terça-feira, 2 de julho de 2013

Ferrari sob pressão

A Ferrari começou o ano dando a entender que teriam tudo para disputar de igual para igual com Red Bull o título desse ano. O ano começou e os italianos pareciam ter um carro realmente melhor que o de 2012, com Alonso e Massa alimentando desejos de vitórias e títulos, como era de se esperar numa equipe desse porte.

O tempo foi passando, as etapas se acumulando e pouco a pouco a Red Bull, sobretudo a pilotada por Sebastian Vettel, passou a ser superior e ter o comportamento mais regular entre as equipes principais, mesmo contando com a recente e reação dos prateados.

A situação da Ferrari hoje parece incômoda, passando a disputar a classificação com os carros da Force Índia e Lotus quando deveria estar batendo rodas com o carro das latinhas de energéticos e mais recentemente Mercedes. Largar em 10º na Inglaterra ascendeu uma luz vermelha na equipe, que notadamente não conseguiu até agora fazer seu carro ter um bom ritmo de classificação, ainda que na corrida as coisas melhorem um pouco mais. O problema é que largando mais atrás perde-se mais tempo e desgasta-se mais os pneus atrás dos outros carros para tentar ultrapassá-los, enquanto os ponteiros podem abrir distância, mais difícil de ser tirada depois.

Os italianos não estão dormindo em serviço: estrearam nos escapamentos, asas e bicos nas últimas etapas, mas a competitividade esperada não veio, fazendo crer que as mudanças ou eram pequenas demais ante à concomitante evolução das rivais, ou simplesmente não funcionaram.

Fernando Alonso já se mostrou preocupado com o desempenho ruim do seu carro, que deveria render bem em pistas com curvas de alta como a inglesa e cobrou por mais melhoras para continuar na luta pelo título, pois ele sabe que os 21 pontos que o separam de Vettel após o GP da Inglaterra foram obra de pura sorte, pois sem o abandono do alemão o abismo, na realidade, teria se ampliando para perto da casa do 50 pontos.

Caberá ao GP da Alemanha já nessa semana mostrar se o desempenho abaixo do esperado em Silverstone foi apenas uma nota isolada fora do tom ou se a orquestra chefiada Stefano Domenicali e Pat Fry terão que correr atrás de um prejuízo maior e provar que tem poder de reação. 

6 comentários:

Tô de Boas disse...

Estou começando a achar que o motor da Ferrari é Fraco!

Diogo disse...

Porque eles ainda insistem em Manter Felipe Massa ??

sepuTura disse...

Não acredito que a culpa em si seja da Ferrari, a Red Bull de Vettel sempre foi e sempre será competitiva, quando Vettel nao resolve Newey resolve por ele, o grande problema sao os prateados q vem chegando com tudo, mostraram em Silverstone que estão dominando os pneus, logicamente graças ao testgate... basta observar q em corrida a Ferrari continua competitiva, o problema continuar a ser Vettel e agora mais dois prateados... sendo assim nao sobra nem podium pro Alonso mais, ele nem iria se nao fosse os estouros da Pirelli.

Anônimo disse...

O problema é que do outro lado tem um gênio na aerodinâmica.

Luís disse...

O povo fala tanto em RBR ser a melhor equipe, mas onde esta Webber no campeonato? que fica disputando posições com Grojean, Peres e Button nas corridas? Tudo bem, fez uma corrida muito boa em Silverstone e na Malásia mas e no resto da temporada? Alonso, Hamilton e Raikonen estão dando um banho no Webber...O cara simplesmente nunca conseguiu ser nem vice no campeonato!

Será que o mago da aerodinâmica é tão mitológico assim?

O que seria da reputação do grande Adrian Newey se nesses últimos 3 anos a equipe tivesse 2 Mark Webbers como pilotos? Será que a RBR seria considerada uma grande equipe? ou seria apenas uma equipe boazinha estilo Lotus?

Eu acho que o "tempero" vencedor da RBR se chama Sebastian Vettel e não Newey..Lembrando que Webber em toda a sua carreira na F1 nunca tinha sido superado por um companheiro de equipe, então não é um piloto tão medíocre assim...

Anônimo disse...

Tudo bem que o massa nao ta la essas coisas, mas ele fez uma ótima corrida, caiu pra último e voltou para sexto... acho que por isso que mantém... so falta consistência