quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Balanço de temporada - 2ª parte


McLAREN: No meu entender, o melhor carro da temporada. Começou o ano fazendo pole e vencendo e terminou o ano fazendo o mesmo, só que durante o ano deixou a desejar em várias paradas de box apesar do recorde da troca mais rápida da história de 2.31s, e viu alguns de seus desenvolvimentos deixar a desejar, desagradando sobretudo Button que demorou meses para se reentender com o carro. Deve começar forte 2013 e com base no carro desse ano deve ser a favorita a incomodar Red Bull desde a primeira corrida e o fato de só ter só um piloto experiente liderando o desenvolvimento, não precisará se dividir tanto entre os estilos de pilotagem de Hamilton e Button. Posição no Campeonato de Construtores: 3º

Lewis Hamilton: Nesse ano não oscilou tanto como vimos no campeonato anterior, estava com a cabeça mais centrada e os resultados vieram, só não disputando o título por problemas no carro que lhe tiraram vitórias certas. O clima entre ele e a equipe que vinha azedando há um tempinho motivou-lhe a aceitar o desafio de pular para a Mercedes, mesmo sabendo que lá não terá um carro tão bom como cá. Posição no Campeonato de Pilotos: 4º

Jenson Button: Esse conquistou os corações da equipe e mesmo sem a velocidade pura e arrojo de Hamilton conseguiu boas vitórias e reagiu às novidades do carro que prejudicaram muito seu estilo mais gentil de condução a partir do GP da Espanha, jogando-o lá pra trás no grid. Recuperado, experiente e motivado, deve se beneficiar da liderança natural da equipe em 2013, função que dividia com Hamilton esse ano e que nem sempre levava mudanças ao seu gosto. Posição no Campeonato de Pilotos: 5º

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

LOTUS: O modelo E20 da Lotus definitivamente não estava no mesmo patamar de competitividade de suas rivais, inclusive no numero de desenvolvimentos, recursos da sede e no tamanho do orçamento (a equipe amarga prejuízos milionários há anos). Nas retas, mesmo com asa móvel aberta, tinha dificuldade para alcançar os rivais, pois o carro era melhor nos trechos sinuosos, mas no geral era um carro previsível, sem grandes oscilações de desempenho de pista para pista (como chegamos a ver com Sauber e Williams algumas vezes). Vai ser interessante ver como eles vão evoluir o carro para o ano que vem. Posição no Campeonato de Construtores: 4º

Kimi Raikkonen: Um dos três melhores pilotos de 2012, sem a menor dúvida. Pontuou em 19 das 20 corridas e foi o único no grid a terminar todas. Não vou entrar na babação de ovo de seu estilo desligado e até rabugento que todos já conhecem e o torna um piloto diferenciado, mas sim do seu talento natural. É sabido que ele não gosta muito de participar de reuniões técnicas e ainda assim quando sentou no carro e acumulou um mínimo de experiência, sobrou em relação ao seu companheiro, que é rápido. Garantido em 2013, continuará liderando "silenciosamente" a equipe. Posição no Campeonato de Pilotos: 3º

Romain Gosjean: Errou muito e por isso tem sua vaga ameaçada (bem de leve) por nomes como Kovalainen e Kobayashi, segundo a imprensa finlandesa. Com o apoio financeiro da petroleira francesa Total e sendo empresariado pelo chefe da equipe Eric Boullier, deve ficar. Apesar dos muitos acidentes em que se meteu, a maioria por culpa própria, não se pode negar que ele é muito rápido. Em controlando um pouco seu arrojo nas voltas iniciais, poderá brilhar, lembrando que essa foi apenas sua primeira temporada completa na F1. Posição no Campeonato de Pilotos: 8º

Para ler a 1ª parte do balanço clique AQUI

Amanhã MERCEDES e SAUBER