terça-feira, 8 de março de 2011

O tal bico da McLaren

Os que viram o bico da McLaren hoje devem ter se assustado, imaginando mais um pulo do gato da equipe de Hamilton e Button. Não é. Trata-se apenas de uma cobertura mais aerodinâmica para um aparelho que mede a flexão da asa dianteira, expediente já usado no passado recente por equipes como Red Bull  etc.

Uma diferença técnica relevante para o modelo de aparelho usado pela equipe de Vettel e Webber, é que a McLaren ao invés de usar cabos de aço, que só mede a oscilação da asa para baixo, usa hastes rígidas, que acompanham também o trabalho da asa para cima quando ela, por exemplo, "sacode" nas curvas como vemos na foto (última abaixo) da Red Bull.

Outra "corrente" de informações de bastidores informa, entretanto, que embaixo dessa carapaça estaria uma aparelho que empurra as extremidades da asa dianteira para baixo, para que os sensores instalados no carro meçam quanto o comportamento do carro muda com essas alterações aerodinâmicas.

De qualquer modo torna-se claro que a McLaren está testando soluções para uma asa dianteira flexível nos moldes do carro da Red Bull, mas estudando até quanto ela verga nas pontas em velocidades específicas sem entretanto infringir as regras mais rígidas (desculpem o trocadilho) que a FIA implementou nos testes que visavam coibir esse tipo de prática desde a temporada passada.

Esse bico especial só será usado nos testes, e ainda assim não será em todas as voltas.
         

Tempos dos testes - Final do 1º dia

Esses são os tempos finais do 1º de testes em Barcelona. Desconsiderem o tempo de Sergio Perez, da Sauber, pois ele cortou uma chicane e teve seu tempo desconsiderado pela cronometragem:
1  PerezSauber 1m21.176s
2  WebberRed Bull 1m22.544s  +1.368
3  ButtonMcLaren 1m22.910s  +1.734
4  PetrovRenault 1m22.937s  +1.761
5  HeidfeldRenault 1m24.735s  +3.559
6  Di RestaForce India 1m25.039s  +3.863
7  ValsecchiLotus 1m25.406s  +4.230
8  BuemiToro Rosso 1m26.004s  +4.828
9  HulkenbergForce India 1m26.030s  +4.854
10  RaziaLotus 1m26.723s  +5.547
11  D'AmbrosioVirgin 1m32.060s  +10.884

Sauber corre com carro "sem teto"

Em apoio a Fundação "Homeless World Cup", que busca reduzir o número de pessoas sem teto pelo mundo, a equipe Sauber, que corre com o nome da organização atrás de sua asa traseira, resolveu testar por algumas voltas hoje sem parte da cobertura do motor de seu carro pilotado pelo Mexicano Sergio Perez.

O México deverá receber a "copa do mundo dos sem teto" em 2012 e a Telmex, principal patrocinador da equipe tem uma fundação filantrópica que apoia o evento, surgindo daí o vínculo. Veja a imagem do carro correndo "desnudo" pela pista: (Clique na imagem para ampliar)
 

Quem pilota nos testes

Essa é a lista de pilotos divulgada pelas equipes para os 4 últimos dias de testes em Barcelona que começam hoje. Note que algumas equipes (7 delas) iniciarão seus dias na pista na Terça-Feira, encerrando-os na Sexta, ao passo que outras (5) preferiram adiar o início em 1 dia e começarão na quarta, terminando no sábado. Entres essas que começarão mais tarde estão Ferrari e Williams, equipes dos brasileiros Felipe Massa e Rubens Barrichello respectivamente e na última hora McLaren também, que não corre na quinta.

A grande maioria das equipes deve estrear nesses últimos testes antes da estreia no GP da Austrália novos pacotes aerodinâmicos, caso de Ferrari, Williams e McLaren. A Mercedes, entretanto deve vir com um pacote com modificações bastante profundas na tentativa de ganhar competitividade.

Outra novidade para os 5 dias em Barcelona será a estreia do último carro 2011 que falta ser conhecido, o Hispânia F111, a ser pilotado por Narain Karthikyen, único piloto oficializado na equipe até agora. A outra vaga continua sendo disputada por Vitantonio Liuzzi, Christian Klien entre outros, num verdadeiro leilão de quem oferece mais dinheiro por ela, de modo que não se sabe quem vai pilotar o novo carro ao longo dos 4 dias.


Outro piloto brasileiro que deverá marcar presença na manhã de Terça-Feira será o baiano Luiz Razia, piloto de testes da equipe Lotus. O nome de Timo Glock, ainda se recuperando de uma recente cirurgia de remoção do apêndice, pode ser alterado.


Red Bull-Renault


Terça: Mark WEBBER 
Quarta: Sebastian VETTEL
Quinta: Mark WEBBER
Sexta: Sebastian VETTEL

McLaren-Mercedes

 Terça: Jenson BUTTON
Quarta: Lewis HAMILTON
Sexta: Jenson BUTTON
Sábado: Lewis HAMILTON

Ferrari

Quarta: Felipe MASSA
Quinta: Felipe MASSA
Sexta: Fernando ALONSO
Sábado: Fernando ALONSO

Mercedes GP

Quarta: Nico ROSBERG
Quinta: Michael SCHUMACHER
Sexta: Michael SCHUMACHER
Sábado: Nico ROSBERG

Renault GP

Terça: Nick HEIDFELD
Quarta: Vitaly PETROV
Quinta: Vitaly PETROV
Sexta: Nick HEIDFELD

Williams-Cosworth

Quarta: Pastor MALDONADO
Quinta: Pastor MALDONADO
Sexta: Rubens BARRICHELLO
Sábado: Rubens BARRICHELLO

Force India-Mercedes


Terça: Nico HÜLKENBERG e Paul DI RESTA 
Quarta: Paul DI RESTA 
Quinta: Adrian SUTIL
Sexta: Adrian SUTIL e Paul DI RESTA

Sauber-Ferrari

Terça: Sergio PÉREZ
Quarta: Kamui KOBAYASHI
Quinta: Sergio PÉREZ
Sexta: Kamui KOBAYASHI

Toro Rosso-Ferrari

Terça: Sébastien BUEMI
Quarta: Sébastien BUEMI
Quinta: Jaime ALGUERSUARI
Sexta: Jaime ALGUERSUARI

Team Lotus-Renault

Terça: Davide VALSECCHI e Luiz RAZIA (manhã), Jarno TRULLI (tarde) 
Quarta: Jarno TRULLI 
Quinta: Jarno TRULLI (manhã) e Heikki KOVALAINEN (tarde)
Sexta: Heikki KOVALAINEN

Hispania-Cosworth

Quarta: A ser anunciado
Quinta: A ser anunciado
Sexta: A ser anunciado
Sábado: A ser anunciado 

Virgin-Cosworth

Terça: Jérôme D’AMBROSIO
Quarta: Timo GLOCK
Quinta: Timo GLOCK
Sexta: Jérôme D’AMBROSIO