sábado, 19 de março de 2011

O que esperar de Felipe Massa em 2011

Como todos estão carecas de saber, Felipe Massa não teve um bom ano em 2010. A última vitória dele não poderia ser mais simbólica: o longínquo Grande Prêmio do Brasil de 2008, onde por alguns segundos ele chegou a ser o campeão mundial. Foi uma vitória de fibra, de emocionar, de lavar a alma, ainda que sucedida pelo título de Hamilton. Nessa sua 11ª vitória, Massa deixava a sólida mensagem junto ao seu público de um piloto agressivo, combativo e vitorioso.

E lá se vão dois anos e meios dessa última vitória... Desde então Massa pegou o carro ruim da Ferrari em 2009, sofreu o acidente da mola que lhe tirou por quase meia temporada das pistas, se tornou pai e voltou a correr em 2010 com um novo colega no box, o bicampeão Fernando Alonso, que ganha o dobro do seu salário, é conhecido por ser centralizador e devorar seus companheiros de equipe. Mais uma vez parece ter feito jus a essa fama.

Felipe Massa, é bom que se lembre, sofreu mais que Alonso com o problema de aquecimento insuficiente dos pneus dianteiros e com isso não tinha nas mãos um equipamento nas mesmas condições de desempenho do espanhol, mas a "culpa" disso é dele (culpa entre aspas, pois não é erro ou defeito do piloto, apenas uma característica e cada um tem a sua), do seu estilo de pilotagem que não casou tão bem com os pneus mais duros fornecidos pela Bridgestone em seu derradeiro ano na F1 com o modelo F10, com isso Fernando se sobressaiu e culminou com a vergonhosa ordem de equipe para que deixasse o espanhol o ultrapassar no GP da Alemanha. Desde então a motivação do brasileiro parece ter caído na lona.

Mas isso foi em 2010...

Em 2011 os pneus são novos e Massa já declarou que está a vontade com ele e com o carro, então recai 100% em seus ombros a responsabilidade de bater Alonso nas pistas esse ano. Sua missão, em tese, é reconquistar o espaço perdido para Dom Fernando, o novo darling da equipe de Maranello. Para isso deverá contar, ao menos no início do ano, com o mesmo equipamento e tratamento (será mesmo?), cabendo apenas à sua pilotagem e escolhas de estratégias diferenciarem-se para melhor ou para pior.

Vamos ao ponto: Conseguirá Massa eclipsar o espanhol? É possível Felipe não deve ser subestimado, mas não é o mais provável. O que me parece realista esperar de nosso representante na Ferrari é um ano sensivelmente melhor que o de 2010, com algumas vitórias, quem sabe, e o cacife de piloto rápido e combativo restabelecido, sem aquela acachapante diferença de mais de 100 pontos em relação ao companheiro no fim do campeonato. Com essa esperada melhora Massa deverá conseguir carimbar seu passaporte para alguma outra equipe de F1, onde tenha como seu companheiro alguém mais palatável, seja mais valorizado e volte a ser feliz, pois vejo seu ciclo na escuderia italiana se encerrando, desgastado pelo que aconteceu no ano passado e pela aparente dominância de Alonso na política interna da equipe.

Boa sorte Felipe, você merece e precisa.

Leia também: "O que esperar de Rubens Barrichello em 2011"