quinta-feira, 14 de julho de 2011

FIA testa proteção de avião para F-1

O Instituto FIA testou duas versões de proteção para as cabeças dos pilotos de Formula 1, atualmente vulneráveis pela configuração de cockpit aberto. Tratam-se de medidas para evitar acidentes como os de Ayrton Senna, que 1994 teve seu capacete perfurado por um braço de supensão, e Felipe Massa que em 2009 recebeu o impacto direto de uma parafuso perdido de outro carro e mesmo no caso de carros que quando se tocam sobem um sobre o outro, (Trulli em Mônaco e Schumacher em Abu-Dhabi em 2010, por exemplo).

Os dois modelos usados no teste eram um mais aberto, que foi destruído no teste mas desviou parcialmente a roda com pneu arremessados de sua trajetória inicial e outro totalmente fechado, como visto nos dos aviões de combate, que saiu intacto do teste, sendo mais bem sucedido. Os resultados agora serão debatidos com as equipes de Formula 1 para, com as devidas adaptações e concordância, ser implementado no futuro.

ATUALIZADO: Os pilotos e chefes de equipe rejeitaram a instalção dessa proteção alegando, entre outras coisas, que significaria mais uma dificuldade para os pilotos sairem rapidamente do carro em caso de incêndio ou capotagem. Além disso lembraram que o público, sem proteção alguma, estaria sujeito a ser atingido por objetos desviados pelas cúpulas, sem falar nos probblemas com chuva, sujeira, etc.



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"Programa José Inácio Falou" de 13/07/2011

Nesse programa falamos sobre o GP de Silverstone de F1, recebi Felipe Vaz Guimarães ilustre apresentador do programa "Olé" na mesma AllTV, tivemos dezenas de pessoas lotando nosso chat, entre eles alguns trolls boca-suja, em compensação não fizemos a  câmera da verdade nem a da sensibilidade, mas ainda assim foi um bom programa! Assista, comente e divulgue para seus amigos e inimigos!

Dança das cadeiras na Formula 1

Se por um lado a dança das cadeiras no mercado de pilotos de Formula 1 não parece empolgar, com as principais equipes caminhando para manter seus pilotos por mais uma temporada, por outro as negociações de engenheiros e técnicos está em ebulição.

Como sabemos a Williams contratou Mike Coughlan, ex-Mclaren (ele trabalhou lá até o fim de 2007), Jason Sommerville como novo chefe de aerodinâmica (oriundo da Renault) e Mark Gillian como chefe de operações de engenharia. Além desses nomes outros são cotados para mudarem de endereço.

A revista italiana Autosprint diz que Peter Prodromou, chefe de aerodinâmica da Red Bull e que trabalha sob tutela de Adrian Newey desde os tempos de McLaren, estaria negociando para ingressar na equipe Ross Brawn. Além disso a Ferrari atráves de seu chefe de engenharia Pat Fry (que veio da Mclaren) estaria querendo trazer mais dois engenheiros importantes que ainda trabalham na equipe inglesa: Rupad Darekar, aerodinamicista senior e Loannis Veloudis, especialista em dinâmica computacional de fluidos (CFD).

Some-se a isso o já conhecido rumor sobre a negociação entre Sam Michael, atual diretor técnico da Williams que sairá no fim do ano, e a Force Índia, assunto já mencionado e esmiuçado nesse post aqui no mês passado.