domingo, 25 de novembro de 2012

GP Brasil - Resultados, pontuação final e análise!

Abaixo estão os resultados finais do emocionante 41º GP Brasil de F1 que viu Button ganhar e Vettel levar o merecido título. Arrisco a dizer que essa foi a melhor corrida do ano - e olha que esse ano teve MUITA corrida boa!

Vamos agora à minha tradicional "análise equipe-por-equipe" da corridaça que encerrou o campeonato:

Massa deixa Alonso passar, mas Webber e Hulk passam junto
McLAREN: Depois de largar na primeira fila, viram com toda a confusão da corrida tudo mudar ao longo do GP. Numa disputa direta entre Button e Hamilton, o segundo se deu melhor no computo geral das trocas de posições, herdou a liderança num vacilo de Hulkenberg e depois recebeu uma traulitada do mesmo Hulk quando este deu uma espalhadinha no asfalto úmido no S do Senna, saindo da corrida. Daí em diante Button administrou e não errou até o final.

FERRARI: Alonso fez tudo que podia, até passar reto duas vezes na curva por tentar andar mais rápido do que o carro e chegou, com a preciosa ajuda de Massa, no segundo lugar, chegando a "ter o título nas mãos" quando Vettel se estrepava ao longo da corrida, mas no fim o alemão fez sua parte e fez sua vantagem de pontos ajudá-lo contra o o espanhol. Massa deu passagem a Alonso na segunda volta e assim acabou perdendo lugar pra Webber e Kobayashi. Depois a Ferrari errou no momento de trocar seus pneus e ele caiu para 11º, se recuperando na raça e chegando em terceiro, não sem antes deixar seu companheiro passá-lo novamente. No pódio Felipe chorou o fim de uma no ruim mas que terminou num viés de alta, que espera (e nós também) confirmar em 2013.

Senna acerta o rodado Vettel
RED BULL: Outro que rodou mais que peão da casa própria foi Webber. no fim com todas as confusões e reagrupamentos do safety-car conseguiu salvar um bastante razoável 4º lugar no fim da corrida, mas perdeu o 5º lugar no campeonato de pilotos para Button. Vettel se deu mal na primeira volta e foi acertado/acertou Bruno Senna num lance de corrida, sem culpas. recuperou-se e já estava em posição de levar o título quando o chove-para de Interlagos aliado a problemas no rádio o levaram a subsequentes pit-stops que o derrubaram no grid. no fim, veio escalando de novo e sagrou-se merecidamente o mais jovem tricampeão da história da F1 e com ajuda da sorte, pois pela foto ao lado esta claro que seu carro sair inteiro foi um milagre!

FORCE ÍNDIA: Hulkenberg mostrou que a combinação de pista úmida, Interlagos e ele são realmente um sucesso. Ok, rodou ao tocar a escorregadia linha branca na "esse" depois do laranjinha, mas liderou e passou as McLaren com autoridade até então. Depois tentou retomar o lugar de Hamilton mas escorregou e bateu em um lance de corrida e foi injustamente punido, mas isso não diminuiu sua grande corrida. Di Resta teve bons momentos, fez boas ultrapassagens, mas rodou além da conta e ainda bate na penúltima volta, aprofundando a impressão que se perdeu um pouco no segundo semestre do ano quando foi suplantado por Hulk em classificações e chegadas.

Schumacher agradece o público

MERCEDES: Com tantas variáveis (vou parar de falar delas, afinal isso vale para todos os pilotos) Schumacher conseguiu escalar 7 posições em relação a onde largou, superando um pneus furado e chegar na mesma posição onde largou nas sua primeira corrida da carreira: 7º, pontuando após um certo desagradável hiato. Rosberg, outro que teve pneu furado, não se deu tão bem nas maluquices climáticas e ficou atrás até de Caterhams e Marussia.

SAUBER: Com Perez fora na primeira volta, coube ao tenaz japonês correr pelos pontos da equipe na inglória missão de tentar bater a Mercedes no campeonato de construtores. precisaria chegar em 3º e os alemães não pontuar. Claro que não deu, mas além de sua escapadinha de pista aqui e ali, ele foi muito competitivo e aguerrido nas disputas, seja com Vettel, seja com Alonso, seja com quem for. E está na rua...

TORO ROSSO: Como em quase todas as corridas do ano, a equipe não protagonizou nada, ficou la no bolo, esperando vacilos alheios e aproveitando-se da velocidade que seus pilotos conseguiam imprimir em condições singulares. Dessa vez quem se deu melhor foi Vergne. Daniel Ricciardo não fez nada errado, mas no arranjo final das variáveis não chegou nos pontos.

Vettel quase roda ao sair de um pit-stop
LOTUS: Kimi fez de tudo: passou reto na curva do lago para não bater, passeou por zonas desativas do autódromo, rodou, voltou e no fim pontuou, pela 19ª vez no ano e sendo o único a terminar todas as corridas do campeonato numa corrida que a Lotus não fez nada de mais. Grosjean também teve sua cota de azares e no fim rodou e terminou o ano fazendo o que se tornou sua marca: bateu! Nesse caso na curva do mergulho ao "pisar" na traiçoeira linha branca.

CATERHAM: Para a glória da equipe verde, Petrov chegou em 11º, passando assim a Marussia no campeonato de construtores e garantindo mais 10 milhões de dólares na conta da equipe. Petrov, uma vez mais superou Kovalainen e mostrou que tem lá seu valor como piloto e deixou o virtualmente desempregado finlandês numa posição ainda mais incomoda.

Bernie Ecclestone comemora com o tricampeão de 25 anos
MARUSSIA: Eles tinham grande confiança em manter a 10ª posição no campeonato de construtores e Glock fazia bem esse papel quando foi acertado por Vergne e desabou no grid ao ter que trocar seu pneu. Pic ainda vendeu caro a posição para o rival russo, mas no fim foi suplantado e os suados milhões se foram.

HRT: Mais do mesmo: figuração, com uma ou outra disputa ocasional com as rivais de fundão quando a corrida embolava no Safety-car. Pode ter sido a última corrida da
equipe...

WILLIAMS: Senna largou bem e já estava na zona de pontos mas não completou uma volta, pois acertou/foi acertado por Vettel numa embolada disputa na curva do lago - lance de corrida. Maldonado vinha melhor ainda e quando já era oitavo na segunda volta rodou sozinho e danificou seu carro na  barreira de pneus, lonje das caêmras de TV que nada mostraram. Corrida para esquecer...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Pos. Piloto        Equipe                     Diferença  
 1.  Button        McLaren-Mercedes           1h45:22.656
 2.  Alonso        Ferrari                    +     2.754
 3.  Massa         Ferrari                    +     3.615
 4.  Webber        Red Bull-Renault           +     4.936
 5.  Hulkenberg    Force India-Mercedes       +     5.708
 6.  Vettel        Red Bull-Renault           +     9.453
 7.  Schumacher    Mercedes                   +    11.900
 8.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari         +    28.600
 9.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +    31.200
10.  Raikkonen     Lotus-Renault              +   1 volta
11.  Petrov        Caterham-Renault           +   1 volta
12.  Pic           Marussia-Cosworth          +   1 volta
13.  Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari         +   1 volta
14.  Kovalainen    Caterham-Renault           +   1 volta
15.  Rosberg       Mercedes                   +   1 volta
16.  Glock         Marussia-Cosworth          +  2 voltas
17.  De la Rosa    HRT-Cosworth               +  2 voltas
18.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +  2 voltas
19.  Di Resta      Force India-Mercedes       +  3 Voltas

Volta mais rápida: Hamilton, 1:18.069

Abandonos:

Piloto        Equipe                    Na volta
Hamilton      McLaren-Mercedes             55
Grosjean      Lotus-Renault                6
Maldonado     Williams-Renault             2
Senna         Williams-Renault             1
Perez         Sauber-Ferrari               1


Classificação final do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2012:                

Pilotos:                    Construtores:                     
 1.  Vettel       281        1.  Red Bull-Renault          460
 2.  Alonso       278        2.  Ferrari                   400
 3.  Raikkonen    207        3.  McLaren-Mercedes          378
 4.  Hamilton     190        4.  Lotus-Renault             303
 5.  Button       188        5.  Mercedes                  142
 6.  Webber       179        6.  Sauber-Ferrari            126
 7.  Massa        122        7.  Force India-Mercedes      109
 8.  Grosjean      96        8.  Williams-Renault           76
 9.  Rosberg       93        9.  Toro Rosso-Ferrari         26
10.  Perez         66       10.  Caterham                    0  
11.  Hulkenberg    63       11.  Marussia                    0
12.  Kobayashi     60       12.  HRT                         0
13.  Schumacher    49       
14.  Di Resta      46       
15.  Maldonado     45       
16.  Senna         31       
17.  Vergne        16       
18.  Ricciardo     10  

9 comentários:

Bill Mask disse...

Sensacional! Muito 10!

Parabéns a sua cobertura no Twitter.

Massinha mandou muito bem! Quero ver sua análise dele.

E para de viajar do Rubens nas anãs, isso não acontecerá.

Neto disse...

Inácio, a Ferrari demonstrou extrema falta de consideração com o Massa. Alonso era para ter devolvido a segunda posição quando da saída do último safety car, já que não existiam mais chances de título para o espanhol. Pederam uma grande oportunidade de prestar uma homenagem ao brasileiro, mesmo porque o segundo lugar era dele por direito. No mais, a penalização de Hulk foi teratológica. Também me chamou atenção a celeridade com que foi imposta. Sequer apareceu aquela costumeira mensagem de investigação do incidente. As últimas 3 corridas mostraram que Vettel, de fato, é um multicampeão legítimo. Se Alonso tivesse tido o desempenho de Massa no segundo semestre teria sido campeão. Abs

V. Mello disse...

Neto, muito bem colocado seu comentário. A corrida foi tão emocionante que nem atentei para esse detalhe! Realmente a Ferrari e Alonso perderam uma ótima oportunidade de se redimirem.

Claudio Serra disse...

Excelente cobertura Inacio.
Olhando para a tabela de classificação dos construtores, vemos que as equipes precisam repensar se colocam pilotos de verdade ou pagam contas. Se o Raikkonen tivesse um parceiro de verdade a Lotus teria ficado com o 3 lugar. A Mercedes com todo o poderio financeiro precisa rever sua estrutura, já que nao conseguiu nem 50% dos pontos da Lotus. Sauber e Force india. Se não radicalizarem continuaram no mesmo lugar em 2013. A Williams. Totalmente sem noção. Essa só pagou contas em 2012. A toro rosso, mas parece um caixa 2 da Red-bull. As nanicas continuam nanicas.

Marcos Paulo disse...

Faltou a Sauber Inácio. )

Geraldo disse...

Você esqueceu a análise da Williams e da Sauber. Alguma novidade quanto aos possíveis contratos para 2013 do Bruno Senna e do Luiz Razia.

José Inácio Pilar disse...

Eu to ficando gagá! Já atualizei com Sauber e Williams!

Abs

Joe Satriani disse...

Eu nao queria o Vettel tri campeão, mas ele mereceu. As duas ultimas corridas ele foi buscar lá do fundao do grid. Carro superior? Sim, muito superior, mas o carro não anda sozinho.

Ontem na primeira volta quando ele se enroscou com o Senna pensei que o Alonso tinha tirado a sorte grande, mas ele teve cabeça fria pra desvirar o carro e ir buscar. (e sorte do estrago nao ter tirado ele da corrida)

Alonso é mais piloto? É, mas o Vettel mereceu.

Esperamos que a Ferrari faça um carro bom ano que vem pro Alonso poder mostrar isso. E pro Massa também.

E sinceramente? Hamilton fez a maior cagada da vida e a McLaren fez uma cagada também ao pegar o Perez ao inves do Hulkenberg, mas...

Quem viver verá.

Hugo disse...

Ainda acho um absurdo... um Peréz ir para uma McLaren e o Koba ir para rua e Hulk para Sauber...

Carla Perez ta na cara de ser um novo kovalaine. piloto de time pequeno!