domingo, 5 de fevereiro de 2012

Nova Red Bull 2012?

Essa imagem vazou. Seria o RB8 chegando a Jerez. A definição da imagem não é boa, mas se for mesmo o carro novo, parece que ele não tem o tal calombo no bico e se parece muito com o carro de 2011, pelo menos observando-o desse ângulo.

Nova Lotus E20

Eis o novo carro da Lotus E20 (ex-Renault) a ser pilotado por Kimi Raikkonen e Romain Grosjean em 2012. Como vemos ele tem o famigerado "calombo" no bico, mas ele é mais discreto que o da Ferrari e Caterham, com sua parte central quase plana em relação às laterais protuberantes.

De resto nada de muito diferente do já visto nos concorrentes ou mesmo no modelo do carro do ano anterior, mas isso é por fora, vai saber por dentro das "entranhas" do carro...

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VÍDEO:


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A McLaren-Lamborghini

Em 1993, já vendo que os motores Ford não tinham futuro na equipe, Ron Dennis decidiu testar os motores V12 da Lamborghini para ver se eram uma alternativa boa para a temporada de 1994. Em testes sigilosos, Ayrton Senna e Mika Hakkinen andaram com um MP4-8 (o dessas 3 fotos) especialmente adaptado ao motor e gostaram do que sentiram, embora admitam que o motor precisava evoluir mais para se tornar realmente um motor top.


Após os testes em Silverstone e no Estoril, Ayrton Senna disse: "É muito bom, mas precisa de mais força e não é muito sofisticado. Eu tenho certeza que pode ser muito bom para a próxima temporada (...) eu tenho certeza que seria muito interessante eu correr com o motor Lamborghini no Japão".

Mika Hakkinen, outro que testou o motor nas duas ocasiões, disse em 2007: "Eu lembro bem claramente daqueles testes, haviam alguns problemas, é claro. Ele (o motor) era muito comprido, longo, pra começar, e isso não ajudava o (equilíbrio do) chassis. O consumo de combustível era maior (que o do V8 da Ford) e precisava de mais refrigeração, mas era um motor muito excitante", disse

"Nunca vou esquecer a sensação daquele momento", lembra Hakkinen. "Era impressionante, a potência continuava vindo, era fantástico, nós estavamos realmente, realmente voando, mas na reta do hangar (em Silverstone) indo pra curva Stowe, ele explodiu... E eu quero dizer, realmente explodiu! Foi muito grande, talvez a maior explosão de motor que eu já tive. Foi chocante, na verdade. Pedaços do motor e pistões voando pela esquerda e pela direita, passando pelo meu capacete. Foi uma explosão tão grande que fez um rombo no assoalho. Ainda assim foi um dos momentos mais especiais da minha carreira na Formula 1, e tinha um som incrível..."

Giorgio Ascanelli
, hoje na Diretor técnico da Toro Rosso mas na época engenheiro de pista de Senna, relembra: "Foram meses de trabalho sólido e no meio da temporada: novo controle de largada, chassis revisado, câmbio, eletrônica... foi muito trabalho. Só uma grande equipe como a McLaren poderia ter feito isso", diz."Nós fizemos algo bem especial. (O carro) era um pouco mais longo e pesado que o modelo com motor V8, mas era mais estável, tratava melhor os pneus e era consideravelmente mais potente."

Pouco após os testes, entretanto, Ron Dennis preferiu optar por uma parceria com a fabricante francesa Peugeot, que estava determinada a ingressar na Formula 1 para enfrentar sua rival Renault, e para isso queria uma parceira de peso como a McLaren, estando dispostos a abrir generosamente a carteira para garantir a preferência, o que pareceu determinante para seduzir Ron Dennis, que estava mal servido com os Ford inferiores aos usados na Benetton. Ron também gostou preferiu essa possibilidade por se tratar de um motor mais compacto e econômico (V10) e com mais possibilidades de desenvolvimento por se tratar de uma fábrica com experiência em diversas competições internacionais.

Com essa surpreendente desistência da McLaren, a Chrysler, então dona da Lamborghini, ficou tão chateada que cancelou o desenvolvimento do motor, deixando a atual parceira Larrousse na mão, saiu da Formula 1 e (não só por isso, é claro) no ano seguinte vendeu a marca de esportivos italiana para um desconhecido grupo Malaio, que posterioremente a vendeu à Volkswagen, de quem é até hoje.

2 anos de BLOG

2 anos depois, centenas de milhares de visitas, mais de mil posts, milhares de comentários. Tudo isso vai continuar e melhorar cada vez mais, sempre se mantendo fiel a sua proposta inicial: O BLOG JOSÉ INÁCIO FALOU é blog autoral, que expressa visões que tenho sobre fatos amparado por dados reais, isento em suas análises sem que isso se traduza em ataque ou deboche contra quem quer que seja (na verdade, se pensarmos bem isenção, de fato não existe no mundo, pois a partir do momento que se opta escrever primeiro sobre X e não Y ou Z, indiretamente já se "escolheu" o assunto X, mesmo que o texto seja frio).

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