quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Equipes de F1 se defendem com palavrões

Após o GP de Abu Dhabi aconteceu algo inusitado e de certa forma constrangedor. Na entrevista que acontece ainda no pódio e que nessa corrida foi comandada por David Coulthard, Kimi Raikkonen reclamou num de seus comentários que a imprensa só dava "merda" por ele não sorrir o suficiente nas suas últimas vitórias.

Sebastian Vettel, na mesma ocasião, quando sua vez de responder a Coulthard e depois na coletiva de imprensa disse que a batida no bloco de isopor no meio da reta para desviar de Ricciardo "fodeu" sua asa dianteira.

O problemas é essas entrevistas eram ao vivo, não havia como editar e cortar o palavrão. Depois Vettel veio a público pedir desculpas caso o uso de linguagem inadequada tivesse ofendido alguém.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Mas o mais interessante é que, segundo o jornal inglês The Guardian, o uso de palavrões e obscenidades é frequente pelas equipes e pilotos nas mensagens de rádio, exatamente para esconder informações importantes das rivais.

Como a TV de Bernie Ecclestone tem livre acesso às mensagens trocadas entre equipes e pilotos durante as corridas e leva algumas delas ao ar durante a transmissão, essa foi a maneira encontrada pelas equipes para evitar que elas sejam mostradas no ar, impedindo por meio da conhecida censura moral, que suas rivais fiquem sabendo de partes impostantes das estratégias de corrida ou detalhes de mudança de alguns ajustes nos carros, por exemplo.

9 comentários:

Eduardo disse...

Tá loco! O rádio é aberto pra todo mundo, pra TV e pra qualquer equipe!!!

José Inácio Pilar disse...

Eduardo,

Antes de chamar alguém de "louco", se informe melhor: Quem gera as imagens de TV é a empresa do Bernie e quem escolhe as mensagens que vão ao ar é ela...

Antonio disse...

Mas será que não existe essa possibilidade não Inácio? De outras equipes captarem o audio dos rádios?

Hugo disse...

Não sabia disso Inácio... muito interessante seu post!

Antônio,

O sinal dos rádios devem ser codificados!

Joe Satriani disse...

Se o Rob Smedley tivesse falado em 2010 "Ok so, Fernando is faster than you. Can you confirm you understood that fuckin message, you little sumbitch?" nunca saberiamos. auhauhauhauhauha


O Inacio ta certo Eduardo, as equipes estao falando palavrão pra escapar de ir ao ar durante a corrida.

José Inácio Pilar disse...

Ninguém disse que as outras equipes não tem como espionar (afinal é rádio), mas se puderem dificultar e fazer com que eles não saibam segredos pela TV, o farão!

Lembre-se que no ano passado já houve a suspeita de uma equipe espionar o rádio da outra e deu confusão, então isso não é algo corriqueiro.

Abs

soɔɹɐɯ disse...

Além do que, a comunicação entre equipe e piloto que vai ao ar tem 1 min. de delay. Ou seja, com os palavrões só vai ao ar o que a equipe quer.

Joe Satriani disse...

Ué, não seria só o caso de uma equipe descobrir a frequencia da outra? Existe algum regulação no equipamento de rádio que usam e tal? E será que nao há espiões que informam isso pra outras equipes?

João Marcos Coelho disse...

huahuahuahua! Fico imaginando como deve ser uma mensagem dessas.

"Aí seu filho da p...! Como é que tá esse c... desse carro aí?"

huahuahuahuahua