quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Balanço de temporada - 1ª parte

RED BULL: A equipe teve o melhor carro do grid, mas não em todas as corridas. Por vezes era a McLaren que tinha o melhor equipamento, mas no segundo semestre do ano Adrian Newey conseguiu evoluir seu RB8 com o bico mole, escapamentos e asas redesenhadas e o carro passou a sobrar em quase todos os circuitos (sobretudo os projetados por Tilke), ainda que tenha sofrido com problemas de confiabilidade maiores que a Ferrari, a melhor nesse campo. Com a estabilidade das regras, a base do carro de 2013 será o carro dessa temporada, que já é muito bom e possibilita que já se atentem a um maior refino das coisas cujos conceitos já estão estabelecidos e compreendidos - Posição no Campeonato de Construtores: 1º

Sebastian Vettel: O piloto praticamente não errou esse ano, apagando imagens dúbias que havia deixado em 2010 e, já em menor intensidade, em 2011. Quando não tinha o melhor carro não se deixava abater e tratava de pontuar e tão logo seu carro ficou em ponto de bala, retomou o caminho do topo. Tem tudo para começar 2013 muito bem emocionalmente, do alto de seu merecido tricampeonato- Posição no Campeonato de Pilotos: 1º

Mark Webber: No inicio do ano deu a entender que poderia repetir a canseira que deu em Vettel vista em 2010, mas essa promessa não se cumpriu e embora não tenha sofrido como em 2011, ficou devendo no geral, errando mais, por exemplo, do que o companheiro menos experiente, ainda que descontemos os contratempos mecânicos que lhe atingiram mais que ao alemão. Vai para aquela que deve ser sua última temporada na equipe e um bom desempenho pode lhe abrir portas em alguma boa equipe média, quem sabe. Posição no Campeonato de Pilotos: 6º

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

FERRARI: Começou a temporada com um carro muito inferior aos de seus rivais diretos. Aliás, começou atrás até das equipes médias e, apesar do túnel de vento descalibrado que dava informações erradas de sobre as peças projetadas acarretando resultados insatisfatórios nas pistas, os italianos conseguiram tornar o carro mais competitivo, melhorando o desgaste crônico de pneus (usaram o túnel de vento da Toyota, na Alemanha) a ponto de conseguir vitórias ocasionais, quando a concorrência vacilava e - sobretudo - pontuar sempre que possível, mérito da extrema confiabilidade do F2012. Como se dedicaram muito a tentar levar o título desse ano, devem estar mais atrasados do que gostariam nos toques finais do carro de 2013 que deverá ser completamente novo já que o carro desse ano não é exatamente um foguete que apenas precisa de pequenas melhorias. Posição no Campeonato de Construtores: 2º

Fernando Alonso: Para mim, o melhor piloto do grid nessa temporada, tirou tudo do carro quando podia, sabendo extrair a máxima motivação de sua equipe e dele próprio, cometendo poucos erros - que aconteceram, já que quase sempre tinha que tirar no braço mais do que o carro tinha para dar e com sua visão de longo prazo e velocidade pontuou muito para o carro que dispunha. O sabor amargo da derrota deve motivá-lo ainda mais para tentar, finalmente ganhar seu terceiro título após seis anos de jejum. Posição no Campeonato de Pilotos: 2º

Felipe Massa: Começou muito mal o ano, deixando a desejar em classificações e em corridas, chegando a até mesmo se questionar se ele servia mesmo para isso e tendo que lidar com críticas pesadas da imprensa brasileira e até mesmo ofensas dos colegas italianos, que pediam sua cabeça. Após as férias de meio de ano o que se viu foi uma vertiginosa recuperação, com Felipe pontuando muito e por vezes até eclipsando o desempenho de Alonso nas classificações e corridas, quando teve até que abrir espaço para o espanhol, já que era mais rápido. Se começar 2013 com o espírito e desempenho desse último semestre, terá uma temporada das melhores e aí vai a pergunta prematura: se ele começar na frente, a Ferrari vai apoiá-lo como fez com Alonso? Posição no Campeonato de Pilotos: 7º


Amanhã, McLAREN e LOTUS

7 comentários:

Unknown disse...

Boas Inácio!

Parabéns por ser óbvio e imparcial nos comentários, já em relação a sua pergunta (que já não quer calar), sobre a postura da Ferrari no ano que vem. Seguindo a postura da equipe e do Alonso desde a sua contratação mantenho minha opinião desde então, O Massa deveria ter saído "correndo" de lá já no ano passado, claro que se tivesse recebido alguma proposta consistente melhor ainda, infelizmente a contratação do Perez "azedou" uma possível mudança para Maclaren, eu vejo que em 2013 ele deve pilotar para ele mesmo e visar uma opção competitiva e posteriormente voltar a pensar em campeonato.

Valeu!!!

José Inácio Pilar disse...

Obrigado pelo "óbvio"...

Joe Satriani disse...

É "óbvio" que o Alonso continuara sendo mais rapido que o Massa ano que vem independente do carro que a Ferrari fizer e o Felipe continuará a ter que abrir as pernas no fim do ano se o Alonso estiver na briga pelo título.

José Inácio Pilar disse...

Mas será que Massa aceitaria isso de boa como esse ano, se ele estiver competitivo em 2013?

Unknown disse...

Boas Inácio!

Usei o "obvio" porque desde a entrada do Alonso na equipe e após tudo o que aconteceu, mesmo assim existem pessoas que insistiram em contrariar o "obvio" e "pichar" o Massa, ou seja ficou claro que a equipe priorizou um piloto desde o início. Refiro-me a algumas pessoas que transitam profissionalmente na mídia especializada.

Unknown disse...

Inácio,


Como relatei na minha modesta opinião, claro que é muito fácil para qualquer um opinar sobre o destino alheio, mas no que diz respeito a ambição de ganhar títulos se é que ainda exista,lá por tudo que já fizeram pode esquecer! Agora ele precisa sim pilotar para ele mesmo e mostrar-se competitivo para uma equipe de ponta "obviamente" rsrsrsrs...

Valeu!!

anderson disse...

disse

concordo com quase tudo, só no melhor carro que não, pra mim a Mc foi o melhor carro da temporada