quinta-feira, 16 de maio de 2013

As consequências da volta da Honda à F1

Então a McLaren anunciou oficialmente aquilo que há meses já se comentava abertamente: Vai repetir a parceria de sucesso com a sua velha companheira dos anos 80 e 90, a fabricante japonesa Honda. Os nipônicos passam a fornecer motores aos ingleses a partir de 2015, ou seja, um ano após o início da vigência do regulamento que instaura os novos motores 1.6L V6 Turbo limitados à 15.000 rpm e com novo Kers com o dobro da potência (160 cavalos) e que poderá ser usado por 15 segundos por volta, pouco mais que o dobro do tempo atual.

O fornecimento da Honda para a McLaren será de graça, pois será sua parceira principal, mas eles já avisaram que não será em regime de exclusividade e querem fornecer para outras equipes com o tratamento sendo igual para todos os seus parceiros.


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Vamos à algumas considerações:

  • Uma provável boa consequência desse anuncio de hoje é que com mais players disputando clientes no grid, poderemos ter uma redução nos preços dos novos motores, grande reclamação das equipes atualmente (estaria em torno da casa do 25 milhões de euros/ano por equipe, hoje custam cerca de 8 milhões), pois eles vão querer manter seus clientes ou ampliar o número deles.

  • Dá a entender que essa nova configuração dos motores está despertando o interesse de fabricantes do mundo, o que pode significar que em breve poderemos ver outras multinacionais se unindo à Honda, Renault, Mercedes e Ferrari (a Cosworth sai de cena no fim desse ano), enriquecendo ainda mais essa disputa.

  • O fato de a Honda entrar só em 2015 não é aleatório: enquanto Renault, Mercedes e Ferrari estão torrando centenas de milhões de dólares para desenvolver um motor totalmente novo, descobrindo do zero alternativas para melhorar desempenho, diminuir o consumo de desgaste e qual caminho seguir, os japoneses provavelmente empregaram e/ou empregarão algumas cabeças desses outros projetos para trabalhar consigo agora que eles já sabem que caminhos tomar, poupando o gasto muitos milhões em alternativas agora já conhecidas.

  • Eles terão 1 ano de dados e resultados dos motores das rivais para analisar e comparar com o seu, que já está sendo testado nos bancos de provas, aumentando as chances de seu projeto nascer forte, lembrando que os novos propulsores também terão o seu desenvolvimento congelado, assim como os atuais, salvo pequenas e pontuais pequenas equalizações que a FIA poderá autorizar excepcionalmente. 

  • Agora de volta à condição de fornecedora de motores, a Honda terá uma grande chance de apagar a imagem ruim deixada pelo fracasso de sua equipe própria entre anos de 2007 e 2008, quando abandonaram a categoria após seus carros terem sido muito mal concebidos e só registrar um pódio em 2008 com Barrichello na confusa e chuvosa etapa de Silverstone.

6 comentários:

Anônimo disse...

Seria viável o retorno do Barrichello à F1 com a Honda ? OBS:Linda foto do Rubens

Anônimo disse...

honda é malandra, certamente estudará os motores da mercedes, contratará alguns mecanicos q certamente trabalharão nos motores da concorrencia. é o fim da relação da mercedes com a mac, depois da vergonha de 2007 q quase arranhou a imagem da mercedes mundialmente numa molecagem do ron denis, Nigel Stepney, Mike Coughlan e Nigel Stepney.

caíque

José Inácio Pilar disse...

Anônimo 1:

Esquece. Barrichello está feliz no Brasil, estará com 42 anos de idade e 3 anos longe da categoria.

Anônimo 2: Essa provável "malandragem" da Honda sempre aconteceu na F1 de tempos em tempos...

Anônimo disse...

O retorno da Honda como fornecedora de motores a McLaren em 2015 pode favorecer a criação de uma ou mais scuderias que não façam número na categoria, conforme acontece atualmente com Caterham e Marussia?

Marcos Paulo disse...

Com essa entrada, o Japão pode voltar a colocar dinheiro na categoria.

Será que pode ajudar o Koba?

Unknown disse...

sera que com a entrada da honda teria chanses do bruno senna sentar em uma mclaren?????