quarta-feira, 28 de novembro de 2012

E agora, Bruno Senna?

A sintonia da nova dupla já era evidente meses atrás
Então, conforme já havia circulado durante o GP Brasil, a Williams realmente confirmou nessa 4ª feira a contratação do finlandês Valteri Bottas no lugar do Brasileiro Bruno Senna. Varias perguntas me foram feitas no Twitter sobre dessa informação: Bruno decepcionou? Bruno nunca teve as mesmas chances de Maldonado, tendo que emprestar o carro quase toda sexta pra Bottas? A equipe fez uma boa troca?

A primeira coisa que fica clara é que esse troca-troca de pilotos todos os anos (Hulkenberg, Maldonado, Senna, Bottas) não é positivo para equipe nenhuma e indica que a Williams não está tendo a calma necessária para fazer apostas de longo prazo bancando as apostas anteriores até ter certeza de sua viabilidade e muitas vezes priorizando dinheiro à talento - embora se diga que Bottas levaria menos patrocínios que Bruno.

A Williams, assim como quando dispensou Barrichello, também ficou dividida com a dispensa de Senna, pois há uma turma interna que queria a permanência do brasileiro para que ele mostrasse, já mais experiente e sem ter que emprestar o carro nas sextas-feiras, um melhor desempenho ano que vem, mas Toto Wolff, sócio da equipe e agente de Bottas bateu o pé e, mostrando os bons tempos do finlandês nos treinos de sexta, se convenceu que era uma melhor aposta a longo prazo (algo que como disse, ele nem sempre esperaram pra ver).

O piloto brasileiro se viu muito prejudicado na busca pelo acerto do carro nos fins de semana com essa necessidade de emprestar o carro à Bottas quase todos os primeiros treinos. Isso pesa sim no fim de semana. Mas, além disso, ficou no ar que ele ficou devendo em relação a Maldonado mesmo descontado isso: O venezuelano se classificou quase sempre à frente dele e passou ao Q3 muito mais vezes que Bruno e por mais batidas, rodadas que tenha aprontado, quem ganhou uma corrida e fez uma pole position foi Pastor.

Se a Williams fez bom negócio ou não, só tempo dirá, mas a escolha de ter mais um novato sempre tem suas implicações negativas para o time, pois inicialmente apenas Pastor vai dar contribuições mais significativas para a evolução e acertos do FW35, ao passo que Valteri, mesmo que aprenda rápido, ainda estará um passo atrás, descobrindo o caminho das pedras, como Hulkenberg no começo de 2010, e quando comparado à equipes com dois pilotos mais rodados, pode tornar lenta a evolução da equipe como um todo.

Ao meu ver, portanto, a equipe errou ao dispensar Senna, como errou quando fez o mesmo com Barrichello e com Hulkenberg, pois tenho certeza que sem ceder seu lugar nos treinos de sexta-feira e já mais experiente, Bruno teria um 2013 bem melhor. É um conceito simples: com pilotos melhores e mais rodados, a equipe alcançaria melhores resultados, pontuaria mais, chegaria mais à frente no campeonato de construtores, ganharia mais dinheiro da F1 e se tornaria mais atrativa à grandes patrocinadores, escapando da necessidade de pilotos pagantes. Mas eles optaram pela visão de curto prazo, por melhor que Bottas venha a ser.

Mas a decisão está tomada e agora resta lidar com os fatos não com os "e se" da vida.  Quais as alternativas reais para Bruno Senna? Segundo falei com gente próxima a ele, Force Índia e Caterham não alternativas reais e a Lotus, que ainda não confirmou Grosjean, não é uma possibilidade real, pois a petroleira francesa Total o quer (e banca) por lá, mas se houver condições, adorariam conversar. Mas vamos falar das alternativas concretas: Na Force Índia, por ser uma equipe competitiva, a vaga custa mais caro e a competição é maior, com Sutil, Bianchi, Razia e Alguersuari. Sutil tem a simpatia de Vijay Mallya pelos já comprovados bons serviços prestados e teria algum apoio financeiro dos computadores Lenovo. Bianchi tem o apoio da Ferrari e como a Force Índia poderá trocar os motores Mercedes pelos italianos em 2014, as coisas poderia já ir se adiantando, mas a inexperiência do piloto pesa, já que a equipe quer alguém com bagagem suficiente para pontuar e desenvolver o carro desde o começo, não um "aprendiz" em fase de desenvolvimento. Razia foi bem visto nos testes que fez por lá meses atrás, conta com bons patrocínios (não tão ricos como a imprensa alemã circulou) e é vice-campeão da GP2, mas assim como Bianchi, estrearia na F1 e essa inexperiência poderia pesar negativamente. Por fim Alguersuari, que desde o começo do ano "ameaça" fechar com alguma boa equipe e nunca fecha, ficando muito só no gogó, mas tem lá seu prestígio e algum dinheiro, mas nada de extraordinário que o bote na liderança.

Quanto ao Senna, teria cerca de 10 milhões de dólares em patrocínios para essa vaga e 2 anos e meio de experiência, além do potencial de marketing do sobrenome Senna, que não é desprezível. Além disso, se olharmos 2012, ele frequentou mais a zona de pontuação do que seu veloz companheiro e isso tem sim, seu peso também.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Já na Caterham, apesar de ser uma equipe menor e com menos chances competitivas, a briga também é dura, pois também conta com gente boa no páreo (além de Senna, tem Razia, Van der Garde, Petrov, Kovalainen...), mas certamente o valor para correr lá que Senna e seus apoiadores estariam dispostos a levar seria menor, já que a exposição das marcas e retorno publicitário também o seriam, lá no fim do grid - a equipe teria que topar esse valor menor e o piloto poderia correr o risco de ver alguém com mais dinheiro cobrir a oferta.

Além disso, Grosjean ainda não foi confirmado na Lotus, então embora seja mais difícil (e mais caro) correr lá, vai que uma grata surpresa aparece de última hora.

A favor, de Bruno nessas duas equipes, além dos mesmo fatores que coloquei nos parágrafos anteriores, teria a marca de motores Renault, que tem interesse (não é confirmado) em ver o sobrenome Senna continuar atrelado à sua marca.

Vamos aguardar e ver como isso vai terminar, mas aquilo que disse na minha coluna de semana passada continua valendo: tem muita gente (boa) que vai ficar a pé...


12 comentários:

Anônimo disse...

Caraca, me mostre aí um treino espetacular do Bottas. Essa foi a desculpa da Williams. Não pode ser colocado como verdade por você, José.

Unknown disse...

é uma pena, pois o Senna estava em um clara evolução

Anônimo disse...

Muito ruim esse Bruno Senna...

Batalha de Grid: Maldonado 15×5 Bruno(no relógio ficou 18×2 para Maldonado, Bruno só bateu o companheiro na pista em duas classificações, Bahrain e Canadá), nas outras três MON/ITA/BRA, dependeu de punições de Pastor pra largar a frente. Batalha pelo “Q3": Maldonado 13×1 Bruno(o venezuelano se classificou entre os seis primeiros em 7 oportunidades). Vitórias: Maldonado 1×0 Bruno, Poles: Maldonado 1×0 Bruno, Pódios: Maldonado 1×0 Bruno. Colocação final no Mundial:
15º)Maldonado,45 pontos. 16º)Bruno,31 pontos.


Dos times que se equivalem no meio do pelotão(Sauber,Williams e F.India), Perez se destacou durante o ano conquistando; 2º,3º,6º,2º. Kobayashi fez; 6º,5º,4º,3º,6º(um absurdo japa ficar fora da F-1). Di Resta fez; 7º,6º,7º,7º,4º. Hülkenberg fez; 5º,4º,7º,6º,5º. Maldonado fez história com pole e vitória em um time mediano, conquistou ainda um 5º lugar, em classificações sempre surpeeendeu. Também se destacou em várias provas, o problema foi controlar a ansiedade(mas teve uma melhora desde Monza). Pastor merece pelo menos o beneficio da dúvida, velocidade ele tem de sobra, em classificação às vezes até assusta!

1ºlugar-ESP
3ºlugar-EUR
5ºlugar-ALE
3ºlugar-BEL(com punição caiu para 6º)
2ºlugar-CIN
3ºlugar-ABU
6ºlugar-BRA(com punição caiu para 16º)

Já Bruno Senna(no geral) é o que tem os piores resultados, em classificação chega ser bizarro! O máximo que Bruno fez em corridas foi: 6º,7º,7º(não levei em conta de 8º a 10º porque isso já é obrigação entre Sauber, Williams e F.India). Até pra superar os pilotos da Toro-Rosso o sobrinho sofreu em classificações e provas.

Meteram tanto o pau no Maldonado, mas Bruno-chicane-ambulante se enroscou várias vezes em 2012:

AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1),ALE(1),ITA(2X),CIN(1),JPN(1),ABU(2),BRA(1) muita coisa! Fora as pixotadas em treinos-livres e classificações. Em Cingapura foi um show de besteirol, Bruno chegou a bater no mesmo lugar por três vezes, na corrida tocou no muro, dessa vez de pneu.

O tio deve esta se revirando no túmulo, estamos falando de uma campeonato mundial, o piloto já tem que chegar preparado(no link abaixo alguns exemplos). Não tem esse papo de "eterno ano de aprendizagem", ou culpa eterna do Bottas. E ainda tem gente que torce para Bruno correr na F.india, com esse bom carro da Williams tomou surra de Maldonado, imagina ao lado de Di Resta que é superior ao venezuelano.

http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_di_Resta

http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_H%C3%BClkenberg

http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas

Pachecada metem o pau em piloto "pagante", mas sorte do sobrinho que existe isso no mundial, senão ele nem estaria na F-1. O problema não é ser piloto pagante. Fangio foi bancado pelo governo argentino, da mesma forma que Maldonado foi bancado por Hugo Chavez, a diferença fica mesmo no talento. Quem mostra serviço(Perez),logo pula para um time de ponta e afasta a sina de pagante. Quem não tem talento diferenciado fica na F-1 até a grana acabar, simples...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna

E não adianta fazer dramas, vindo de um país que se lixa para o esporte a motor(perte de investimento), Felipe Massa e Bruno Senna estão de bom tamanho. Se conformem, Brasil apenas participa do mundial da F-1. Palmas para a Alemanha que investiu em seus pilotos de base(monoposto), o resultado esta aí na pista com Vettel, Rosberg e Hulkenberg...fora o Sutil que pode voltar pela F.india.

Dono da Force India admite que pode promover retorno de Sutil
http://espn.estadao.com.br/noticia/289965_dono-da-force-india-admite-que-pode-promover-retorno-de-sutil

A vida do Oliver disse...

Jose Inacio e amigos,

A minha crenca neste momento é de que o Senna possa ir pra Force india ou talvez (e muito talvez) na Lotus.
O problema de muitos como o anonimo que fez comparacoes idiotas ate demais, é que eles nao entendem nada de formula 1. Vamos lá! O maldonado e o Grosjean fizeram campeonatos horríveis pois mostraram que sao pilotos rapidos mas sem controle emocional. Eles bateram nos outros etc.. Ai, muitos falam: mas o maldonado ganhou (meu Deus, é igual a vitória do Rosberg, so serve para fazer numero e ver q aquela coisa foi a mais estranha desde que o Olivier Panis ganhou em monaco).

Por outro lado, as pessoas criticam o bruno senna ate pelas batidas em treino livre... pelo amor de Deus, entrem no youtube e coloquem Senna accident ou Prost accident que vcs verao batidas iguais ou piores.

Outro ponto... é horrível o público brasileiro. querem comparar o garoto com o tio sendo que o maior prejudicado no mundo pela morte do Senna tio foi o Senna sobrinho pois o Ayrton ja fazia lobby pro Bruno desde que ele era crianca. O Bruno nao é igual o ayrton e nunca vai ser. Talvez (se for numa mclaren, red bull) ganhe corridas e um titulo como Damon Hill e Jacques Villeneuve mas nunca será o ayrton.. as historias de vida sao completamente opostas.. o ayrton nunca carregou um fardo de ser sobrinho de alguem e muito menos, carregou o fardo de perder o tio e o pai no mesmo ano e ser proibido de correr na epoca em que se formam grandes pilotos.

Outro ponto... muitos criticam o Galvao mas no arena, o massa e ele fizeram um critica a CBA pela falta de ajuda aos pilotos. A Stock Car so eh grande pelas marcas e pela Sportv/Globo, Truck é marcas e Band e o resto é um Deus nos acuda. Imagina na Formula 1, eles nao ajudam, nao preparam e nada para que os pilotos crescam bem.

A minha revolta é geral... Adoro o Bruno. Em um ponto ou outro, o sangue Senna é visto, no talento ele segura qualquer vettel, button como fez com aquela caroca de Williams e é uma pena que ele e o Koba estejam perdendo espaco para o Bosttas e outros pagantes de menor categoria.

Abracos e desculpa a acentuacao mas o meu pc é mexicano.

A vida do Oliver disse...

Desculpe-me mas vi essa merda agora.

anonimo disse:
"Quem mostra serviço(Perez),logo pula para um time de ponta e afasta a sina de pagante. Quem não tem talento diferenciado fica na F-1 até a grana acabar, simples."

Quando a pessoa nao estuda um minimo de administracao ou estudou em faculdade pequena, a gnt percebe logo..

a entrada do Perez na Mclaren deve-se ao fato de
1) o Hamilton foi pra Mercedes
2) o Perez é instavel e pode se tornar um kovalainen 2.
3) Se o Hamilton nao gostar da Mercedes, ele volta correndo pra Mclaren e o Perez tomará um chute no seu devido lugar.

Esses tres pontos sao evidentes se vc verificar os comentarios dos diretores da Mclaren, a frustrante segunda parte de temporadada do Perez.

Anônimo disse...

Brunno Senna deveria e sair da F1, pois já teve tempo pra mostrar algo na Lotus, Williams e Hispania e não fez nada (dos pilotos titulare no grid esse ano somente ele, Karthikeyan, Pic, Di Resta e Hulkenberg que nunca na carreira chegaram no pódio), sendo que o Hulk foi boicotado no ultimo GP e poderia ter ganho. A Force India deveria trazer o Razia, pois este sim pode ser um grande piloto na F1 no futuro (e o unico que pode tirar essa vaga la e o Sutil). A Caterham se o Kovalainen for dispensado, o Petrov que vai liderar a equipe. A Marussia tem uma vaga e erá disputada por quem tiver mais grana, Van de Garde ou Chilton (o pai dele comprou 49% da equipe). A Hispania já ta fora. Então Bruno Senna, vai pra Indy ou pra Nascar ano que vem (e convida o Massa pra ir em 2014), pq Felipe Nasr e Luiz Razia são os nomes da F1 no futuro.

José Inácio Pilar disse...

Anônimo,

Eu não disse que que Bottas fez "treinos espetaculares", disse "bons treinos" e não acho que isso isoladamente tenha sido o fator decisvo, apenas mostra que lento ele não é.

Dafa.galo@hotmail.com disse...

Jose Inacio, gostaria de um posicionamento seu sobre este fato, por favor assista o video primeiro:

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2012/11/28/imprensa-espanhola-reclama-de-ultrapassagem-ilegal-de-vettel-e-pede-titulo-para-alonso.htm

Esse video mostra claramente que a ultrapassagem foi irregular, principalmente pelos leds no volante

Geraldo disse...

O problema da F1 é que está faltando carros e equipes suficientes para todos. A FIA precisa urgentemente pensar numa saída para essa caso: ou permite que as equipes comprem os carros de outras equipes ou permite que as equipes tenham 3 carros (na minha opinião seria a melhor opção).

Anônimo disse...

Já vai tarde!! a unica coisa que esse bruno mostrou é q só esta la por conta do sobrenome, e se não tivesse o "Senna" depois do "Bruno" nunca teria chegado na F1 e ninguem nem saberia qm é!

Anônimo disse...

A verdade?

Barrichello teria ido MUITO melhor nesse FW34...

Anônimo disse...

Esse anônimo é um franco atirador.

Imagino que esse cara nunca guiou sequer um carro com mais de 150 cavalos de potência e fica falando besteira.
Bruno Senna é sim bom piloto!
O carro da Willians é mediano!
Esse ano foi um ano de bons resultados para Brunno, o que mostra que não foi nenhum desastre.

Boa sorte Bruno, porque as coisas vão se acertar...