terça-feira, 10 de agosto de 2010

Barrichello Kart Day

Acabo de chegar do Barrichello Kart Day, um congraçamento entre Rubens Barrichello e jornalistas especializados na cobertura da F1.

O evento em si é muito bacana, descontraído, com Barrichello proporcionando aos "pilotos" uma amostra da sensação que ele tem nas pistas da Formula 1.

Esse foi o modo encontrado por Rubens para que todos aprendamos na prática o que é um carro que sai de frente, uma escapada de traseira, o preço de se frear muito dentro de uma curva lenta, que é bom pra ultrapassar na dividida, mas vai atrasar a saída de curva e retomada, Quais as consequências e sensações de se avançar muito em cima das zebras etc, e tudo isso com Barrichello ali na sua frente, ha poucos metros de você, gesticulando em alta velocidade para que você aprenda a fazer a melhor tangência da curva, pontos de frenagem curva a curva.

É realmente uma experiência muito enriquecedora, mesmo para kartistas ocasionais como este que vos bloga.

Outro ponto positivo é poder conviver com colegas de rádio, jornais, sites e televisão, em clima de camaradagem e bom-humor, mas o melhor de tudo é poder conviver com Barrichello por cerca de 5 horas, conversando com franqueza, ouvindo suas palavras diante das mais variadas perguntas e situações, o que torna perceptível como ele é admirado e querido por essas dezenas de profissionais que o acompanham nas corridas, de perto ou a distância.
 

O evento em si foi dividido em 2 baterias com cerca de 18 pilotos em cada. Rubens treinava junto, dando dicas. Depois de 5 minutos, todos alinhavam com base nos tempos obtidos nesse trino inicial para a bandeirada de largada dada por Barrichello, que depois corria pro seu carro para voltar a se divertir entre os pegas na pista e, claro, da dicas de novo. A segunda bateria era mais do mesmo para os demais pilotos que não couberam na primeira, com igual participação de Rubens. Ao final, os 8 melhores classificados das 2 baterias (fui o nono) faziam a corrida final e dessa vez Barrichello só da a largada, assistindo o evento. No fim deu os troféus aos 5 melhores colocados. Os louros da vitória couberam a Rafael Munhoz da revista Racing. Ah, mas convém ressaltar que ele foi kartista profissional.

Enfim, além de um grande piloto, Barrichello comprova uma sensação que muitos de seus fãs já tem: é um grande ser humano, franco, direto, polido, daqueles que fazem você se sentir bem recebido e feliz de conhecer.

Amanhã solto a entrevista que fiz com ele, que não pode ser longa e muitas perguntas foram deixadas de lado devido aos muitos outros colegas que queriam fazer o mesmo. (As perguntas não lidas serão encaminhadas ao assessor de imprensa para que sejam respondidas quando ele puder, se puder).

Pergunte ao Barrichello

Hoje a tarde estarei com Rubens Barrichello. Mandem suas perguntas para o piloto. Selecionarei as melhores e depois publicarei as respostas aqui! Participem!

As perguntas devem ser mandadas até o meio-dia!