segunda-feira, 4 de março de 2013

Compare todas as traseiras dos F1

Nessas imagens obtidas sob ângulos muito parecidos, temos a ótima oportunidade de compararmos asas traseiras e, sobretudo os assoalhos e difusores dos carros 2013 da Fórmula 1. Os conceitos são muitas vezes parecidos, até porque todos os carros são concebidos sob um regulamento técnico muito restritivo e os princípios da aerodinâmica são os mesmos para todos, mas ainda assim é muito interessante analisar detidamente as sutis diferenças em aletas, curvas, dimensões das sessões verticais e até altura do solo de cada carro.Resistam à tentação de tenar adivinhar pelas imagens qual carro desgasta mais ou menos os pneus, as fotos foram tiradas em momentos e dias diferentes na última sessão de testes.

As maiores diferenças visíveis são asas curvas em ceu centro, alguns com monkey seat (aquela mini-asinha mais alta) no meio da asa de baixo, assoalhos com gurney flaps ou até versões mais elaboradas disso, como mini-asinhas em todo seu contorno final, etc, tudo em busca de equacionar a difícil combinação de aumentar o downforce, a pressão aerodinâmica sem ganhar mais do indesejado arrasto, ou drag.

Como um desafio extra, quero vem quem consegue adivinhar quais são cada um dos 11 carros das imagens, lembrando que os patrocinadores estampados nas asas traseiras lhes ajudarão muito nessa identificação, confira: Clique nas imagens para ampliá-las.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1










 

Numeros do 2º teste de Barcelona

Abaixo estão os números completos da segunda bateria de testes coletivos da Fórmula 1 na pista de Barcelona, Espanha das quais surgem algumas conclusões e perguntas: A Mercedes andou muito e rápido, mas será que as outras, especialmente Red Bull, não estão escondendo um pouco o desempenho? Fernando Alonso diz que esse carro é "200 vezes" melhor que o do ano passado, mas logo em seguida diz que ainda está atrás das rivais.

Essa mensagem "morde e assopra" do espanhol também seria para esconder o real potencial do carro? Pelas declarações de Perez e sobretudo Button, a McLaren parece ainda estar um pouco atrás de suas rivais, lembrando que nunca saberemos quanto combustível cada equipe usava em suas voltas, e que a cada 10 quilos dos 160 possíveis a mais ou a menos de gasolina no carro o tempos variam cerca de 0,4s por volta.

A Lotus diz não ter problemas de confiabilidade, mas foi a equipe que menos andou nesses 4 dias em Barcelona, ficando atrás das nanicas, que andaram bem e até da Williams, cujo carro foi lançado mais tarde e poderia, mais do que eles, enfrentar problemas de resistência pelo noviciado do modelo.

Mais para frente nessa semana publicarei as novidades que as equipes testaram em seus carro e um balanço com os números completos das 3 sessões de testes coletivos (Jerez + Barcelona + Barcelona) que totalizaram 12 dias na pista. Agora vamos aos números da semana passada:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Tempos combinados dos pilotos nos 4 dias:

Pos Piloto                  Equipe          Tempo        Dif.   
 1. Nico Rosberg            Mercedes        1m20.130s
 2. Fernando Alonso         Ferrari         1m20.494s  + 0.364s
 3. Lewis Hamilton          Mercedes        1m20.558s  + 0.428s
 4. Felipe Massa            Ferrari         1m21.266s  + 1.136s
 5. Jenson Button           McLaren         1m21.444s  + 1.314s
 6. Nico Hulkenberg         Sauber          1m21.541s  + 1.411s
 7. Adrian Sutil            Force Índia     1m21.627s  + 1.497s
 8. Kimi Raikkonen          Lotus           1m21.658s  + 1.528s
 9. Paul di Resta           Force Índia     1m21.664s  + 1.534s
10. Pastor Maldonado        Williams        1m22.305s  + 2.175s
11. Valtteri Bottas         Williams        1m22.468s  + 2.338s
12. Sebastian Vettel        Red Bull        1m22.514s  + 2.384s
13. Esteban Gutierrez       Sauber          1m22.553s  + 2.423s
14. Mark Webber             Red Bull        1m22.658s  + 2.528s
15. Sergio Perez            McLaren         1m22.694s  + 2.564s
16. Romain Grosjean         Lotus           1m22.716s  + 2.586s
17. Charles Pic             Caterham        1m23.115s  + 2.985s
18. Jules Bianchi           Marussia        1m23.167s  + 3.037s
19. Jean-Eric Vergne        Toro Rosso      1m23.223s  + 3.093s
20. Davide Valsecchi        Lotus           1m23.448s  + 3.318s
21. Daniel Ricciardo        Toro Rosso      1m23.628s  + 3.498s
22. Max Chilton             Marussia        1m24.103s  + 3.973s
23. Giedo van der Garde     Caterham        1m24.235s  + 4.105s


Quanto cada piloto andou:
Pos. Piloto                  Equipe          Voltas  Kms
 1.  Nico Rosberg            Mercedes         251   1168
 2.  Lewis Hamilton          Mercedes         230   1070
 3.  Fernando Alonso         Ferrari          222   1033
 4.  Felipe Massa            Ferrari          206   958 
 5.  Max Chilton             Marussia         202   940 
 6.  Sergio Perez            McLaren          201   935 
 7.  Charles Pic             Caterham         199   926 
 8.  Nico Hulkenberg         Sauber           197   917 
 9.  Jenson Button           McLaren          194   903 
10.  Esteban Gutierrez       Sauber           191   889 
11.  Romain Grosjean         Lotus            186   865 
12.  Giedo van der Garde     Caterham         174   809 
13.  Jean-Eric Vergne        Toro Rosso       173   805 
14.  Adrian Sutil            Force Índia      171   796 
15.  Paul Di Resta           Force Índia      169   786 
16.  Sebastian Vettel        Red Bull         165   768 
17.  Daniel Ricciardo        Toro Rosso       152   707 
18.  Pastor Maldonado        Williams         151   702 
19.  Mark Webber             Red Bull         149   693 
20.  Valtteri Bottas         Williams         147   684 
21.  Jules Bianchi           Marussia         136   633 
22.  Kimi Raikkonen          Lotus             50   232 
23.  Davide Valsecchi        Lotus             16    74  

 
Quilometragem percorrida:
Pos. Equipe          Voltas        Kms 
 1.  Mercedes         481          2239
 2.  Ferrari          428          1992
 3.  McLaren          395          1838
 4.  Sauber           388          1806
 5.  Caterham         373          1736
 6.  Force Índia      340          1582
 7.  Marussia         338          1573
 8.  Toro Rosso       325          1512
 9.  Red Bull         314          1461
10.  Williams         298          1387
11.  Lotus            252          1173