domingo, 30 de junho de 2013

GP da Inglaterra - A corrida

Nesse Grande Prêmio da Inglaterra a zebra estava solta, com os pneus estourando como rojões de ano novo e o câmbio de Vettel dando pau e lhe deixando na mão pela primeira vez no ano, além da presença dupla do safety-car que ajudou a embaralhar as coisas e trazer, ainda que artificialmente, emoção e novas disputas.

O grande nome do dia foi a Pirelli, que certamente vai ter muita dor de cabeça para se explicar pelo vexame do dia de tantos estouros (Hamilton, Massa, Vergne, Perez) e outros pequenos furos não tão dramáticos mais ainda assim perigosos (Hulkenberg, Gutierrez, Alonso, Vettel), lembrando que os italianos queriam trazer pneus novos e mais seguros para cá mas algumas equipes vetaram temendo perder vantagem sobre as rivais. Jean Todt, presidente da FIA marcou uma reunião de emergência com a fabricante nessa semana em Paris.

Vamos agora à tradicional "análise equipe-por-equipe" do GP britânico de 2013:

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MERCEDES: No começo Hamilton parecia ter a corrida nas mãos, mas o pneus furado jogou areia no azeitado plano inicial dos tedescos. Será que se o pneu não furasse ele aguentaria até o fim a pressão de Vettel? De qualquer modo ele se recuperou bem e terminou numa razoável 4ª posição escalando bem no final. Rosberg não teve azar de ficar sem pneus e se foi passado por Vettel na largada a sorte lhe sorriu com a vitória caindo no colo, mas com competência para impedir Webber de alcançá-lo no final. É muito cedo para batermos o martelo, mas a Mercedes parece ter corrigido ao menos em parte aquele problema de degradação de pneus. Será só mérito do teste secreto?

RED BULL:
E a sorte abandonou Vettel, ainda que momentaneamente, e com isso ele não abriu mais um caminhão de vantagem sobre seus rivais ao ficar sem marchas faltando cerca de 10 voltas para o final. Até lá fazia tudo direitinho, sem errar, continuando favorito ao título. Webber largou mal e ainda foi tocado por uma Toro-Rosso, despencando para 15º, mas com um ritmo forte aliado à dois providenciais safety-cars conseguiu escalar bem o pelotão, quase lutando pela vitória, mostrando-se bem competitivo. Na coletiva de imprensa ainda ironizou o abandono de Vettel, se referindo a ele como Michael (Schumacher).

FERRARI: Felipe Massa teve uma largada monumental e ganhou várias posições na primeira volta. Quando Hamilton abandonou sonhar com o pódio se tornou uma meta realista, mas seus pneus também lhe traíram e ele despencou pro fim do pelotão, também fazendo uma bela escalada até o 6º lugar. Alonso parecia não ter grande competitividade após largar mal, mas uma combinação de trocas de pneus na hora certa e safety-cars o colocaram de volta no bolo e com muita garra chegou ao pódio, diminuindo um pouco a distância que o separa de Vettel na pontuação, mas ele sabe que esse bônus de hoje foi circunstancial: a Ferrari como está não vai ganhar o título, eles tem que reagir rápido.

LOTUS: Grosjean não apareceu muito e no fim abandonou. Pelo menos não ferrou a corrida de ninguém Kimi poderia ir para o pódio, mas quando perguntou se não era melhor ir pro box no último safety-car a equipe disse que não, para logo depois perceber a burrada e declara via rádio que agora era tarde demais, resultado: Webber, Alonso e Hamilton calçados em pneus mais novos o passaram nas últimas voltas e ele falou pra todo mundo que foi graças a esse vacilo da equipe.

FORCE-ÍNDIA: Com Di Resta tendo que largar do fundo por trocar o câmbio de última hora, caberia a Sutil pontuar mais graúdamente pelos pontos. Seu carro pareceu ter pique até para lutar por um pódio, mas com os safety-cars e pneus desgastados ele foi sendo ultrapassado. Di Resta não veio longe e também marcou seus pontinhos confirmando a boa fase da equipe.


TORO ROSSO:
Ricciardo mostrou bom ritmo a corrida toda, com seu carro sempre disputando posições com as equipes grandes, mas no finzinho, assim como Sutil na análise acima, acabou superado pelos rivais calçados com pneus mais novos, mas deixou mais uma boa impressão. Vergne não foi tão bem, se envolveu no toque com Webber na primeira volta (ou foi Ricciardo?), foi prejudicado por um estouro de pneu e acabou por abandonar a poucas voltas do final.

SAUBER: Graças ao abandono de Grosjean na última volta os suíços voltaram a pontuar, mas para quem lutava por pódios no ano passado isso não basta para aplacar a decepção com a falta de desempenho do carro atual. Hulkeberg, único na pontuar na equipe esse ano, deve olhar para a Force Índia com lágrimas nos olhos... Gutierrez fez lá sua corridinha discreta, sem brilhos e ainda tendo que trocar o bico danificado num toque com Di Resta, creio.

WILLIAMS: Mais uma corrida longe dos pontos, a oitava dessa temporada que sem dúvida é a pior de todos que a equipe já teve. Foi sintomático receber o release da classificação da equipe ontem e ver que sequer uma vez mencionavam a possibilidade de pontuar, tamanha a pindaíba.

McLAREN: Ainda que não tão mal como a Williams, esse ano tem sido muito ruim para equipe que uma vez mais não pontua. Perez até poderia tentar pontuar, embora não tivesse um bom ritmo, mas teve seu pneu estourado nas últimas voltas enquanto Button, numa mistura de dificuldade para aquecer os pneus e compostos mais velhos, acabou virando alvo fácil nas últimas voltas. Nesse ritmo podem perder o 5º lugar no campeonato para a Toro Rosso logo logo, algo impensável até o ano passado...

CATERHAM e MARUSSIA: Mais do mesmo com os verdinhos na frente e com Pic e Bianchi se sobressaindo largamente sobre seus companheiros.

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Pos  Piloto         Equipe                     Tempo/Dif. 
 1.  Rosberg        Mercedes                   1h32:59.456
 2.  Webber         Red Bull-Renault           +     0.765
 3.  Alonso         Ferrari                    +     7.124
 4.  Raikkonen      Lotus-Renault              +     7.756
 5.  Hamilton       Mercedes                   +    11.257
 6.  Massa          Ferrari                    +    14.573
 7.  Sutil          Force India-Mercedes       +    16.335
 8.  Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari         +    16.500
 9.  Di Resta       Force India-Mercedes       +    17.993
10.  Hulkenberg     Sauber-Ferrari             +    19.700
11.  Maldonado      Williams-Renault           +    21.100
12.  Bottas         Williams-Renault           +    25.000
13.  Button         McLaren-Mercedes           +    25.900
14.  Gutierrez      Sauber-Ferrari             +    26.200
15.  Pic            Caterham-Renault           +    31.600
16.  Bianchi        Marussia-Cosworth          +    36.000
17.  Chilton        Marussia-Cosworth          +  1:07.600
18.  van der Garde  Caterham-Renault           +  1:07.700
19.  Grosjean       Lotus-Renault              +   1 volta

Volta mais rápida: Mark Webber, 1:33.401

Abandonos:

Piloto         Equipe                    Na volta
Perez          McLaren-Mercedes             47
Vettel         Red Bull-Renault             42
Vergne         Toro Rosso-Ferrari           36


Pontuação após a 8ª etapa:                

Pilotos:                      Construtores:                    
 1.  Vettel        132        1.  Red Bull-Renault          219
 2.  Alonso        111        2.  Mercedes                  169
 3.  Raikkonen     100        3.  Ferrari                   168
 4.  Hamilton       87        4.  Lotus-Renault             126
 5.  Webber         87        5.  Force India-Mercedes       59
 6.  Rosberg        82        6.  McLaren-Mercedes           37
 7.  Massa          57        7.  Toro Rosso-Ferrari         24
 8.  Di Resta       36        8.  Sauber-Ferrari              6
 9.  Grosjean       26        9.  Williams-Renault            0
10.  Button         25       10.  Caterham-Renault            0 
11.  Sutil          23       11.  Marussia-Cosworth           0
12.  Vergne         13       
13.  Perez          12       
14.  Ricciardo      11       
15.  Hulkenberg      6