quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bate papo com Di Grassi

Nessa terça-feira Lucas Di Grassi recebeu alguns jornalistas para um franco bate papo sobre sua nova fase profissional, correndo pela Audi de Endurance (num contrato de vários anos) e para falar de seu novo site, o www.lucasdigrassi.com.br , onde ele escreverá sobre seu ano e trará curiosidades sobre o dia-a-dia nas pistas.

Na conversa que tivemos, ele falou sobre a importância do Endurance para os carros de rua, uma vez que está muito avançada no uso de novas tecnologias para substituir os motores movidos apenas à combustíveis tradicionais e também sobre o desafio de popularizar essa vertente de automobilismo no Brasil, ainda muito fidelizado à monopostos quando se fala em automobilismo de elite.

Sobre seu novo carro de 2013 (o de 2014 já está sendo trabalhado por uma equipe paralela da equipe), o Audi R18 E-Tron, ele disse que tem uma condução muito mais confortável que um Fórmula 1, até porque o piloto tem que passar mais tempo correndo nele e é a Audi que realmente faz o carro inteiro: chassis, motor, câmbio, KERS, tudo com orçamento e pessoal comparáveis à de uma equipe média de F1, como a Sauber, por exemplo.

Aliás, sobre ser titular na Fórmula 1 (como piloto de testes ele conversa com 3 equipes) e outras categorias, ele diz que só um convite muito bom da categoria principal poderia mudar novamente seu rumo e ainda assim só se a Audi, com quem está sob contrato, aprovasse. Ele teve convite concreto de correr na DTM por uma marca rival (BMW ou Mercedes), mas preferiu o Endurance.

Sobre sua permanência como piloto de testes da Pirelli, ele ainda não sabe como ficará sua situação, já que os italianos só testarão esse ano se fecharem contrato para continuar fornecendo pneus para a F1 pelos próximos anos, e mesmo que isso ocorra, há a dificuldade de testar os pneus para os carros de 2014 já que não existe nenhum modelo disponível para a Pirelli simular o novo regulamento...

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2013, enfim, será um ano de aprendizado para Di Grassi, já que ele terá que se acostumar mais com as reações mais lentas nas curvas de baixa velocidade (o carro é mais pesado) e ainda não tem experiência em corridas de longa duração e especialmente em períodos noturnos, onde a pouca visibilidade do carro será outro fator a se acostumar, mas tenho certeza que será um grande e ótimo passo em sua carreira. Ah, já marquei com Lucas uma entrevista ao vivo no nosso "Programa José Inácio Falou" em Fevereiro, assim que ele voltar dos testes em Abu Dhabi.

Depois de tudo disputamos uma corrida de Kart onde eu ia muito bem até ser miseravelmente acertado por um outro competidor, tirando-me da disputa pelas posições graúdas e obrigando-me a uma heróica corrida de recuperação, onde recuperei com muita galhardia 4 das 8 posições perdidas, graças à minha exuberante forma física e rutilante técnica de pilotagem!

6 comentários:

Anônimo disse...

OK, e por que não fala sua posição final na corrida Inácio ? hahahahaha


Lucas Di Grassi no programa, vai ser incrível !

@macario_joao disse...

Acho que o Inácio teve uma sensação estranha kkkkkkkkk, deve ter rodado soziho!!!

José Inácio Pilar disse...

Não rodei sozinho não senhor. Fui realmente acertado e com bastante força por outro piloto quando freava (carro Nº 37, lembro bem)...

Anônimo disse...

E sua posição final Inácio ? já estou curioso

Anônimo disse...

José Inácio Pilar,
vc já pensou se pilotasse bem, não seria jornalista.
Para a minha sorte, hoje, eu leio suas notícias.
Abraços,
de um Piloto

José Inácio Pilar disse...

Pois fique sabendo que sou um raro caso de pessoa que escreve bem e pilota ainda melhor, apesar das injustiças que sofro nas pistas!