terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O trunfo dos motores Renault

Segundo Jean François Caubet, Diretor da divisão de Motores da Renault (Renault F1) revelou ao jornal AS, menos é mais e no fim das contas os motores de sua fábrica teriam algumas importantes vantagens em relação aos seus rivais alemães, italianos no grid. Sobre os ingleses (da Cosworth) nem se fala.

"O motor Mercedes é cerca de 15 cavalos mais potente que o nosso, assim como o Ferrari oferece mais potência, mas em facilidade de condução (dirigibilidade) e economia de combustível o motor Renault está na frente, assim alcançamos os objetivos melhor que o Mercedes, precisamos de menos gasolina." esclarece Caubet, com surpreendente clareza sobre dados normalmente mantidos em sigilos, e ainda complementa: "A Red Bull, por exemplo, pode começar uma corrida com cerca de 15 a 18 litros a menos de combustível a menos no tanque do que a concorrência e isso estabelece a diferença." O que faz sentido, pois se o carro já nasce concebido com esses dados, seu tanque pode ser projetado menor e como o motor em sí também é um pouco menor que os rivais (segundo se comenta nos bastidores), os benefícios aerodinâmicos de um carro mais compacto também se fariam presentes.

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Vejamos isso na ponta do lápis: cada 10 litros a menos de combustível significa cerca de 0,3 a 0,4 segundos a menos nos tempos de volta dependendo da pista. Com 15 a 18 litros a menos, os carro equipados com os motores franceses largam numa corrida com uma diferença nada desprezível de cerca de 7 décimos de segundo por volta em relação ao peso de seus rivais mais potentes e volumosos o que segundo faz crer Caubet, acabaria compensando os 15 cavalos a menos.

E você, o que prefere, um pouco mais de potência ou um pouco menos de peso?

Quanto cada equipe andou até agora

Abaixo vemos a tabela com o total de voltas que cada piloto e equipe percorreram até agora. Embaixo da tabela está a quilometragem total de cada uma delas, incluindo aí apenas os carro modelo 2012, o que descarta os números da Mercedes e HRT. A equipe Marussia não andou sequer com o carro 2011.

Arte: Mário Sérgio G. F.





Lotus:                1.788 km
Williams:            1.647 km
Caterham:         1.585 km
Toro Rosso:       1.399 km
McLaren:           1.385 km
Force Índia:       1.363 km
Sauber:              1.319 km
Red Bull:            1.315 km
Ferrari:              1.195 km

Como curiosidade, entre os pilotos titulares que andaram com os modelos novos, quem mais acumulou quilometragem foi Bruno Senna da Williams, com 250 voltas num total de 1.107 km, e que menos andou foi Hulkenberg, da Force Índia com apenas 90 voltas e 398 km, visto que no primeiro dia que andaria com o carro novo o piloto reserva de sua equipe (Jules Biachi) bateu o logo na sua segunda volta pela manhã, impedindo o alemão de ir à pista até o dia seguinte.

Felipe Massa percorreu razoáveis 164 voltas e 726 km, contra os parcos 94 giros e 416 Km de seu companheiro de Ferrari Fernando Alonso.

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