aos dos rivais e Vettel, segundo ele mesmo, só não levou a pole porque seu engenheiro o soltou na pista quando havia tráfego à sua frente (Felipe Massa), o que acabou prejudicando sua volta. Melhor para Webber!

Abaixo vai minha breve análise na tradicional relação de "quem ganhou, quem perdeu" nessa classificação do GP, lembrando que Daniel Ricciardo da Toro Rosso deverá perder 5 posições por romper o lacre de seu câmbio para verificar o motivo de seu abandono no Q2.


Quem ganhou:

  • Mark Webber, capitalizando um brilhareco num campeonato que, em tese, já está fora da disputa. Será que a Red Bull manda -sutilmente- ele abrir pro Vettel?
  • Vettel, tem tudo para terminar à frente de Alonso e assumir a ponta do campeonato
  • Hamilton, mostrando que depois das Red Bull, ele é o mais rápido.
  • Lotus, com seus dois carros no top 10, dessa vez com Kimi à frente do temerário francês.
  • Felipe Massa, acompanhando de perto Fernando Alonso, exatamente o que é esperado dele pela Ferrari.
  • Nico Hulkenberg, em meio à rumores sobre ir para a Sauber, passa para o Q3 seis posições à frente de seu companheiro que não é nada ruim.
  • Charles Pic, largando à frente de seu companheiro de equipe mais experiente
  • Vitaly Petrov, assim como Pic, mostrando - de novo - que seu companheiro com mais "pedigree" não é imbatível.

Quem perdeu:

  • Jenson Button, ficando com um carro rápido na porta do Q3, o que certamente vai dar mais trabalho para escalar posições.
  • Sauber, com seus dois carros fora do Top 10, fica mais distante da meta de passar a Mercedes na tabela.
  • Paul Di Resta, "apanhando" de novo de Hulkenberg.
  • Williams, longe do Q3 numa situação que os distanciam da meta de tentar passar a Force Índia nos pontos.
  • Bruno Senna, eliminado no Q1 junto com as nanicas, graças, segundo ele, à problemas na asa dianteira e o tempo a menos de pista na sexta-feira.
  • Kovalainen, que vira e mexe aparece em especulações de que estaria sendo sondado por equipes maiores, mas mostrando que não é muito melhor que o russo ao seu lado.
  • Karthikeian, que sequer saiu para marcar tempo por problemas em seu carro.



Pos. Piloto                Equipe               Tempo        Dif.  
 1.  Mark Webber           Red Bull-Renault     1m37.242s
 2.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m37.316s  + 0.074
 3.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes     1m37.469s  + 0.227
 4.  Fernando Alonso       Ferrari              1m37.534s  + 0.292
 5.  Kimi Raikkonen        Lotus-Renault        1m37.625s  + 0.383
 6.  Felipe Massa          Ferrari              1m37.884s  + 0.642
 7.  Romain Grosjean       Lotus-Renault        1m37.934s  + 0.692
 8.  Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes 1m38.266s  + 1.024
 9.  Nico Rosberg          Mercedes             1m38.361s  + 1.119
10.  Michael Schumacher    Mercedes             1m38.513s  + 1.271 Q3
11.  Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m38.441s  + 0.674
12.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari       1m38.460s  + 0.693
13.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari       1m38.594s  + 0.827
14.  Paul di Resta         Force India-Mercedes 1m38.643s  + 0.876
15.  Pastor Maldonado      Williams-Renault     1m38.725s  + 0.958
16.  Daniel Ricciardo*     Toro Rosso-Ferrari   1m39.084s  + 1.317
17. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m39.340s + 1.573 Q2 18. Bruno Senna Williams-Renault 1m39.443s + 1.235 19. Vitaly Petrov Caterham-Renault 1m40.207s + 1.999 20. Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1m40.333s + 2.125 21. Charles Pic Marussia-Cosworth 1m41.317s + 3.109 22. Timo Glock Marussia-Cosworth 1m41.371s + 3.163 23. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1m42.881s + 4.673 24. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth Sem tempo Q1