terça-feira, 13 de julho de 2010

Brasileiro é um mau torcedor


Desde o começo do ano, Felipe Massa não vem atravessando sua melhor temporada, especialmente comparando seu desempenho com o de seu companheiro Fernando Alonso, que apesar de especialmente errático, tem sido constantemente mais rápido que o brasileiro.

Com esse pano de fundo, tem se observado em fóruns de discussões, Orkut, e mesmo conversas com amigos que muitos deixaram de acreditar em Felipe Massa e que ele teria se resignado como segundo piloto da Ferrari. O tom das conversas vai desde a descrença ao deboche grosseiro, mas o que mais me espanta é que essas mesmas pessoas que hoje questionam Massa até o ano passado apostariam suas almas na fé que tinham nele. Pergunto: Em 1 ano Massa desaprendeu a ser aguerrido, rápido e técnico como mostrou-se em 2008 e inicio de 2009? Não.

Não vou aqui aprofundar as razões que levam Felipe estar abaixo das expectativas esse ano, mas sim o lamentável comportamento volúvel da massa torcedora (sem trocadilho) que por tantos anos pegou injustamente no pé de Barrichello e que agora elege Felipe Massa o novo Judas a ser malhado e achincalhado. A maior parte dos torcedores brasileiros parecem só torcer quando é fácil, quando está tudo bem, e assim que as coisas desandam, aquela certeza no talento de seus ídolos se esvai como fumaça, como se um piloto tivesse que estar no auge em 100% de sua carreira e qualquer coisa abaixo disso significasse fracasso, fraqueza e covardia.

Esses brasileiros tinham que olhar mais para seus próprios umbigos. Suas vidas são tão formidáveis assim, que nunca tiveram reveses? Quem hoje debocha de Massa é, em sua maioria, o mesmo espírito de porco que torcia pelo insucesso de Barrichello quando esse corria na Ferrari em condições muito mais adversas que as hoje enfrentadas por Massa.

Ora! Se você acredita em alguém e se diz torcedor dele, que seja coerente e torça integralmente. Não estou dizendo para fechar os olhos para eventuais erros ou maus resultados, mas torcedor de verdade tem que dar apoio sempre, pois sabe que a vida é cíclica e se hoje Massa está mal, ontem estava bem (e para você estava tudo bem) e amanhã  poderá voltar a estar no topo. Se você torce por alguém torça porque acredita nele, esteja ele bem ou não.

Felizmente os verdadeiros torcedores de Massa, Barrichello, Piquet, Senna, etc. são fieis e os pilotos sabem disso. Felizmente também os pilotos tem inteligência suficiente (e que as vezes falta a muitos torcedores) para nortearem suas vidas naquilo que eles acreditam, e não no que a internet propaga (o lado ruim da inclusão social?). Se Barrichello tivesse se baseado no que os "cornetas" falam, sua carreira teria se encerrado na Jordan e ele nunca teria assinado com a Stewart, nem ganhado corridas com a Ferrari. Mas depois disso os ataques a ele pioraram, mas independente disso ele assinou com a Honda e engoliu calado as piadas que tinha que ouvir pelo seu carro ruim e deu novamente a volta por cima em 2009 na Brawn e hoje se encontra bem estabelecido numa equipe que o admira, a ascendente Williams. Tudo porque ele, assim como os chefes de equipes e seus reais torcedores, acredita no seu talento, independente das fases ruins.

Massa está passando por uma fase ruim, está apanhando mais que Alonso de um carro cuja equipe ainda não conseguiu tornar realmente bom, mas ele sabe o que é capaz de fazer e está sereno, até porque já mostrou isso recentemente. Dessa forma o mínimo que um verdadeiro torcedor deve fazer por ele é torcer, mostrar apoio especialmente nessa hora difícil onde ele tem que se adaptar e se reinventar para voltar a ganhar. Entretanto, se for para avacalhar que seja com educação, e depois se cale e não venha dizer que "sempre acreditou nele" quando ele der a volta por cima.

O simulador de suspensão da Renault

Veja nesse interessante vídeo o funcionamento do equipamento que a Renault usa para simular ondulações e trepidações das pistas para projetar e testar novas suspensões e amortecedores para os seus carros em tempos de proibições de testes. Outras equipes também tem esse equipamento.

As novidades em Silverstone - Lotus

A Lotus estreou com relativo sucesso em Silverstone um novo desenho da parte traseira de seus carros. A carenagem que cobre o motor, em sua parte de trás (1), ficou menor e mais esguia, parecida com a da equipe Mercedes. Nota-se também que a equipe passou a adotar os escapamentos superiores (2), como os que a Force-Índia usam atualmente. Além disso, as entradas de ar laterais (3), também conhecidos como os "pontões" agora terminam com um formato mas trabalhado, ligeiramente mais rebaixado e estreito, diminuindo a área de arrasto aerodinâmico e facilitando o fluxo de ar para a traseira do carro. Com todas essas novidades a equipe de Trulli e Kovalainen busca reduzir cada vez mais sua diferença de tempos para as equipes já estabelecidas como a Toro-Rosso, veja:        (Clique na imagem para ampliá-la)