segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A troca Toto Wolff



Toto Wolff, acionista da equipe Williams e até ontem um de seus principais dirigentes, anunciou sua saída da equipe para se tornar no substituto de Norbert Haug como diretor executivo da Mercedes, com quem já tinha vínculos, uma vez que é sócio da empresa que prepara os carros da marca da estrela na DTM.

A perda de Wolff e Adam Parr tão recentemente certamente não ajuda muito a Williams, que felizmente continuará contando com a chefia de Alex Burns e Frank Williams e possivelmente terá que pensar em novos nomes logo mais e suscita algumas perguntas e poucas respostas:

Com Toto provavelmente comprando ações da Mercedes no futuro próximo, como eticamente fica sua participação na rival Williams? Será que ele venderá suas ações na Williams? Creio que sim e quem sabe para o próprio Frank.

Toto Wollf foi um dos principais, senão o principal responsável por substituir Bruno Senna por Valteri Bottas (de quem é empresário) na equipe inglesa, gerando inclusive conflitos internos - que mostrei AQUI. Pois logo depois que o faz, simplesmente vai embora? Lembro que Bottas chegou levando menos dinheiro que Bruno para o necessitado caixa da Williams, algo que certamente também não ajuda a equipe que ele agora da adeusinho.

Com Toto sabendo tanto do novo carro da Williams de 2013, não deveria a equipe exigir um período sabático antes dele poder assumir uma função tão importante junto à coordenação de uma marca rival? Se ele já negociava com a Mercedes uma troca - não creio que a conversa começou nesse sábado -  não deveria ter se afastado das decisões e dos segredos da equipe inglesa para dar lisura à sua transição?

Toto é muito inteligente e viu na então combalida Williams uma oportunidade de ingressar na F1 e agora que a Mercedes lhe estende a mão, percebeu a valiosa oportunidade de se associar à uma marca ainda mais importante no cenário mundial e aproveitou na hora.

Essa mudança de Wolff faz todo o sentido, está certíssimo sob seu ponto de vista dos negócios: eram oportunidades boas que foram aproveitadas com ótimo timing. Claro que a Williams já devia saber de alguma coisa há algum tempo, mas ainda assim, do jeito que a coisa está pintada nas declarações oficiais de parte a parte, fiquei com a sensação de que a Williams pode ter feito o papel de esposa abandonada pelo marido que só descobre tudo quando volta do trabalho e encontra o armário vazio com um bilhetinho pregado.

7 comentários:

Zé Henrique disse...

Inácio, há umas duas semanas a Susie Wolff postou no twitter que ela, seu marido e outras pessoas, dentre elas o Robert Kubica, estavam brincando com carros na neve.

De repente, no final da semana passada, aparece a notícia de que o Kubica testaria no DTM, com Mercedes.

É certo que Wolff já estava acertado com a Mercedes há algum tempo. Agora aposto no Kubica correndo pela marca no DTM. E o Bruno, se não fechar com alguma equipe da F1, talvez tenha que ceder o seu Mercedes de DTM pra algum protegido do Toto nos primeiros treinos livres na Alemanha também!!!

José Inácio Pilar disse...

Kubica não vai correr de DTM esse ano.

Ele já tem contrato assinado no Rally (que ama de paixão) e várias datas dessas corridas batem com as da DTM. Quem sabe no futuro...

Anônimo disse...

Inácio, e o Bottas, vai continuar na equipe mesmo assim ?

José Inácio Pilar disse...

Sim, contrato assinado.

Joe Satriani disse...

Apesar do dinheiro, esse Wolff foi um câncer pra Williams. Foi tarde.

Anônimo disse...

Frank Williams TEM que aprender a tomar cuidado com os "lobos"...

Em 1976, se associou a Walter WOLF e acabou dispensado da própria equipe!...

Atualmente, Toto WOLFF 'abagunçou' um pouco o time do Tio Frank, fez pressão para que seu protegido - Bottas - andasse nas 6as-feiras, nos treinos livres, empurrou o sujeito para a titularidade na equipe em 2013 e cai fora...

Tá faltando cabeça - HEAD - na equipe Williams?


um abraço,
Renato Breder

Unknown disse...

Gostei do comentario do Renato acima.....
Jose Inacio, será q num pinta uma parceria de motores alemães com a Williams para 2014 quando muda as regras???